Dia Nacional da Mata Atlântica: Com 22 mil hectares, Serra da Jiboia luta por proteção

Patrimônio natural dos municípios de Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Varzedo, Castro Alves e Santa Teresinha, a Serra da Jiboia chega ao Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado nesta quarta-feira (27), cercada por alertas ambientais e por um antigo clamor popular: a criação de mecanismos mais rígidos de proteção para o último grande remanescente florestal do Recôncavo Sul Baiano.

A data marca a assinatura da Carta de São Vicente, em 27 de maio de 1560, primeiro documento oficial a citar a Mata Atlântica. Mais de quatro séculos depois, o bioma segue ameaçado — e a Serra da Jiboia simboliza tanto a resistência quanto a fragilidade dessa floresta.

Com mais de 22 mil hectares, a Serra abriga nascentes importantes, espécies animais e vegetais endêmicas e uma rica diversidade biológica ainda pouco conhecida pela ciência. Mesmo assim, continua sofrendo com desmatamento, caça, tráfico de animais silvestres e degradação das matas ciliares.

Natural de Elísio Medrado, o geógrafo, mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal do Sul da Bahia e agente do IBAMA, Samuel Dias Santos, afirma que preservar a Serra da Jiboia é uma necessidade ambiental, econômica e social. “Uma região sem floresta vai ter que gastar mais dinheiro com defensivos químicos, buscar água mais longe e usar mais adubo para fertilizar o solo. A floresta em pé produz serviços que não têm preço”, destacou, em entrevista para o i75.

Segundo Samuel, a vegetação exerce papel essencial na proteção do solo, manutenção da fauna e produção de água. Ele ressalta que os chamados serviços ecossistêmicos sustentam diretamente atividades humanas, inclusive a agricultura regional. “A floresta produz oxigênio, conserva o solo, produz água e mantém a fauna viva. Os pássaros, por exemplo, ajudam no controle natural de pragas que atacam plantações. Esses serviços ecológicos são praticamente impossíveis de mensurar”, afirmou.

“Cada vez mais o rio está morrendo”

Um dos pontos mais preocupantes, segundo o especialista, é a redução da disponibilidade hídrica na região. Samuel cita como exemplo o Rio Jacutinga, em Elísio Medrado. “Desde criança eu percebo que cada vez mais o rio está morrendo. Lugares que eram profundos hoje estão rasos. Dependendo da época do ano, dá para atravessar de uma margem para outra sem molhar os pés”, lamentou.

Ele explica que o desmatamento compromete diretamente a infiltração da água no solo e o abastecimento das nascentes. “Quando se desmata, geralmente para plantio ou criação de gado, o solo fica compactado. A água da chuva infiltra menos, os lençóis freáticos deixam de ser alimentados e isso reduz o potencial hírico da região”, pontuou.

Samuel também alerta para os impactos das mudanças climáticas e para o risco crescente de crises hídricas no interior baiano. “O cenário climático aponta para secas mais intensas nos próximos anos. Então é melhor se antecipar ao problema. O ideal seria revitalizar as nascentes com reflorestamento para aumentar a oferta de água”, disse.

Serra da Jiboia é “caixa d’água” regional

Além da biodiversidade, a Serra da Jiboia possui importância estratégica para o abastecimento hídrico do Recôncavo. O maciço funciona como divisor de águas de importantes bacias hidrográficas. Nascentes localizadas na Serra alimentam rios ligados às bacias do Rio Jaguaripe, Rio Jiquiriçá e Rio da Dona — este último responsável pelo abastecimento de cidades da região, incluindo Santo Antônio de Jesus.

“A nascente mais distante da foz do Rio da Dona nasce na Serra da Jiboia. Se houver desmatamento e assoreamento das nascentes, isso vai influenciar diretamente no volume de água da represa”, explicou Samuel.

