A partir desta quarta-feira (19), todas as crianças de 5 a 11 anos podem tomar a vacina da Pfizer, contra a covid, em Elísio Medrado.
Hoje (18) a vacinação havia sido aberta apenas para crianças da mesma faixa etária, porém com alguma comorbidade ou deficiência permanente.
A vacina infantil da Pfizer é aplicada no Posto de Saúde da Família (PSF), ao lado do hospital. É necessário levar o cartão de vacina e documento de identificação com foto da criança, além de estar acompanhada por um responsável.
A segunda dose deve ser administrada após oito semanas (dois meses), conforme indicação do Ministério da Saúde.
Segurança da vacina
“Apesar de recente, essas vacinas têm sido aplicadas nos principais sistemas de saúde do mundo. Mais de 8 milhões de doses foram aplicadas nos Estados Unidos, e nas crianças de 5 a 11 anos não têm sido notificados eventos adversos maiores. Portanto, até o que nós sabemos de momento, existe segurança atestada não só pela Anvisa mas também por outras agências regulatórias”, disse o ministro da saúde, Marcelo Queiroga.
Ao todo, o Ministério da Saúde já encomendou 20 milhões de doses dos imunizantes. A previsão é que todas sejam entregues no primeiro trimestre. Além das unidades de janeiro, 7,3 milhões devem ser entregues em fevereiro e outras 8,4 milhões em março.