A cidade de Itatim, conhecida como a “Capital Baiana da Escalada”, será mostrada para todo o estado, no próximo sábado (15), no programa ‘Expedição Bahia’, produzido pela equipe de esportes da TV Bahia, afiliada da Globo.
Nesta quarta temporada, o repórter Sérgio Pinheiro e sua equipe visitaram Itatim para explorar a prática da escalada no município. Ao i75, Sérgio compartilhou sua experiência e expressou sua admiração pelas belezas naturais. “Conhecer Itatim foi sensacional, porque é uma paisagem que lembra muito a Chapada Diamantina, com a vantagem de ser bem mais perto de Salvador. É um relevo surreal, com todos aqueles morros de fácil acesso. Ver de perto todo esse potencial da cidade para a escalada foi um privilégio”, disse.
O jornalista, inclusive, se aventurou e escalou dois dos pontos mais altos do município: o Morro da Toca e o Morro da Ponta Aguda. “A experiência de escalar o Morro da Toca e entrar na toca grande, com aquela acústica e aquela vista que a gente tem lá de dentro, foi sensacional. Subimos também o Morro da Ponta Aguda, que deu nome à cidade e é mais alto que o Morro da Toca. Lá, você tem uma vista em 360 graus de toda a região e, inclusive, dá para ver as cidades vizinhas”, contou.
O que são inselbergs?
Inselbergs são afloramentos rochosos isolados que surgem acima das planícies que os cercam. Estes ambientes abrigam uma vegetação com elevado grau de diversidade e endemismo. Os mais conhecidos de Itatim são o Morro da Toca, Morro da Ponta Aguda, Morro do Enxadão e o Morro do Roque.