Foto: Jacson Brasil/i75

Biodiversidade única

Pesquisas conduzidas pelo Projeto Serra da Jiboia, coordenado pelo Grupo Ambientalista da Bahia em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, identificaram espécies inéditas para a ciência e registros nunca antes catalogados na Bahia e até no bioma Mata Atlântica.

Segundo os pesquisadores, a Serra da Jiboia é uma área de transição ecológica — conhecida como ecótono — entre diferentes formações vegetais da Mata Atlântica e da Caatinga. Essa característica aumenta significativamente a biodiversidade local.

Os estudos identificam espécies raras, ameaçadas de extinção e endêmicas, além de animais e plantas fundamentais para o equilíbrio ecológico do bioma.

Na flora, aparecem espécies como a jaqueira, apontada pelos pesquisadores como uma planta exótica com potencial invasor na Mata Atlântica, além da candeia e do jequitibá, árvore que dá nome à Reserva Jequitibá, onde funciona um centro de pesquisa ambiental do Gambá.

Foto: Jacson Brasil/i75

Entre as aves citadas estão a choquinha-de-peito-pintado, a jacupemba, o sabiá-pimenta e a saiacaia, também conhecida como cavala, espécies que sofrem principalmente com a perda de habitat, fragmentação das matas e caça ilegal.

Os estudos ainda registram a presença de diversos mamíferos silvestres, como pacas, cutias, guigós, onças, jaguatiricas, quatis, lontras, caititus, sariguês, preguiças, tamanduás, tatus e morcegos, estes últimos destacados pelo importante papel na polinização e dispersão de sementes. Nos répteis, a jiboia — que dá nome à serra — aparece cercada por lendas e tradições populares da região.

As pesquisas também destacam a importância ecológica de abelhas, vespas e macroinvertebrados aquáticos, como libélulas, camarões, caranguejos, caramujos e vermes, utilizados como indicadores da qualidade ambiental dos rios e nascentes da Serra da Jiboia.

Proposta de mosaico de Unidades de Conservação

A principal esperança dos ambientalistas é a criação de um mosaico de Unidades de Conservação (UCs) para proteger toda a extensão da Serra da Jiboia.

A proposta prevê a criação de um Parque Estadual nas áreas mais preservadas e de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no entorno, formando um complexo ecológico junto à já existente Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Guarirú.

Além da proteção ambiental, os defensores da proposta apontam potencial para fortalecimento do turismo ecológico, do cicloturismo, do voo livre e da observação de aves na região.

“Essa região já é visitada por ciclistas e praticantes de voo livre. O avistamento de aves, por exemplo, poderia ser muito mais explorado de forma sustentável”, concluiu Samuel.

A Mata Atlântica na Bahia

Apesar de ocupar apenas cerca de 19% do território da Bahia — aproximadamente 107 mil quilômetros quadrados — a Mata Atlântica segue como um dos biomas mais importantes do estado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O bioma é o terceiro maior da Bahia em extensão territorial, atrás apenas da Caatinga, que ocupa cerca de 54% do estado, e do Cerrado, presente em aproximadamente 27% do território baiano. No Brasil, a Mata Atlântica também aparece como o terceiro maior bioma, cobrindo 13% da área nacional, atrás da Amazônia e do Cerrado.

Segundo o IBGE, a Mata Atlântica está presente em quase metade dos municípios baianos — cerca de 200 cidades — e é o bioma predominante em 174 delas, o equivalente a quatro em cada dez municípios do estado.

Foto: Jacson Brasil/i75

Mesmo não sendo o maior bioma em área na Bahia, é justamente nas cidades com predominância de Mata Atlântica que vive a maior parte da população baiana. Cerca de 58,9% dos habitantes do estado — mais de 8,7 milhões de pessoas — residem em municípios onde o bioma ocupa a maior extensão territorial.

Entre as dez cidades mais populosas da Bahia, oito têm a Mata Atlântica como bioma predominante, incluindo Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus e Porto Seguro.

