O estudante Domingos José dos Santos, 33 anos, não esconde a felicidade e orgulho após a conquista da vaga no curso de direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Valença.
Ele, que é deficiente visual e morador do povoado Jacutinga, em Elísio Medrado, resumiu a conquista em uma palavra. “Esta minha aprovação significa uma única palavra: liberdade. Estou muito feliz em conquistar este espaço na sociedade e, através da minha futura profissão, pretendo dar minha contribuição para que a Educação Especial seja mais inclusiva na prática”, disse.
A coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Marlene Cardoso, ressalta a importância dos estudantes da Educação Especial ingressarem no ensino superior. “Para além do cumprimento de uma lei, cumprimos um dever de atender aos estudantes, corroborando com a ideia de todos serem bem-vindos aos espaços comuns a todo e qualquer cidadão com direito de ir e vir, independentemente de ser pessoa com deficiência ou não. Ter um estudante com acesso ao ensino superior acentua o olhar de igualdade, respeitando cultura e identidade”, destacou.