PF realiza operação contra esquema de venda de dados do INSS em Cruz das Almas

IMG_3689.jpeg

Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (20), a operação Truth, que mira uma associação criminosa suspeita de comercializar dados sigilosos de beneficiários da Previdência Social. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, onde estariam pessoas ligadas à criação e veiculação de sites usados no esquema.

As investigações, iniciadas há cerca de 10 meses, apontaram que o grupo negociava informações pessoais e cadastros de segurados do INSS pela internet. Conforme a PF, os principais alvos eram advogados, que teriam usado os dados de benefícios negados para recorrer judicialmente, além de empresas de empréstimos consignados interessadas em oferecer crédito a aposentados e pensionistas.

A polícia também informou que os suspeitos criaram páginas e vídeos online com orientações sobre falsificação de documentos para possíveis fraudes contra a Previdência Social. Durante as buscas, foram apreendidos documentos e dispositivos eletrônicos que devem ajudar na identificação de outros envolvidos e na origem das informações vazadas.

O crime de divulgação de dados sigilosos da administração pública prevê pena de até quatro anos de detenção. A operação Truth segue em andamento, e novas etapas podem ocorrer conforme os resultados das investigações.

Mais lidas

Todos os direitos reservados
www.i75.com.br
scroll to top