O pugilista Keno Marley, de Conceição do Almeida, não precisou lutar para garantir mais uma vaga no boxe para o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados em Paris, na França. Sem entrar no ringue, ele avançou diretamente para a final da categoria 63,5kg nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, por causa da desclassificação do canadense Bryan Colwell, que seria seu adversário nas semifinais.
Colwell foi reprovado no exame médico por causa de um corte profundo no supercílio e foi retirado do combate. Os dois finalistas do Pan estão garantidos na Olimpíada do ano que vem.
“Essa luta semifinal, uma situação atípica, ganhei sem lutar, porém lutei muito para chegar aqui nesse classificatório, treinei bastante. Estou feliz também, porque sei que se não fosse dessa forma, seria no ringue também,” disse Keno ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Além de Keno, Tatiana Chagas também garantiu uma vaga em Paris na categoria até 54kg. Ela venceu na semifinal a chilena Denisse Vilches por 4 a 1 e avançou à final.
Beatriz Ferreira e Jucielen Romeu também asseguraram seus lugares nas categorias 60kg e 57kg, respectivamente, no boxe feminino.