
Pela primeira vez desde o início da série histórica, os brasileiros que se identificam com o PT e com Jair Bolsonaro aparecem empatados, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18). O levantamento mostrou que 35% dos entrevistados se alinham ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto outros 35% se declaram apoiadores do ex-presidente Bolsonaro.
O empate é inédito desde dezembro de 2022, quando o instituto passou a medir esse tipo de identificação política. Desde a última pesquisa, em abril, os petistas caíram quatro pontos percentuais, enquanto os bolsonaristas avançaram na mesma proporção. Outros 20% disseram ser neutros e 7% não se identificam com nenhum dos lados. Já 2% não souberam responder.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 135 cidades do país, nos dias 10 e 11 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais. A metodologia classificou como bolsonaristas quem optou por notas “um” ou “dois” em uma escala de cinco, enquanto “quatro” e “cinco” indicaram alinhamento com o PT. A nota “três” identificou os neutros.