
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a aliados que será candidato à reeleição em 2026. Aos 79 anos, ele descartou qualquer possibilidade de desistência por causa da idade ou de desgastes políticos.
“Só perco essa eleição para mim mesmo”, teria dito Lula em reunião com a cúpula do PT, segundo Paulo Capelli, do Portal Metrópoles.
A fala do presidente contraria rumores levantados por setores do centro e da direita, que apostavam em uma possível saída de cena. Lula, no entanto, avalia que, mesmo com críticas ao governo, sua imagem pessoal segue preservada.
No campo político, o petista já trabalha nos bastidores para ampliar sua base aliada. Um dos principais focos é atrair o MDB para a coligação. Enquanto figuras como Michel Temer e o prefeito Ricardo Nunes resistem, ministros emedebistas, como Renan Filho e Jader Filho, estão alinhados com o Planalto.
A expectativa do governo é que a economia apresente sinais mais claros de recuperação até 2026, com geração de empregos e ampliação dos investimentos, fortalecendo o projeto de reeleição.