Secti entrega Espaço Colaborar na cidade de Castro Alves

Foto: Divulgação/Secti

A cidade que leva o nome de um dos maiores poetas brasileiros, Castro Alves, passa a fazer parte da maior rede pública de espaços de inovação e empreendedorismo. É que o Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Ministério das Comunicações, inaugurou o Espaço Colaborar do município, nesta segunda-feira (15), com a presença da chefe de Gabinete da Secti, Mara Souza, do prefeito Thiancle Araújo e demais autoridades. Agora são 14 espaços entregues de um total de 24 previstos na primeira etapa.

Localizado na sede da Prefeitura de Castro Alves, na Praça da Liberdade, o Espaço Colaborar, semelhante a um coworking, é aberto ao público. O local beneficia, principalmente, empreendedores e pode ser utilizado para diversos fins, como capacitação, reuniões, treinamentos, cursos, bem como apoio a negócios e pesquisas. A expectativa da Secti é que Lauro de Freitas, Itapetinga e Juazeiro sejam as próximas cidades a serem beneficiadas com um espaço.

O superintendente de Inovação da Secti, Agnaldo Freire, explica que para saber qual espaço dinamizador é mais adequado para o município é preciso avaliar a maturidade do ecossistema de inovação local. “O Espaço Colaborar é um dos espaços que dispomos. Temos também outros espaços, como o Pensar e o Fazer, que funcionam na mesma lógica do Colaborar (atuando como dinamizadores da inovação e do empreendedorismo), mas servindo a objetivos diferentes. O Pensar é um espaço aberto de imersão, criação e discussão de ideias, projetos e negócios, enquanto o Fazer serve para colocar a mão na massa, criar protótipos, por exemplo, utilizando os equipamentos disponíveis, como impressoras 3D e máquinas de corte a laser”.

Para Luciana Barbosa, advogada, professora e empreendedora, a chegada do Espaço Colaborar no município é um marco. “Esses espaços compartilhados de trabalho já são uma realidade Brasil afora, principalmente em cidades grandes, então considero revolucionário para uma cidade como Castro Alves, porque vem com toda uma estrutura para fomentar os empreendedores. É um espaço onde você vai poder conhecer pessoas, atender clientes, fazer networking, ou seja, é algo inovador para o município”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top