A ocupação histórica do litoral brasileiro desde o período colonial ajuda a explicar por que a Mata Atlântica é hoje o bioma mais ameaçado do país. De acordo com o IBGE, em 2022 cerca de 18,4% das espécies da fauna e flora da Mata Atlântica estavam extintas ou ameaçadas de extinção — o maior número absoluto e proporcional entre todos os biomas brasileiros.

Câmara de Elísio Medrado: Presidente destaca volume de obras, vereadora apresenta indicação e base aliada cobra melhorias

A sessão da Câmara de Vereadores desta quinta-feira (14) foi marcada por um balanço positivo das ações do Executivo e cobranças pontuais por melhorias em serviços essenciais. O presidente da Casa, Gel da Saúde, encerrou os discursos da manhã enfatizando o ritmo acelerado da gestão municipal e a sintonia entre o Legislativo e o prefeito Linsmar Moura.

“O prefeito está trabalhando ainda mais que no primeiro mandato. Estivemos em Salvador, na terça e, já na quarta-feira, as máquinas estavam colocando o asfalto na ladeira da Sapucaia”, destacou Gel da Saúde.

O presidente ressaltou que as conquistas são fruto do empenho dos oito vereadores da base aliada em busca de recursos na capital baiana. Gel também celebrou a reabertura de uma unidade escolar que estava há duas décadas desativada e a ordem de serviço para a nova Praça Gil Procônio Lapa. “A oposição critica, mas não faz nada. O povo precisa ficar atento a quem realmente traz benefícios e quem só bate na porta para pedir voto”, declarou.

Trânsito e saúde na pauta

A vereadora Liu de Hélio apresentou a Indicação 007, solicitando maior fiscalização no trânsito, com foco especial na área do hospital municipal. Segundo a parlamentar, a imprudência de motociclistas e entregadores de delivery coloca em risco a segurança local. “Em dez minutos, presenciei dois acidentes na frente do hospital. Eles pulam quebra-molas e andam em alta velocidade. Não podemos tolerar essa irresponsabilidade”, afirmou, sugerindo campanhas educativas e o apoio da Polícia Militar.

Liu também cobrou a regularização do abastecimento de água no Alto Maracanã, relatando que moradores enfrentam escassez há oito meses, além de solicitar reposição de lâmpadas no Lajedo de Joca e melhorias na estrada do Serrote.

Embasa e Iluminação Pública

A atuação da Embasa foi duramente criticada pelo vereador Nel de Manu. Com a proximidade dos festejos juninos, o parlamentar expressou preocupação com a recorrência da falta de água no período festivo. “O sistema da Embasa é uma vergonha. Só levam o dinheiro do povo e não fazem nada”, disparou. Nel também pediu celeridade na manutenção da iluminação pública antes do São João e solicitou o cascalhamento da estrada da Sapucaia.

O vereador Perna da Saúde, por sua vez, trouxe atualizações sobre reuniões em Salvador. Segundo ele, uma audiência com o presidente da Embasa foi realizada nesta semana para tratar dos problemas de abastecimento, com previsão de resolução para o dia 27. Ele também informou que a Conder já solicitou o projeto para consertar a cratera próxima ao cemitério.

Reconhecimento e alianças políticas

Os vereadores Fabinho Argolo, Gerolene Maia, Bruna Caldas, Talisca e Mundinho reforçaram o apoio ao grupo político da situação. Foram citados agradecimentos aos deputados Rogério Andrade e Ricardo Maia, além do governador Jerônimo Rodrigues, pela viabilização de obras como a pavimentação asfáltica, a reforma da escola na Coca Cola e as melhorias em Monte Cruzeiro.

Talisca enfatizou que Elísio Medrado vive um “canteiro de obras”, enquanto Mundinho garantiu que os problemas de água no Alto Maracanã e Alto São José estão na pauta de soluções imediatas do governo.

