
Um estudo recente publicado na revista Nature revelou que um novo tipo de coronavírus encontrado em morcegos de Hong Kong, na China, pode ter a mesma capacidade de se espalhar em humanos que a Sars-CoV-2, causadora da pandemia da covid-19.
O vírus, denominado HKU5-CoV-2, foi encontrado em um laboratório durante testes em Hong Kong e pertence à família do Merbecovirus, um subgênero de vírus do gênero Betacoronavirus que também está relacionado com o Sars-CoV-2.
De acordo com os cientistas, o HKU5-CoV-2 tem uma melhor adaptação ao receptor ACE2 humano do que outros coronavírus conhecidos, o que sugere um alto risco de transmissão para humanos.
Os pesquisadores destacaram que a capacidade do vírus de infectar células humanas foi confirmada e que há necessidade de uma investigação maior sobre o comportamento do vírus.
O estudo alerta para o risco da doença possivelmente se espalhar entre os animais e humanos, e os cientistas enfatizam a importância de uma vigilância contínua para detectar e prevenir a transmissão do vírus.