Suba 100 vai reunir 1.800 ciclistas, em Santa Teresinha, neste fim de semana; confira programação do evento

Foto: Divulgação

O município de Santa Teresinha será palco, neste fim de semana, da sexta edição do Suba 100, a maior prova de Moutain Bike do Brasil e que reúne ciclistas de todas as partes do Brasil. Foram inscritos 1.800 atletas, que competirão em 28 categorias nas 50 e 100 milhas.

A prova principal, de 100 milhas, possui um percurso de mais de 160 quilômetros de terrenos irregulares, com subida e descida, asfalto, estrada de chão e lajeado, além de um trecho que corta algumas cidades circunvizinhas (Itatim e Castro Alves), retornando para Santa Teresinha.   

Programação

Na sexta (13), ocorre a abertura do evento com a entrega dos kits, a partir das 9h, e às 10h o percurso já estará livre para reconhecimento pelos ciclistas até às 19h, quando será realizado o Congresso Técnico, seguido de apresentações culturais, às 20h.

A competição possui duas etapas. No sábado (14), a largada da primeira etapa das 100 milhas está programada para acontecer às 8h da manhã, na Praça Àpio Medrado, onde os atletas sairão com sentido à Serra da Penha e à Serra da Jiboia, descendo pela região da Barragem Casa Forte até chegar a Santa Teresinha. Neste estágio, serão 62 quilômetros de percurso e 2.100 metros de altimetria acumulados.

No domingo (15), acontecem duas largadas na Praça Àpio Medrado. A primeira largada acontece às 8h para os atletas da segunda etapa do Suba 100. Com um percurso de 100 quilômetros e altimetria de 2.000 metros acumulados. Os competidores enfrentarão o sol escaldante da região da caatinga, cruzando a Serra do Boqueirão (onde há a Rampa do Vôo Livre), o “Rolling Stones”, região dos Inselbergs, “Micro-ondas”, Jurassic Park e Pinturas Rupestres até a chegada na sede da cidade de Santa Teresinha.

Já às 8h15min será dada a largada dos atletas do Suba 50, que enfrentarão um percurso de 80 quilômetros, com uma altimetria de 1.400 metros acumulados. A prova desses ciclistas terá como rota a passagem pela Serra do Boqueirão, “Micro-ondas”, “Ladeira da Morte”, “Jurassic Park” e Pinturas Rupestres até a chegada no Centro de Santa Teresinha.

Suba Kids

Visando incentivar a prática do esporte desde a infância, no domingo (15), às 8h30, também acontece o Suba Kids para os filhos dos atletas, moradores e visitantes, com inscrições gratuitas e distribuição de premiações para os pequenos que completarem o percurso de 1 quilômetro.

Timeline do Suba 100

O Suba100 cresceu e o que era um desafio de 100 quilômetros, disputado em um único dia e com menos de 200 atletas, se tornou o maior challenge de MTB do país. “A primeira edição do Suba 100 foi em 2015. Naquele ano, 184 atletas participaram da prova, mas apenas 98 conseguiram concluir. No ano seguinte, 2016, tivemos 530 atletas. Em 2017 dividimos a prova em dois dias e aumentamos o percurso para 100 milhas (160 km). Em 2018 largamos com 1.200 atletas, em 2019 com 1.350 atletas, e agora, em 2022, depois de dois anos sem realizar o Suba 100 por conta da pandemia, vamos largar com 1.800 ciclistas”, lembrou o idealizador do Suba 100, Pietro Baddini.

Foto: Divulgação

Programação da prefeitura de Santa Teresinha

De acordo com a prefeitura de Santa Teresinha, o Suba 100 deve reunir cerca de 20 mil pessoas na cidade. A prefeitura preparou uma programação com muita música e apresentações culturais para garantir o entretenimento durante os três dias de evento.

Com atrações de nível nacional e apresentações culturais locais, o prefeito Agnaldo Andrade relata que a grade de atrações foi pensada para além da diversão dos santa-teresinhenses e visitantes. “Estamos trazendo grandes nomes como Vitor Fernandes, Tayrone, Danniel Vieira, Papazoni e Seu Maxixe.  Uma festa com atrações de peso impulsiona e movimenta ainda mais a economia da nossa cidade. É mais renda para o ambulante, o catador de latinha, o comércio local e outros segmentos”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Santa Teresinha, Jefferson Silva, reforça que o evento é um dos principais intermediários do desenvolvimento, turístico, econômico e social da cidade. “O Suba 100 é uma importante vitrine da nossa cidade. Durante os três dias teremos apresentação do Samba de Roda da Comunidade Quilombola de Campo Grande; apresentação de grupos de capoeiras; exposição do nosso artesanato, culinária e cultura, e os artistas da terra também estarão se apresentando no palco principal. Teremos Taiane Almeida, Rafinha Nunes e Berg Ribeiro animando o público”, informou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top