Moções de pesar

A sessão foi permeada por um tom de luto e solidariedade. Todos os parlamentares manifestaram condolências pelo falecimento de Sr. Amado, figura histórica que foi vereador e vice-prefeito do município. Também foram registradas homenagens póstumas a Sr. Sipriano, Dona Cecília, Val e Dona Nita, com os edis prestando apoio formal às famílias enlutadas.

Ruas de Elísio Medrado ficarão sem energia elétrica nesta terça-feira (28); veja a lista

Moradores de Elísio Medrado devem se preparar para a interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica nesta terça-feira (28). A ação será realizada pela Neoenergia Coelba e faz parte de um desligamento programado para manutenção e melhorias na rede.

De acordo com o aviso, o fornecimento será interrompido das 10h às 16h, podendo ser restabelecido antes do horário previsto, caso os serviços sejam concluídos antecipadamente.

A suspensão atinge diversos pontos da cidade, incluindo ruas e praças do centro, como Rua João Francisco Neri, Rua 15 de Novembro, Rua Moisés Santos, Rua Agripino Santos, Rua Jonival Lucas, Rua Roque Azevedo, além da Praça Gil Procônio Lapa e Praça Salvador Andrade, entre outras localidades.

Também estão entre os afetados imóveis residenciais, estabelecimentos comerciais e prédios públicos.

A concessionária orienta que os moradores adotem alguns cuidados durante o período, como evitar manusear a rede elétrica e considerar que a energia pode ser restabelecida antes do horário, o que exige atenção redobrada.

O desligamento programado é necessário para garantir mais segurança, qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia para a população.

Lista de locais afetados:

Praça Gil Procônio Lapa

Praça Salvador Andrade

Povoado Sapucaia

Rua 15 de Novembro

Rua Agripino Santos

Rua Augusto Vieira Sampaio

Rua João Francisco Neri

Rua Jonival Lucas

Rua Leonídia Pereira Santos

Rua Moisés Santos

Rua Roque Azevedo

Rua Santo Antônio

Rua São Paulo

Rua Vitorino Peixoto (Seção 01)

Vereadores de Elísio Medrado destacam melhorias em estradas e iluminação durante sessão

A sessão da Câmara de Vereadores de Elísio Medrado, realizada nesta quinta-feira (23), foi marcada por agradecimentos dos parlamentares, reconhecimento a ações da gestão municipal e também cobranças por maior participação dos próprios vereadores nas atividades legislativas.

Durante o uso da tribuna, a vereadora Liu de Hélio abriu as falas agradecendo aos eleitores e apoiadores, destacando a importância da colaboração da população para o desempenho do seu mandato. Segundo ela, o trabalho coletivo tem sido fundamental para atender às demandas da comunidade.

Na sequência, Gerolene Maia também fez agradecimentos e ressaltou ações da gestão municipal. Ela destacou a manutenção das estradas da zona rural, agradecendo ao prefeito Linsmar Moura por atender a um pedido seu para recuperação da estrada do Alto do Serrote. A vereadora ainda mencionou a parceria com o presidente da Casa, Gel da Saúde.

A vereadora Bruna Caldas seguiu na mesma linha, parabenizando o prefeito pelas ações de infraestrutura, com destaque para a substituição de lâmpadas convencionais por iluminação de LED e pela continuidade da manutenção das estradas.

Já o vereador Perna da Saúde enfatizou os avanços na revitalização das estradas e também comentou sobre a modernização da iluminação pública. Ele revelou ter sugerido ao diretor de Iluminação Pública, Tony Argolo, que as lâmpadas substituídas sejam reaproveitadas em locais ainda carentes de iluminação.

Em um tom mais crítico, o vereador lamentou declarações recentes de políticos em Brasília que, segundo ele, menosprezaram a função do vereador. “O vereador é fator principal de uma gestão”, afirmou, destacando o orgulho de exercer o cargo e reforçando o compromisso com a população.

