Os 32 venezuelanos que chegaram a Santo Antônio de Jesus seguem no município, informou a prefeitura, nesta quinta-feira (29). De acordo com o poder público, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) está prestando todo o suporte aos estrangeiros.
De acordo com a prefeitura, membros da SMAS estão, ao lado de voluntários, estabelencendo um alinhamento de comunicação, entendendo melhor os costumes e hábitos dos visitantes, que são de etnia indígena.
“Mesmo com as diferenças culturais e linguísticas, foi criado um laço de confiança entre os visitantes e os representantes do poder executivo municipal, que têm, ao poucos, tentado entender se a intenção dos Venezuelanos é de seguir viagem, ou de se estabelecer no município. Está sendo criado um ambiente para que esta escolha seja feita com segurança e para que eles percebam que terão o apoio dos profissionais e de todos os voluntários”, diz a prefeitura.
Os venezuelanos, que saíram do seu país por causa da fome e de outros problemas sociais, inicialmente se alojaram na rodoviária de SAJ e depois foram acolhidos pela prefeitura e levados para um abrigo.