O Mutirão de Cirurgias Eletivas da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizará, em três meses, cerca de mil procedimentos, no Hospital Gonçalves Martins, em Nazaré. A assinatura da adesão ao mutirão foi feita nesta quarta-feira (30), pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia de Nazaré, instituição mantenedora da unidade, Luís Henrique Prazeres.
Está prevista, a partir da próxima segunda-feira (4), a realização de cirurgias pediátricas e adultas, a exemplo de postectomia (circuncisão), histerectomia (remoção do útero), miomectomia (remoção de mioma), laqueadura, vasectomia, colecistectomia (retirada da vesícula) e cirurgia de hérnia.
A expectativa é que sejam realizados em toda a Bahia 79 mil procedimentos nos próximos 90 dias, zerando a fila de cirurgias eletivas represadas ao longo da pandemia.
A Secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, explica que “terão acesso aos procedimentos as pessoas que já possuem o diagnóstico e indicação de cirurgia e que também estejam cadastradas, pelo município, no Sistema Lista Única. Ainda é possível ser encaminhado através das Feiras de Saúde realizadas em diversas localidades”, esclarece a titular da pasta.