Um grupo de 28 deputados estaduais estará na praça do pedágio de Simões Filho, a partir das 9h de terça-feira (21), protestando contra a qualidade dos serviços prestados pela concessionária ViaBahia, que administra, além da BR-324, a BR-116 (Rio-Bahia), as mais importantes rodovias do estado.
O movimento convocará motoristas e passageiros para a reunião dos parlamentares, na semana seguinte, dia 28, às 9h, com o presidente da concessionária José Pedro G. Bartolomeu. Na ocasião, eles cobrarão providências contra a situação de penúria das duas rodovias e o cumprimento dos investimentos previstos no contrato de concessão.
O movimento, organizado pelas comissões de Infraestrutura, Agricultura e Defesa do Consumidor, conta também com o apoio de outros deputados inconformados com o descaso da concessionária para com os usuários.
Na ação, os parlamentares distribuirão panfletos e conversarão com motoristas e transeuntes sobre os problemas da BR-324 e também da BR-116, evitando retardar o fluxo do tráfego – de forma totalmente pacífica –, preservando o direito de ir e vir de todos, mas enfatizando a necessidade da participação popular na reunião da Comissão de Infraestrutura do dia 28.
Os deputados estaduais, através das três comissões, cobram providências imediatas, nas duas estradas, em favor da melhoria na malha asfáltica; a melhoria na sinalização (há trechos sem qualquer sinalização horizontal ou vertical); realização de manutenção efetiva das vias (sequer a capina da vegetação é constante); o fim das filas nas praças de pedágio; e o cumprimento de itens do contrato relegados ao esquecimento, a exemplo da construção de passarelas, viadutos e de defensas nas pistas.