O município de Elísio Medrado comemora mais uma conquista importante para sua infraestrutura. Nesta quinta-feira (24), foram creditados mais de R$ 500 mil na conta da prefeitura, referentes a um convênio de R$ 1 milhão destinado à pavimentação de vias rurais, recurso viabilizado através de emenda impositiva do Deputado Estadual Rogério Andrade, em parceria com o Governo do Estado da Bahia.
O valor será utilizado para a pavimentação do Lajedo de Abóbora, da região do Oldack até o bar do Coqueiro, além de um trecho importante na Chapadinha, beneficiando centenas de moradores e facilitando o acesso e a mobilidade na zona rural do município.
“Essa é mais uma conquista do nosso mandato em parceria com o Governo do Estado. Estamos trabalhando com responsabilidade e dedicação para atender às demandas dos municípios que representamos”, destacou Rogério Andrade.
A liberação do recurso marca mais um passo importante na melhoria da qualidade de vida da população e no fortalecimento da infraestrutura das comunidades rurais de Elísio Medrado.
O prefeito de Castro Alves, Jadson Soares, anunciou na noite desta quarta-feira (23) as atrações para o Arraiá do Poeta, que acontecerá de 20 a 24 de junho.
Grandes nomes da música se apresentarão na festa junina, a exemplo de Natanzinho Lima, Tayrone, Cavaleiros do Forró, Toque Dez, entre outros.
“Nosso objetivo é o de todo ano realizar umas das melhores festas juninas do Recôncavo. Por isso, usamos nossas experiências positivas e um planejamento completo, investindo muito em segurança, estrutura e organização, para fazer do Arraiá do Poeta um evento com grandes atrações e muita animação para toda a família”, disse Jadson.
A grade anunciada tem as seguintes atrações: Herico Oliver, Íkaro Mendes, Virgílio, Netto Brito, Kart Love, Chambinho do Acordeon, Tarcísio do Acordeon, Catuaba com Amendoim, Trio Nordestino, Faorrozão das Antigas, Bete Nascimento, Tayrone, Cavaleiros do Forró, Raio da Silibrina, Natanzinho Lima, Toque Dez, Tony Salles, Mikael Santos, Silfarley, além de bandas e cantores locais.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado pessoalmente nesta quarta-feira (23), dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A intimação marca o início do processo penal contra Bolsonaro, que é acusado de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições de 2022.
Segundo nota do STF, a Corte aguardava uma “data adequada” para realizar a intimação, já que o ex-presidente está internado desde o último dia 13 de abril, após passar por uma cirurgia no estômago. A operação, que durou cerca de 12 horas, foi necessária por conta de complicações intestinais recorrentes da facada sofrida em 2018, durante a campanha eleitoral.
Apesar do quadro clínico, Bolsonaro participou ativamente de transmissões públicas nos últimos dias. Na segunda-feira (21), ele concedeu uma entrevista ao SBT Brasil, diretamente de seu leito hospitalar. Já na terça (22), participou de uma live promovida por seus filhos Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro, com a presença do ex-piloto Nelson Piquet. O conteúdo teve como objetivo divulgar uma nova marca de capacetes de grafeno, da qual Jair e Flávio Bolsonaro são sócios. Na ocasião, eles também aproveitaram para denunciar o que chamam de “perseguição política” e criticar duramente o ministro Alexandre de Moraes.
Para o Supremo, a presença de Bolsonaro em lives foram suficientes para comprovar que ele estava lúcido e capaz de receber a intimação judicial. “A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem (22/4) demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje (23/4)”, informou a Corte em nota.
Bolsonaro é alvo de investigações que apuram sua suposta participação em articulações para desacreditar o processo eleitoral e incitar atos antidemocráticos, como os ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. O processo em curso pode levá-lo a responder criminalmente por tentativa de golpe e outros delitos relacionados à quebra do Estado democrático de Direito.
