Reprodução/Redes sociais
O entregador Bruno Rodrigues Ventura dos Santos, de 29 anos, faleceu nesta segunda-feira (9), após 18 dias internado em estado grave, vítima de um erro em procedimento de hemodiálise na clínica Nice Diálise, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
O caso ocorreu no dia 20 de agosto, quando Bruno, que fazia tratamento contra doença renal crônica desde 2023, recebeu ácido peracético — substância utilizada na limpeza das máquinas — diretamente na corrente sanguínea. O laudo médico aponta que a exposição ao produto provocou hemorragia cerebral, edema e insuficiência respiratória aguda.
Logo após o acidente, o paciente foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado inconsciente ao Pronto-Socorro Central Doutor Armando Gomes de Sá Couto. Ele permaneceu entubado na UTI, em coma induzido, até o óbito.
Segundo familiares, o diretor técnico da clínica reconheceu a falha, explicando que resíduos do produto permaneceram no equipamento utilizado no atendimento. O caso, registrado inicialmente como lesão corporal culposa, deve ser reclassificado para homicídio culposo.
A morte de Bruno levou a Prefeitura de São Gonçalo a divulgar nota de pesar. Já a Secretaria Estadual de Saúde determinou a transferência de pacientes para outras unidades e cobrou da clínica um plano de melhorias e treinamento da equipe.
De acordo com o boletim de ocorrência, o certificado de regularidade da unidade estava vencido desde junho deste ano. No entanto, a Vigilância Sanitária afirmou que, na última inspeção, as licenças estavam em dia. O Cremerj também confirmou que o diretor técnico da clínica tem registro ativo e instaurou sindicância para investigar o episódio.