Encerrando as falas, o presidente da Câmara, Gel da Saúde, fez um apelo por maior assiduidade dos parlamentares, já que apenas cinco dos nove vereadores estiveram presentes na sessão. “A população observa todos nós. Não é justo uma Casa com nove vereadores ter apenas cinco presentes”, pontuou, classificando a cobrança como um chamado ao companheirismo.

Gel também destacou conquistas recentes, como a melhoria das estradas com cascalho de qualidade oriundo da região de São Roque e o apoio do Consórcio do Vale do Jiquiriçá (Convale). Ele lembrou que a Câmara teve papel fundamental ao aprovar o parcelamento de um débito deixado pela gestão anterior, permitindo que o município regularizasse a situação e voltasse a contar com máquinas e equipamentos para a manutenção das vias.

O presidente ainda ressaltou a importância da troca das lâmpadas e informou que o prefeito já solicitou ao Governo do Estado a construção de um novo colégio de tempo integral. Segundo ele, a atual estrutura do Colégio Rômulo Galvão deverá ser transformada em creche, enquanto os estudantes do ensino médio serão contemplados com uma nova unidade.

Por fim, Gel da Saúde elogiou os serviços de saúde do município e também criticou declarações de um deputado que, segundo ele, desvalorizou o papel dos vereadores. “Quem menospreza quem o colocou lá não merece estar no cargo”, concluiu.

Acidente deixa três feridos em Elísio Medrado, incluindo uma criança de 3 anos

Um acidente envolvendo uma moto e um carro modelo pick-up deixou três pessoas feridas, na manhã desta sexta-feira (24), na Rua 15 de Novembro, em Elísio Medrado.

As três pessoas feridas, sendo duas mulheres e uma menina de 3 anos, eram ocupantes da moto, que chocou-se contra o carro próximo da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com informações do Recôncavo no Ar, a pick-up saiu da Rua São José e foi atingido pela motocicleta.

A equipe do SAMU e outras do hospital municipal prestaram socorro às vítimas, que sofreram ferimentos. Segundo informações preliminares, a criança sofreu uma pancada na cabeça e foi a primeira a ser socorrida.

A Polícia Militar esteve no local e fez o registro da ocorrência.

O trânsito de Elísio Medrado tem sido um tema de cobranças constantes dos vereadores na Câmara. Eles questionam veículos estacionados em locais perigosos e outros tipos de imprudência dos condutores.

Comunidade do Serrote I celebra a Festa de São José Operário em Elísio Medrado; veja a programação

A comunidade do Serrote I, na zona rural de Elísio Medrado, se prepara para celebrar mais uma edição da tradicional Festa de São José Operário, que acontece entre os dias 22 de abril e 1º de maio. O evento reúne fiéis de diversas localidades em uma programação marcada por fé, devoção e participação comunitária.

A abertura acontece nesta quarta-feira (22), às 19h, dando início ao novenário com o tema geral centrado em Jesus Cristo como presença viva entre os fiéis. Ao longo de nove noites, diferentes comunidades da região ficam responsáveis pela animação das celebrações, que contam com momentos de oração, reflexões bíblicas e participação de celebrantes convidados.

Cada noite traz um tema específico, abordando aspectos da fé cristã, como o amor, a misericórdia, a comunhão e a Eucaristia. Também há dedicações especiais a diversos grupos da comunidade, como catequistas, dizimistas, idosos, famílias, agricultores e jovens, reforçando o caráter coletivo e inclusivo da festa.

Um dos momentos mais aguardados ocorre no domingo, 26 de abril, com celebração às 14h30.

O encerramento da festa acontece no dia 1º de maio, data dedicada a São José Operário, com uma programação especial. Às 9h será realizada a procissão pelas ruas do povoado, seguida da Missa Solene, às 10h, e logo após o leilão.