O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta-feira (23), um projeto de lei que prevê reajuste salarial acumulado de 13,63% até 2026 para todos os servidores estaduais ocupantes das carreiras da área de saúde. Se aprovada, a proposta deverá beneficiar mais de 13 mil funcionários públicos ativos, além de aposentados e pensionistas.
“Ao longo desses dois anos, um conjunto de direitos foram reconhecidos, mas o reajuste salarial dos profissionais é um reconhecimento do serviço prestado pelos trabalhadores da saúde e uma melhoria concreta no SUS. É o SUS, recebendo na veia, melhorias nas condições de trabalho, empoderando os profissionais, dando maior engajamento. Agora é aguardar a Assembleia e, assim que chegar a minhas mãos, sancionamos a lei, conforme votação”, frisou o governador.
Antes, o documento passará por apreciação da Alba. “Esse projeto será publicado e nós vamos debater, dialogar com a Comissão de Saúde, avaliar se precisa de algum ajuste e dar a maior celeridade possível para colocar em pauta no plenário. Tenho certeza que todos darão a necessária atenção a esse pedido”, comentou a presidente da Alba, Ivana Bastos.
A proposta é de que o incremento salarial seja pago em quatro parcelas, com dois reajustes em 2025 (4% retroativo a março e 2,5% em junho) e outros dois em 2026, também com índices de 4% em março e 2,5% em junho. No caso dos servidores inativos, os índices serão aplicados considerando as regras adotadas no momento de transição para a aposentadoria.
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde), Ivanilda de Brito explicou que o reajuste é resultado das negociações entre o Estado e os sindicatos das categorias. “Nós avançamos e podemos avançar mais. Isso significa muito para o trabalhador que passou um período sem reajuste nenhum. Nossa luta será para que esse grupo de trabalhadores, que dá a vida, a saúde, seja reconhecido e valorizado. A gente merece e a gente precisa”, celebrou.
Ao longo deste ano, a estimativa é de que a medida resulte em um impacto financeiro de mais de R$101,7 milhões para a folha de pagamento do Estado. Já para 2026, o valor calculado é de cerca de R$246,8 milhões.
Beneficiados
A iniciativa visa beneficiar as 31 categorias que integram o grupo ocupacional Serviços Públicos de Saúde, incluindo auxiliares e técnicos de áreas como Enfermagem, Nutrição e Dietética, Higiene Dental e Patologia Clínica, além de profissionais de graduação superior, como assistentes sociais, biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
A medida ainda contempla servidores efetivos, como os profissionais contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A secretária da saúde, Roberta Santana, destacou que, como política de valorização, o trabalho não se encerra nesse pleito, e que o diálogo permanecerá aberto com os sindicatos. “Foi um diálogo estabelecido com o sindicato, conduzido também pela Secretaria de Administração, pela Secretaria de Relações Institucionais, mas a mesa de diálogo permanece aberta e essa é uma marca importante, que deve ser colocada e não deve ser esquecida pelos trabalhadores. Teremos muitos avanços para os trabalhadores da saúde do nosso estado”.
Um acidente chamou a atenção na tarde desta quarta-feira (23), na BR-420, trecho urbano de Jaguaquara, no bairro Malvina II. Um Fiat Uno saiu da pista, bateu em um barranco às margens da estrada e capotou logo depois.
O motorista, um jovem de 21 anos que estava sozinho no veículo, sofreu ferimentos e precisou ser socorrido por uma equipe do SAMU 192. Após o atendimento inicial, ele foi encaminhado ao Hospital Municipal de Jaguaquara.
Policiais civis, militares e agentes da Guarda Municipal estiveram no local para registrar a ocorrência e controlar a movimentação na via. As causas do acidente ainda são desconhecidas e estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.
O governo da Bahia iniciou, nesta quarta-feira (23), o processo de cadastro para que municípios em situação de emergência por estiagem possam receber milho para alimentação animal. A medida busca mitigar os efeitos da seca que atinge diversas regiões do estado, prejudicando milhares de agricultores familiares, incluindo regiões como Vale do Jiquiriçá e Piemonte do Paraguaçu.
