
Uma operação conjunta das polícias Militar e Civil da Bahia apreendeu, na tarde de quinta-feira (5), fogos de artifício do tipo “espadas” e materiais usados na fabricação desses artefatos, em Cruz das Almas. A ação ocorreu por volta das 16h30 no Loteamento Tabela e teve apoio do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) Cruzeiro.
A ação começou após a guarnição da viatura 2716 solicitar reforço à equipe de motopatrulhamento durante rondas na cidade. No endereço alvo do mandado de busca, os agentes encontraram dúzias de espadas prontas para uso e materiais usados em sua produção.
O responsável foi conduzido à 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde o caso será investigado. A polícia ainda não divulgou se o suspeito permanece preso.
A fabricação e o uso de espadas são proibidos por lei na Bahia, devido ao alto risco de acidentes. Em anos anteriores, a cidade de Cruz das Almas foi alvo de operações semelhantes, com apreensões que somaram toneladas de materiais inflamáveis. A prática, apesar de ilegal, ainda é comum na região durante o período junino.
A Polícia Militar reforça que segue atuando para coibir a produção e circulação desses artefatos.