A Festa de São José Operário no Serrote I já é considerada uma das mais importantes manifestações religiosas da região, fortalecendo a fé e mantendo vivas as tradições culturais e religiosas do interior baiano.

Programação do novenário

As celebrações, em sua maioria, terão início às 19h, contando com temas específicos, leituras bíblicas e convidados especiais:

  • 1ª Noite (22/04 – Quarta-feira): Reflexão sobre o Batismo como porta de entrada para a “Tenda de Cristo”, com o Pe. Valter Moura.
  • 2ª Noite (23/04 – Quinta-feira): Tema focado no sacrifício da Cruz, dedicado aos dizimistas e celebrado pela Pró Bernadete.
  • 3ª Noite (24/04 – Sexta-feira): Jesus como Mediador entre Deus e a humanidade, com foco especial nos catequistas e catequizandos.
  • 4ª Noite (25/04 – Sábado): Celebração da Misericórdia e do Amor, dedicada aos idosos.
  • 5º Dia (26/04 – Domingo): Em horário diferenciado às 14h30, haverá celebração, com foco na fraternidade e dedicação aos estudantes e profissionais da educação.
  • 6ª Noite (27/04 – Segunda-feira): Reflexão sobre a Palavra de Deus às 15h, dedicada às famílias.
  • 7ª Noite (28/04 – Terça-feira): A Eucaristia como alimento da vida, dedicada aos agricultores da região.
  • 8ª Noite (29/04 – Quarta-feira): Celebração da comunhão cristã, com animação do Terço dos Homens e dedicação ao público masculino.
  • 9ª Noite (30/04 – Quinta-feira): Encerramento do novenário tratando da habitação do Espírito Santo em cada cristão.

1º de maio

O encerramento solene em honra ao padroeiro dos trabalhadores, São José Operário, seguirá o seguinte cronograma no dia 1º de maio:

  • 09h: Procissão
  • 10h: Missa Solene de encerramento.
  • Leilão

Indicações sobre trânsito e proteção às mulheres marcam sessão da Câmara de Elísio Medrado

A Câmara de Vereadores de Elísio Medrado realizou, nesta quinta-feira (16), mais uma sessão ordinária marcada por debates voltados à segurança no trânsito, infraestrutura urbana e enfrentamento à violência contra a mulher. O destaque da sessão foram as indicações apresentadas pelo vereador Perna da Saúde, que receberam apoio unânime dos parlamentares.

Entre as proposições, está a Indicação nº 005/2026, que solicita a implantação e revitalização (pintura) das faixas de pedestres em frente às escolas públicas e privadas do município. A medida busca reforçar a segurança de estudantes, pais e profissionais da educação, diante da constatação de que muitas faixas estão apagadas ou inexistentes, dificultando a travessia segura.

Já a Indicação nº 006/2026 pede a instalação de placas proibindo o estacionamento em um trecho considerado perigoso da Rua Nossa Senhora de Fátima, nas proximidades da Panificadora e Mercado Paraíso. Segundo o vereador, veículos estacionados de forma irregular têm comprometido a visibilidade e aumentado o risco de acidentes.

Durante sua fala, Perna da Saúde relatou um caso recente envolvendo uma moradora, que ficou com o rosto deformado após um acidente causado por um ônibus estacionado em local inadequado. “Carros estacionados em locais perigosos estão colocando vidas em risco”, alertou.

O parlamentar também destacou a importância da sinalização para a segurança de fiéis e estudantes que circulam diariamente por igrejas e escolas.

Proposta contra violência à mulher

Outro ponto abordado pelo vereador foi a necessidade de endurecer medidas contra agressores de mulheres. Ele apresentou a Indicação 004/2026, que visa o combate à violência doméstica e restrição de cargos para agressores. Ele defendeu que pessoas condenadas por violência doméstica ou com medidas protetivas ativas não possam ocupar cargos públicos, além da exoneração de servidores comissionados envolvidos nestes casos.

