São Miguel das Matas e Ubaíra entram na lista de situação de emergência

Foto: Reprodução / Redes sociais

O número de cidades em situação de emergência declarada por conta da chuva subiu para 19 na quarta-feira (31). São elas: Dário Meira, Cotegipe, Ilhéus, Medeiros Neto, Ibicuí, Anagé, Muquém de São Francisco, Quijingue, Wanderley, Ubaíra, Nova Canaã, Saubara, Iguaí, Lagoa Real, Cícero Dantas, Cansanção, Cravolândia, São Miguel das Matas e Monte Santo.

Na tarde de terça-feira (30), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu virtualmente com prefeitos dos municípios atingidos para alinhar as ações de assistência à população e assessoria técnica às equipes municipais, durante e depois do período chuvoso.

“Estamos alerta, desde o início, com ações concretas para dar respostas de imediato. A gente vem dialogando com cada prefeito, com cada Defesa Civil dos municípios, e mantendo toda a equipe envolvida com ações”, declarou Jerônimo.

Estragos e Laje

As chuvas que atingem boa parte do território baiano causaram estrago também na cidade de Laje, no Vale do Jiquiriçá. A estrutura de um terreiro ficou parcialmente destruída após o temporal que caiu no final de semana.

Um dos representantes da instituição e filho do fundador do Candomblé Nação Angola Laje-BA, Tata Shawan, 19 anos, conta que a água derrubou a cozinha, o quarto de santo onde ficam as imagens, comprometeu a estrutura de duas casas de acolhimento e de parte do terreno onde são cultivadas as plantas sagradas.

Felizmente, não haviam pessoas dormindo no local no momento da enxurrada, caso contrário a tragédia seria ainda maior. “Se tivesse gente dormindo na casa, teria morrido todo mundo”, afirmou Tata Shawan.

Por contas das fortes chuvas que atingem boa parte do estado da Bahia, uma árvore caiu no Cemitério da Saudade, em Vitória da Conquista, e danificou vários túmulos.

Segundo informações da prefeitura de Vitória da Conquista, a queda do eucalipto ocorreu no domingo (28). “Estamos desde cedo no local realizando a desobstrução do local e estaremos com nossa equipe técnica avaliando todas as árvores do cemitério”, disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top