A saída de Lucas Esteves do Vitória foi confirmada pelo presidente do clube, Fábio Mota, em entrevista ao BNews. O lateral-esquerdo, que já estava afastado dos treinamentos da equipe, não estará disponível para o clássico Ba-Vi deste sábado (1º), e deve viajar neste fim de semana para Porto Alegre, onde assinará contrato com o Grêmio.
Apesar do acerto com o clube gaúcho, a polêmica envolvendo sua transferência ainda não chegou ao fim. O jogador entrou com uma ação no Conselho Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) para obter a liberação do seu contrato com o Vitória. O processo seguirá em tramitação, sem um prazo definido para a decisão.
A disputa começou quando o Grêmio pagou a multa rescisória do atleta, avaliada em 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,9 milhões). No entanto, o Vitória devolveu o valor e alegou ter acionado uma cláusula contratual que lhe permitiria recusar a venda, desde que pagasse 100 mil dólares (aproximadamente R$ 600 mil) ao jogador.
Com a situação resolvida nos bastidores, ao menos por enquanto, Lucas Esteves se despede do Vitória e segue sua carreira longe de Salvador, vestindo a camisa do Grêmio.