A ação foi anunciada durante reunião do governador Jerônimo Rodrigues com prefeitos de 89 cidades baianas com decretos de emergência vigentes. Ao todo, serão distribuídas 250 mil sacas de milho, beneficiando 25 mil famílias que criam caprinos, ovinos e vacas leiteiras.
“Estaremos de mãos dadas com os prefeitos, com ações de água, alimentação animal, entrega de equipamentos, de cestas básicas, para garantir a assistência aos municípios durante todo o período de estiagem”, afirmou o governador.
Coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a iniciativa conta com um investimento de R$ 32 milhões. O milho será destinado a famílias inscritas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Para atender à demanda, serão implantados 12 polos de distribuição espalhados por diferentes territórios do estado, incluindo Irecê, Velho Chico, Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Sudoeste Baiano, Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá, Itaparica, Sertão do São Francisco, entre outros.
As entregas estão previstas para ocorrer entre os dias 28 de abril e 30 de maio. Além da distribuição de milho, o governo estadual também sinalizou outras ações emergenciais em parceria com os municípios e o Governo Federal, como o fortalecimento do abastecimento de água e a entrega de cestas básicas.
A seca tem provocado perdas significativas nas lavouras e na criação de animais, principalmente no interior do estado. A expectativa é que a iniciativa alivie os impactos econômicos e ajude os pequenos produtores a manterem suas atividades.O governo da Bahia iniciou, nesta quarta-feira (23), o processo de cadastro para que municípios em situação de emergência por estiagem possam receber milho para alimentação animal. A medida busca mitigar os efeitos da seca que atinge diversas regiões do estado, incluindo Vale do Jiquiriçá e Piemonte do Paraguaçu.
Um jovem de 22 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (23), no bairro São Paulo, em Santo Antônio de Jesus, durante uma operação contra o tráfico de drogas. A ação foi comandada por investigadores da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com apoio do CATI/Leste.
O suspeito, identificado pelas iniciais G.S.S., foi localizado por volta das 11h na Travessa do Derba. Segundo a Polícia Civil, a prisão é fruto de uma investigação de longa duração que vinha sendo conduzida pelo Setor de Investigação da Coorpin.
Durante o cumprimento do mandado, os policiais realizaram buscas na casa do acusado e encontraram 52 porções de maconha embaladas para comercialização, além de dois tabletes maiores da droga, totalizando cerca de 620 gramas. Também foram apreendidos dois aparelhos de balança de precisão, uma quantia em dinheiro, um celular Redmi e uma motocicleta Honda Pop preta.
O suspeito foi levado para a delegacia, onde permanece preso à disposição da Justiça. A polícia segue com as investigações para localizar outros envolvidos no esquema criminoso e reforçar o combate ao tráfico na região.
O prefeito eleito de Pojuca, Luizinho Trinchão (PSD), e o ex-prefeito Duda Leite (PSDB) são alvos de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), acusados de oferecer dinheiro a candidatos da oposição para que desistissem das eleições de 2024 e passassem a apoiar o grupo da situação. As informações são do Portal Massa!.
A denúncia foi apresentada pelo ex-candidato a prefeito Jocelito Grilo (PRD). Segundo ele, líderes políticos teriam recebido até R$ 25 mil em troca da desistência de suas candidaturas. Entre os citados está Adenilton Paulino da Silva, o Nilton do Riachão, que, de fato, renunciou à disputa.
A vereadora Marli Nascimento de Jesus afirmou que Nilton tentou cooptá-la com dinheiro em nome de Trinchão e Duda. As gravações indicam que ambos sabiam das negociações.
A AIJE pede a cassação da diplomação de Luiz Trinchão e o seu vice, Lenivaldo Palmeiras, além da inelegibilidade de Duda Leite e convocação de novas eleições. O Ministério Público Eleitoral foi acionado e deve se manifestar em breve.
Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica se prepara para realizar um novo conclave, processo sigiloso que elegerá o próximo líder da fé cristã. O Colégio de Cardeais do Vaticano, responsável por essa escolha, é atualmente composto por 252 membros — dos quais apenas 135 têm direito a voto. O motivo é a regra do Vaticano que impede cardeais com mais de 80 anos de participarem da votação, embora possam ser eleitos e participar das discussões.
O Brasil é representado por oito cardeais, sendo sete deles com direito a voto. Confira quem são os religiosos brasileiros envolvidos no processo que escolherá o sucessor de Francisco:
DOM RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS Sem direito a voto por idade Aos 88 anos, o arcebispo emérito de Aparecida (SP) não poderá votar, mas estará presente nas discussões. Foi secretário-geral do CELAM (1991-1995) e da CNBB, nomeado cardeal por Bento XVI em 2010 e membro da Academia Brasiliense de Letras desde 2003.
JOÃO BRAZ DE AVIZ Natural de Mafra (SC), nasceu em 1947. Atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e arcebispo emérito de Brasília, foi ordenado bispo auxiliar em 1994. Tornou-se cardeal em 2012, nomeado por Bento XVI.
PAULO CEZAR COSTA Carioca de Valença (RJ), tem 57 anos. Mestre e doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, foi pároco em Vassouras e bispo em São Carlos (SP). É arcebispo de Brasília desde 2020 e cardeal desde 2022. Também representa o Brasil no CELAM.
SÉRGIO DA ROCHA Atual arcebispo de Salvador (BA), nasceu em 1959 em Dobrada (SP). Tem doutorado em teologia moral e já foi bispo de Fortaleza e arcebispo de Teresina e Brasília. É o único latino-americano no Conselho de Cardeais, grupo que assessora diretamente o papa.
ODILO PEDRO SCHERER Arcebispo de São Paulo, é uma das vozes mais influentes da Igreja no país. Gaúcho de Cerro Largo, tem 75 anos e é doutor em teologia pela Gregoriana de Roma. Está à frente da Arquidiocese paulistana desde 2007.
JAIME SPENGLER Presidente da CNBB desde 2023 e do CELAM, nasceu em Gaspar (SC), em 1960. É arcebispo de Porto Alegre desde 2013 e foi criado cardeal pelo papa Francisco em dezembro de 2024. Doutor em filosofia, é uma das principais lideranças da Igreja na América Latina.
LEONARDO ULRICH STEINER Arcebispo de Manaus, é o primeiro cardeal da Amazônia. Catarinense de Forquilhinha, nasceu em 1950. Foi secretário-geral da CNBB e é conhecido por sua atuação ambiental e social na região amazônica. Tornou-se cardeal em 2022.
ORANI JOÃO TEMPESTA Arcebispo do Rio de Janeiro desde 2009, nasceu em 1950, em São José do Rio Pardo (SP). Ingressou na Ordem Cisterciense e foi arcebispo de Belém antes de assumir a capital fluminense. Tornou-se cardeal em 2014. Uma profecia popular em sua cidade natal dizia que ele “seria bispo e depois, papa”.
O CAMINHO ATÉ O NOVO PAPA O conclave que definirá o novo pontífice reúne os cardeais votantes em sessões secretas na Capela Sistina, no Vaticano. O escolhido precisa obter dois terços dos votos. Até lá, a Igreja Católica vive um momento de luto e expectativa por seu novo líder.
O corpo de um jovem conhecido como “Breu” foi encontrado na tarde desta segunda-feira (21), em um pasto no município de Varzedo. Ele estava desaparecido desde o último sábado (19).
A bicicleta da vítima havia sido localizada antes, próximo ao local onde o corpo foi encontrado. Segundo informações preliminares, o jovem apresentava sinais de violência e o crime teria sido cometido com crueldade.
Durante o período em que esteve desaparecido, familiares e amigos chegaram a divulgar mensagens nas redes sociais pedindo ajuda para encontrá-lo.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a remoção do corpo no fim da noite para realização de perícia. A Polícia Civil investiga o caso e busca esclarecer as circunstâncias do homicídio.