Sapeaçu: Dois homens são mortos a tiros; um deles é ex-policial

Foto: Divulgação

Dois homens foram mortos a tiros, na manhã desta terça-feira (14), às margens da BR-101, no município de Sapeaçu. As vítimas foram identificadas como “Popó”, ex-policial militar, e Railton de Souza.

De acordo com relatos, os homens estavam próximos a um estabelecimento comercial quando foram surpreendidos por dois suspeitos armados, em uma motocicleta, que efetuaram vários disparos de arma de fogo. Após o crime, a dupla fugiu do local.

Os corpos foram removidos para o DPT de Santo Antônio de Jesus. A autoria e motivação do duplo homicídio estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

Forte na Notícia

Deputados dos EUA pedem extradição de Bolsonaro

Parlamentares norte-americanos criticaram, neste domingo (8) a estadia do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro no país.

O democrata Joaquin Castro, representante do Texas, pediu a extradição do ex-presidente, que está hospedado na Flórida.https://d-40598887741459360047.ampproject.net/2212151632002/frame.html

“Ele é um homem perigoso. Deveriam mandá-lo de volta para seu país natal, o Brasil”, afirmou o membro da Câmara dos Representantes.

“Apoio o presidente Lula e o governo democraticamente eleito no País”, diz ainda a postagem, que conta com o apoio de outros políticos democratas.

Assim como a mídia internacional, Castro relacionou os ataques promovidos neste domingo em Brasília com a revolta de apoiadores do ex-presidente Donald Trump em 2021.

“Terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia”, disse Castro.

Na mesma linha, Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, publicou que dois anos depois do ataque ao Capitólio, “vemos fascistas tentando fazer o mesmo no Brasil”.

Na publicação, defendeu também a solidariedade a Lula e o fim do “refúgio” dos EUA a Bolsonaro. A postagem da democrata, ativa nas redes sociais, pouco antes do fechamento deste texto, somava cerca de 75 mil curtidas e 16 mil compartilhamentos.

O presidente norte-americano, Joe Biden, condenou “o atentado à democracia e à transferência pacífica do poder no Brasil”.

CNN Brasil

Líderes mundiais condenam tentativa de golpe em Brasília

Líderes de diversos países condenaram a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília, ocorrida nesta tarde (8). Em postagens nas redes sociais, chefes de Estado e de Governo manifestaram solidariedade e ofereceram apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas! O presidente Lula pode contar com o apoio incondicional da França”, escreveu, na rede social Twitter, o primeiro ministro francês, Emmanuel Macron.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também condenou os ataques. “Condeno o ataque à democracia e à transferência pacífica do poder no Brasil. As instituições democráticas do Brasil têm todo o nosso apoio e a vontade do povo brasileiro não deve ser prejudicada. Estou ansioso para continuar a trabalhar com @LulaOficial”, escreveu no Twitter.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, também se pronunciou. “Todo meu apoio ao presidente Lula e às instituições eleitas livre e democraticamente pelo povo brasileiro. Condenamos veementemente o assalto ao Congresso brasileiro e pedimos o retorno imediato à normalidade democrática”, postou.

Presidentes latino-americanos também repudiaram os atos antidemocráticos em Brasília. “Toda minha solidariedade a Lula e ao povo do Brasil. O fascismo decide dar um golpe. As direitas não puderam manter o pacto da não violência. É hora urgente de reunião da OEA [Organização dos Estados Americanos] se quiser seguir viva como instituição e aplicar a carta democrática”, escreveu o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que fez a postagem poucos minutos após a invasão ao Congresso Nacional.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, considerou “inadmissível” a ocupação da Praça dos Três Poderes. “Ataque inadmissível aos três poderes do Estado brasileiro pelos bolsonaristas. O governo brasileiro tem todo o nosso apoio diante desse covarde e vil ataque à democracia”, postou Boric nas redes sociais.

“Como presidente da Celac [Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos] e do Mercosul, ponho em alerta os países membros para que nos unamos nesta inaceitável reação antidemocrática que tenta se impor noBrasil. Demostremos com firmeza e unidade nossa total adesão ao governo eleito democraticamente pelos brasileiros que encabeça o presidente Lula. Estamos junto do povo brasileiro para defender a democracia e não permitir nunca mais o regresso dos fantasmas golpistas que a direita promove”, escreveu Fernández.

ONU

Em nota, a Organização das Nações Unidas (ONU) também condenou os ataques em Brasília e manifestou preocupação diante do ocorrido. “A ONU condena veementemente qualquer ataque dessa natureza, que representa uma séria ameaça às instituições democráticas. A ONU pede às autoridades que priorizem o restabelecimento da ordem e que defendam a democracia e o Estado de direito”, diz o texto.

Agência Brasil

Jegada será realizada em dezembro, confirma produtor do evento

Foto: Reprodução/Instagram

A Jegada, uma das melhores festas do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, será realizada em dezembro, conforme confirmou, nesta sexta-feira (29), Álvaro Dayan, produtor do evento.

