Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) bloquearam a BA-250, ao meio-dia desta quarta-feira (29), em protesto contra a reintegração de posse realizada na tarde de ontem (28) por oficiais de Justiça e policiais militares em fazendas próximas ao local do bloqueio, na localidade de Lavapés, em Maracás, no Vale do Jiquiriçá.
O bloqueio gerou um longo congestionamento na estrada, onde os manifestantes montaram barricadas com pedaços de madeira que foram queimados na pista. Guarnições da 93ª Companhia Independente da Polícia Militar de Maracás e da Polícia Rodoviária Estadual /CIPRV/Itabuna foram acionadas.
O líder do movimento, Abraão Brito, afirmou ao Blog do Marcos Frahm que está aguardando uma sinalização do Governo do Estado e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para um diálogo sobre o caso. Segundo Brito, as famílias despejadas na reintegração de posse não têm para onde ir e estão acampadas às margens da estrada desde a noite de ontem, mesmo com a chuva. A empresa FERBASA despejou quatro áreas do movimento nos municípios de Maracás e Planaltino.
A Polícia Rodoviária informou que, após conversas com os manifestantes, a estrada poderia ser liberada no início da noite de hoje (29), mas o grupo promete interditar a via novamente na manhã de quinta-feira (30).