Um decreto municipal, publicado na segunda-feira (13), regulamentou o funcionamento do Carnaval 2023 em Amargosa. O documento traz orientações desde o horário limite para uso de som automotivo “paredão” até o que pode ser comercializado no Circuito da Festa (Praça do Bosque).
Todos os blocos terão que encerrar seus desfiles na Praça do Bosque, seguindo o roteiro, dia e horário informados à prefeitura previamente. No local, haverá uma estrutura de banheiros químicos e também de barraqueiros e ambulantes para a comercialização de alimentos e bebidas.
Segundo o decreto, está proibida a venda e condução de bebidas em qualquer embalagem de vidro, especialmente copos e garrafas, no “Circuito da Festa”. As bebidas deverão ser servidas, preferencialmente, em lata de alumínio ou copos de plásticos.
De acordo com a prefeitura, aqueles que desrespeitarem o decreto terão os recipientes de vidro recolhidos e serão multados em R$ 500 por infração cometida. No caso de reincidência, a multa será novamente aplicada, sendo acrescida em 20% do valor original. Os recipientes de vidro (garrafas e copos) recolhidos só serão devolvidos após o fim do Carnaval, mediante apresentação do comprovante de pagamento da multa aplicada.
Os blocos carnavalescos que optarem pela utilização de aparelhagem sonora de ‘minitrio elétrico’ deverão comparecer à Diretoria de Eventos e Cerimonial – DIEC, até às 15h do dia 15 de fevereiro de 2023, para regularizar a inscrição do veículo, bem como obter a respectiva licença para circulação no período do Carnaval.
Quando o som automotivo não estiver sendo usado para o desfile de um bloco, ele só será permitido das 13h às 23h, estritamente na Praça do Bosque, de 18 a 21 de fevereiro.
A segurança da festa será feita pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e a Coordenação Municipal de Trânsito que definiram um esquema de policiamento que garantirá um Carnaval seguro em todo o circuito dos blocos. A Praça do Bosque será monitorada por drones e serão montadas barreiras no INSS e na Quadra do Bosque, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, modificando o trânsito na região. Vale ressaltar que o 153, telefone de contato com a Guarda Civil, estará funcionando normalmente.
Em caso de urgência e emergência no Circuito da Folia, o Corpo de Bombeiros estará com uma unidade no Bosque prestando os primeiros socorros e, caso haja a necessidade, conduzirão o folião ao Hospital Municipal.
O Conselho Tutelar atenderá às denúncias de violação dos direitos da criança e do adolescente que chegarem pelo (75) 8103-9805.
Lembrando que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão distribuindo preservativos e ministrando diversos tipos de vacina, inclusive contra a covid-19, até o dia 17 de fevereiro. As unidades só serão reabertas no dia 22 de fevereiro, a partir das 14h.