“Ainda estamos definindo alguns detalhes para confirmarmos a data. Mas posso dizer que será em dezembro. Em breve, lançaremos o conceito da festa e divulgaremos as atrações”, disse Álvaro Dayan ao i75.

Este ano, a Jegada chega à sua 18ª edição e o produtor também garantiu que a festa chega trazendo diversas inovações na estrutura, nos serviços e também na escolha das atrações de nomes nacionais.

“Os ‘Jegadeiros’ vão se surpreender com as diversas novidades dessa edição, que, sem sombra de dúvidas, será a maior e melhor de todos os tempos, em tudo”, garantiu o produtor.

Valdélio Oliveira, da Vogg Entretenimento, destacou “Esse ano a festa vai contar com um maior número de atrações nacionais e tenho certeza que são nomes que estão na cabeça do público”.

Diretora de marketing da Jegada, Camilla Santos, informou que o conceito desta edição já está definido, mas não revelou o segredo. “A Jegada é um evento único. Quem vai, vivencia diversas experiências. Este ano, daremos um importante passo para nos consolidarmos, ainda mais, como uma das maiores festas da Bahia”, finalizou.

Pai deve ficar junto de bebê prematuro, defende campanha

Dados da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) indicam que anualmente nascem mais de um milhão de bebês prematuros, pequenos e gravemente doentes, nas Américas. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a 10ª posição entre as nações onde são registrados mais casos de prematuridade.

O bebê é considerado prematuro, segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), quando nasce antes das 37 semanas de gestação. Essa foi a principal causa de mortalidade infantil em todo o mundo, segundo a organização.

Para alertar e informar sobre a prematuridade, a Rede Mundial de Prematuridade realiza anualmente uma campanha de sensibilização. Em todo o mundo, monumentos e prédios públicos são iluminados de roxo para chamar a atenção para a causa, na chamada Global Illumination Initiative.

Neste ano, o foco é a separação zero entre mãe e bebê prematuro, ou seja, permitir que a mãe tenha condições de ficar internada para acompanhar o filho prematuro o tempo todo e que o pai também tenha livre acesso. Em virtude da pandemia de covid-19, o ambiente hospitalar precisou se readequar às normas de segurança, o que acabou separando os bebês de seus pais.

Para a enfermeira neonatal e vice-diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Aline Hennemann, o contato direto entre mãe e bebê é fundamental para recuperação da criança.

“O nosso principal desafio hoje é mostrar para as pessoas que o prematuro não é um mini adulto, ele é um ser em formação. O lugar dele seria dentro do útero materno. Dentro das UTIs neonatais, a gente tenta reproduzir o útero materno, então os nossos desafios são levar atenção integral para esse bebê prematuro, para essa família, levar ambulatórios de segmentos que possam fazer o acompanhamento pós alta desse bebê prematuro e dessa família”, explica.

Anualmente, a ONG realiza atividades de sensibilização sobre o nascimento de bebês prematuros no Brasil. Em decorrência da pandemia, as atividades são realizadas de forma virtual este ano. Saiba como participar.

“Em virtude da pandemia de covid-19, a campanha tem sido restrita ao ambiente virtual por meio das redes sociais, com material de sensibilização sobre o assunto”, disse a enfermeira. “Pai e mãe que passam por uma internação em UTI neonatal são comparados a soldados que participaram de uma guerra de tão traumática que é essa internação. E vão além das questões que a prematuridade provoca. Os impactos do nascimento de um bebê prematuro vão muito além do que as sequelas de saúde podem causar. Ela traz um trauma psicológico para as famílias”, afirmou.

O Novembro Roxo, mês da conscientização para os cuidados e prevenção da prematuridade, também alerta sobre o crescente número de partos prematuros, e como preveni-lo, além de informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.

“Hoje, no Brasil, 11,8% dos bebês nascidos vivos são prematuros. A prematuridade é a maior causa de morte infantil antes dos cinco anos. Poucos conhecem isso. A prematuridade causa 10 vezes mais de óbitos de crianças do que o câncer. Então, é muito representativo”, explicou Aline.

Flipelô reúne música, teatro e gstronomia no Centro Histórico de Salvador

Entre as mais de 100 atividades previstas na programação deste ano da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que começa nesta quarta-feira (17), em Salvador, há espaço também para a música, o teatro, artesanato e a gastronomia.

De hoje (17) a domingo (21), quase uma centena de escritores, artistas, chefs e quituteiras convidadas pela Fundação Casa de Jorge Amado ocuparão os 123 espaços do Centro Histórico, destinados a celebrar a cultura, estimular a leitura e incrementar o turismo e o comércio na capital baiana. Este ano, o evento homenageia o escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), autor de Vidas Secas, São Bernardo e outros clássicos brasileiros.

Entre os escritores que confirmaram presença nas mesas de debates, bate-papos, saraus e apresentação de novos livros estão Itamar Vieira Júnior, autor do romance Torto Arado, que se tornou um recente fenômeno de vendas, e a ensaísta e crítica literária Heloísa Buarque de Hollanda, de Explosão Feminista e vários outros títulos, além de Ronaldo Correia de Brito, que, este ano, publicou o livro de crônicas A Arte de Torrar Café.

