
O Governo da Bahia, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), lançou o Projeto Parceiros da Mata, uma ação estratégica voltada para a melhoria das condições de vida das comunidades rurais da Mata Atlântica. Com um investimento superior a R$ 800 milhões (US$ 150 milhões), o projeto impactará 352 mil pessoas em 77 municípios localizados nos territórios do Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas.
O objetivo central do projeto é promover o desenvolvimento sustentável dessas regiões, com foco na inclusão social e na preservação ambiental. As ações incluem o acesso a serviços essenciais como água potável e saneamento básico, além de capacitação para a produção agroecológica e apoio a práticas que incentivem a sustentabilidade ambiental.
O Projeto Parceiros da Mata busca, ainda, garantir oportunidades para populações historicamente marginalizadas, como jovens, mulheres, povos indígenas e comunidades tradicionais. A iniciativa visa fortalecer a produção local, ao mesmo tempo em que propicia o crescimento econômico e social das áreas contempladas.