Perna da Saúde ainda sugeriu que a proposta seja transformada em projeto de lei, diante do aumento dos casos de feminicídio. “Sem penalidade, fica confortável para o agressor”, afirmou.

Vereadores reforçam apoio

Os demais parlamentares elogiaram as iniciativas. O vereador Talisca parabenizou o prefeito pela manutenção das estradas vicinais e destacou a importância da sinalização urbana. Já Fabinho Argolo agradeceu ao Executivo por atender demandas e também elogiou as indicações, especialmente as relacionadas ao trânsito.

A vereadora Bruna Caldas ressaltou que a questão das faixas de pedestres já vinha sendo cobrada por outros vereadores e reforçou a necessidade de melhorias na iluminação pública. “Sei que depende de licitação, mas a troca de lâmpadas é algo mais simples”, pontuou.

Gerolene Maia destacou a urgência no combate à violência contra a mulher. “Chega de matar as mulheres. Homem tem que cuidar, não agredir”, disse, incentivando denúncias. Ela também chamou atenção para imprudência no trânsito e estacionamentos irregulares.

Perna da Saúde ainda fez um apelo à equipe de limpeza pública e iluminação para que problemas simples, como entulhos e lâmpadas queimadas, sejam resolvidos rapidamente, evitando desgaste para a população.

O presidente da Casa, Gel da Saúde, encerrou a sessão destacando o clima de união entre os vereadores. “O importante é fazermos nosso papel de cobrar, fiscalizar e legislar. Vamos aprovar tudo que for de interesse da população”, afirmou.

A sessão reforçou o compromisso do Legislativo com pautas que impactam diretamente o cotidiano da população, especialmente nas áreas de segurança, mobilidade urbana e proteção social.

Sessão da Câmara de Elísio Medrado é marcada por balanço de obras e debate sobre infraestrutura

A sessão da Câmara de Vereadores de Elísio Medrado desta quinta-feira (9) trouxe um panorama das ações municipais, misturando agradecimentos da base governista e cobranças pontuais da oposição. Entre os temas centrais, ganharam destaque a entrega de peixes na Semana Santa, a renovação de equipamentos de saúde e a situação das estradas e vias urbanas.

Os vereadores da base do prefeito Linsmar Moura reforçaram o compromisso da gestão com o bem-estar social. Nel de Manu e Gerolene Maia parabenizaram a administração pela logística na entrega dos peixes da Semana Santa, classificando a ação como um direito da população garantido com responsabilidade.

Na área da saúde, foi celebrada a troca dos aparelhos da Academia de Saúde, trazendo mais qualidade para as atividades físicas dos moradores. O vereador Mundinho aproveitou para destacar a busca por investimentos junto à Embasa para melhorar o abastecimento de água, além de emitir um alerta importante: o prazo para regularização ou para tirar o título eleitoral vai até o dia 6 de maio.

Já o vereador Fabinho Argolo enfatizou a união do grupo político e anunciou que o maquinário municipal percorrerá “os quatro cantos” da cidade para a manutenção das estradas, reafirmando o apoio aos deputados Rogério Andrade e Ricardo Maia para a próxima campanha.

A vereadora Liu de Hélio utilizou a tribuna para criticar a gestão, apontando o abandono de postos de saúde e, principalmente, uma cratera próxima ao cemitério local, que, segundo ela, ameaça a segurança de residências próximas.

Em resposta, o vereador Perna da Saúde afirmou que já percorreu as ruas com o prefeito para mapear entulhos e calçamentos danificados. Sobre a cratera mencionada, o parlamentar garantiu que o problema será resolvido, ressalvando que se trata de uma obra complexa e de alto custo. Ele também antecipou que a cidade ganhará em breve uma nova praça no Centro.

