Um acumulado de 117,4 milímetros de volume de chuva nos últimos três dias deixou a prefeitura de Amargosa em alerta. Foi montada uma ronda especial, formada por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Obras e Planejamento da Cidade (SEMOP) e da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEMAS), que está percorrendo a cidade e a zona rural para identificar áreas ou situações de perigo.
A previsão meteorológica emitida pela CODESAL é de que Amargosa tenha chuva até o próximo domingo (28), com uma variação entre 10 e 40 milímetros por dia.
A SEMOP está com as equipes de infraestrutura, limpeza urbana, superintendência de Paisagismo e Guarda Civil circulando pelo município e identificando pontos de alagamento, locais de possíveis desabamentos, árvores que podem cair e realizando limpeza das ruas e bueiros. Até o momento, duas árvores foram encontradas caídas e outras cinco terão que ser removidas porque representam perigo de desabamento.
Junto aos engenheiros da SEMOP, as equipes da SEMAS – setor de Habitação e dos CRAS – visitam residências para avaliar o nível de comprometimento das estruturas. Se for identificado algum dano que coloque em risco a vida das pessoas, a família será retirada do local e encaminhada para uma pousada, como ação emergencial, para depois ir para um imóvel pago pelo aluguel social. Ainda não há registro de desabrigados.
A prefeitura disponibilizou dois números de emergência. São eles: 153- Guarda Civil e (75) 3634- 3977 (WhatsApp).