“Uma daquelas figuras humanas sem igual: esposo, pai, filho, avô, irmão e amigo dedicado, era extremamente ativo”. Foi assim que o deputado Rogério Andrade (MDB) descreveu Derval Costa Braga, ex-prefeito de Elísio Medrado, em moção de pesar pela morte do político, ocorrida na noite do último 31 de março, depois de um mal-estar súbito.
Demonstrando a grande proximidade com o falecido, o parlamentar, de forma incomum, fez questão de falar em seu nome e no da sua própria família. “Morando em Santo Antônio de Jesus, atuava como corretor de imóveis e, aos 84 anos, esbanjava vitalidade e alegria por onde passava”, disse.
Rogério destacou o espírito jovial de Derval, que “se destacava pela sua incansável vontade de viver e de se manter ativo, o que fez com que conquistasse a faixa preta no karatê já na maioridade”. Sintetizando, classificou a vida do amigo como “sinônimo de trabalho, alegria e amor”.
Derval Braga nasceu na cidade de Itagi (BA), em 1939 e, entre a infância e a juventude, morou e estudou nos municípios de Nova Itarana, Jequié e Coaraci. Em 1959, a família se mudou para Elísio Medrado, cidade que Derval escolheu com o coração e onde desenvolveu as suas atividades políticas. Foi vereador, presidente da Câmara e prefeito por dois mandatos.