O presidente da Casa, Gel da Saúde, encerrou os trabalhos destacando a transparência da gestão. Foi anunciado que todas as contas do prefeito Linsmar Moura e da ex-presidente Gerolene Maia foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

“Não sou presidente, estou presidente. Fui eleito para lutar pelo povo”, declarou Gel, reforçando que, embora a maioria seja da base do prefeito, o papel de fiscalizar é cumprido com rigor. Ele finalizou afirmando que a Câmara de Elísio Medrado é referência na região pela coragem e presença constante dos seus parlamentares nas comunidades.

Amantes da cavalgada vivem expectativa sobre data de realização da montaria As Patroas

Os cascos batendo no chão e o rastro cor de rosa pelas estradas de Elísio Medrado já fazem parte do calendário cultural da cidade. Em 2026, o grupo de montaria As Patroas celebra um marco histórico: 11 anos de fundação. A marca expressiva aumenta a ansiedade dos amantes da cavalgada, que aguardam com expectativa o anúncio da data oficial da montaria deste ano.

Mais do que um encontro de amigas, o grupo se consolidou como uma instituição da cidade e é reconhecido como patrimônio cultural.

Segundo as lideranças do grupo, a jornada que começou há pouco mais de uma década hoje é um símbolo de resistência e alegria. “Esse ano estamos fazendo 11 anos de grupo. Já somos patrimônio cultural de Elísio”, destaca a organização, reforçando o orgulho da trajetória construída até aqui.

Conhecidas em toda a região pela identidade visual marcante — o característico rosa que colore as comitivas —, elas exercem um papel fundamental na influência das novas gerações.

Onde passam, as meninas contagiam o público e inspiram jovens garotas a iniciarem no esporte, provando que o lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive no comando de uma grande cavalgada.

Embora a data oficial da edição comemorativa de 11 anos ainda não tenha sido divulgada, o clima na cidade já é de preparativos.

Filha de donos da Cacau Show revela raízes da empresa com Elísio Medrado; assista

Quem diria que uma das principais marcas de chocolate do mundo tem ligação com o pequeno município de Elísio Medrado? Muitos conhecem a Cacau Show como uma gigante paulista do chocolate, mas poucos sabem que o DNA da empresa e da família que a fundou tem raízes profundas no interior da Bahia. Em um relato emocionante publicado neste domingo (5), Isabella Dervalli, filha de Alexandre Costa (Alê Costa), dono da empresa, revelou como Elísio Medrado é a peça fundamental que une a história de seus pais.

A história não começa em uma fábrica, mas na zona rural de Elísio Medrado. De onde partiu Dona Dalva, avó de Isabella. Como tantos baianos, ela deixou o município, aos 16 anos, rumo a São Paulo para morara com uma tia, levando consigo apenas a coragem e a busca por uma vida melhor.

Em solo paulista, o destino cruzou dois caminhos improváveis. Dona Dalva, hoje com 73 anos, casou-se com Carlinhos e teve uma filha, Ângela. Dona Vilma e Seu Ademir, que já viviam em São Paulo, tiveram o filho Alexandre (Alê) Costa.

A conexão entre Elísio Medrado e a marca de chocolates se consolidou quando Ângela, filha da imigrante medradense, buscou seu primeiro emprego aos 13 anos. Por uma coincidência do destino, ela foi contratada para ajudar um “menino cabeludo” que estava começando a fabricar chocolates no final da rua onde moravam: era o próprio Alê Costa, iniciando a Cacau Show.

    Ângela começou como embaladora de ovos de Páscoa, mas sua trajetória foi muito além. Cresceu junto com a empresa, passando por todos os setores até se tornar a atual Vice-Presidente da marca. Ela iniciou um namoro com Alê Costa, que durou oito anos e resultou em um casamento que já soma décadas.

    Para Isabella Dervalli, citar Elísio Medrado não é apenas um detalhe geográfico, mas um resgate de valores. A simplicidade e a força de trabalho que Dona Dalva trouxe do interior baiano foram transmitidas para Ângela, que hoje lidera o Instituto Cacau Show.

    scroll to top