As atrações musicais estarão a cargo de Margareth Menezes, Paulinho Boca de Cantor (Novos Baianos), Jau (ex-Olodum) e a banda Sertanília, conhecida por fundir ritmos tradicionais do sertão (coco, maracatus, sambadas e terno de reis) à música erudita.

O acesso a todos os eventos presenciais será gratuito, mas quem não puder ir ao Pelô poderá acompanhar pelo canal do evento no YouTube – incluindo parte da programação infantil que, entre outras atrações, reservou espaço para a contação de histórias.

Vinte e oito bares e restaurantes do Centro Histórico vão integrar a chamada Rota Gastronômica Amados Sabores, oferecendo pratos exclusivos, inspirados no tema Amado Sertão – Comida Sertaneja da Bahia, a preços entre R$ 23 e R$ 69. A programação culinária contará ainda com oficinas gastronômicas a cargo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Uma das oficinas, Vidas Secas: Comida de Sustança, tem relação com a obra mais famosa de Graciliano Ramos, abordando o preparo de pratos típicos como efó, farofa d´água, rabada e sarapatel. A conversa acontecerá na plataforma Microsoft Teams, nos dias 18 e 19.

Já a Rota das Artes será composta por dez ateliês de artistas visuais que atuam e vivem no Centro Histórico de Salvador. Percorrendo-a, o público interessado poderá apreciar, gratuitamente, pinturas, mosaicos e esculturas, com diferentes técnicas. Os ateliês participantes ficarão abertos ao público durante todos os dias da Flipelô, a partir das 10h.

Decreto estadual exige vacinação de servidores e empregados públicos

O Governo do Estado publicou, nesta quarta-feira (17), decreto que visa garantir a vacinação dos servidores públicos e empregados públicos estaduais contra a Covid-19. O documento estabelece que a recusa em se submeter à vacinação, sem justa causa, é passível de apuração de responsabilidade pelo não cumprimento de ordem superior.

Por meio do Sistema de Recursos Humanos do Estado, o portal RH Bahia, os servidores e empregados públicos deverão realizar uma autodeclaração online com o objetivo específico de comprovar a imunização, anexando ao sistema o cartão de vacinação.

De acordo com o decreto, servidores e empregados que ainda não tiverem se vacinado serão notificados para que realizem imediatamente a imunização, sob pena de afastamento cautelar de suas funções. As empresas integrantes da Administração Indireta também deverão estabelecer normas internas compatíveis com a orientação definida pelo novo decreto estadual.

Nirvana: edição de luxo de 30 anos do álbum Nevermind está no Spotify

O disco Nevermind, do Nirvana, finalmente ganhou a sua aguardada versão especial com 94 faixas de áudio e vídeo, sendo 70 delas inéditas. O lançamento veio em comemoração ao aniversário de 30 anos do disco, que começou a ser vendido em 24 de setembro de 1991. A nova versão do álbum já está disponível no Spotify.

Entre os materiais inéditos e exclusivos estão quatro shows completos que documentam a ascensão histórica da banda. O tempo total da versão especial do álbum é de 4h15. As versões do lançamento especial variam entre vinil, Blu-ray, e CD, além da versão digital.

Diretor quer versão de 3h de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Nesta terça-feira (16), Harry Potter e a Pedra Filosofal completou 20 anos. E seu diretor, Chris Columbus, afirmou que quer lançar uma nova versão do filme: um corte de três horas.

Ele disse que a versão longa chegou a ser exibida em algumas sessões-teste. “Os pais disseram que o filme era muito longo, as crianças diziam que era muito curto. Eu achei que isso era bom, já que as crianças costumam ter um limite de atenção menor”, lembrou.

No fim, o diretor teve de cortar quase meia hora de seu filme, que chegou aos cinemas com a duração de 2h32. Mas ele diz que adoraria poder lançar sua versão, especialmente para colocar no filme o fantasma Pirraça: “Temos que pôr de volta o Pirraça, que foi inteiramente cortado”.

Recentemente, a Warner Bros anunciou uma reexibição especial de Harry Potter e a Pedra Filosofal nos cinemas brasileiros. O filme será exibido em 3D, no dia 21 de novembro.

Álbum de Marília Mendonça é o disco em português mais ouvido na história do Spotify

O álbum “Todos Os Cantos, Volume 1”, da cantora Marília Mendonça, se tornou o disco brasileiro mais ouvido da plataforma Spotify. A produção atingiu quase 1,1 bilhão de streams. A cantora, de 26 anos, morreu em um acidente aéreo.

Outros dois trabalhos de Marília também aparecem na lista. No 12º lugar está o disco “Realidade, ao vivo em Manaus” e “Marília Mendonça, ao vivo”, em 13º. Ambas as produções estão com mais de 600 milhões de reproduções na plataforma.

A atualização do ranking foi feita na última segunda-feira (15) e, no top 3, após a rainha da sofrência estão as duplas Zé Neto e Cristiano e Henrique e Juliano.

scroll to top