A Neoenergia Coelba iniciou nesta terça-feira (22), a Operação Gatonet em Santo Amaro, com o objetivo de retirar cabos de telefonia e internet instalados de forma irregular nos postes da cidade. A ação também está sendo realizada em outros municípios baianos, como Jacobina, Irecê e Paulo Afonso, e deve se estender ao longo da semana.
Segundo a distribuidora, o foco é combater provedores clandestinos que não seguem os critérios técnicos exigidos, gerando riscos à segurança da população, além de causar poluição visual e possíveis interrupções no fornecimento de energia. Em muitos casos, essas instalações precárias resultam em incêndios na fiação.
Para evitar a retirada dos cabos e o bloqueio do serviço, os provedores locais podem se regularizar entrando em contato com a distribuidora pelo e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com. A empresa garante suporte e orientações técnicas nesse processo.
“A nossa ação visa mitigar os riscos para a população e diminuir a poluição visual nas cidades. Só este ano, já removemos mais de 200 toneladas de cabos irregulares na Bahia”, afirmou Rodrigo Almeida, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba.
Como saber se o seu provedor é regular
A Coelba orienta que a população verifique se o provedor contratado tem permissão para utilizar a rede de postes. Apenas empresas com contrato aprovado pela distribuidora seguem os critérios de segurança exigidos.
Regularização é obrigatória
O compartilhamento de postes entre empresas de energia e telecomunicações é regulamentado por resoluções da Aneel, Anatel e ANP. As prestadoras precisam estar devidamente cadastradas, manter os equipamentos em condições seguras e seguir normas técnicas específicas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (22), um alerta laranja para 80 cidades baianas, incluindo municípios do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá, como Amargosa, Mutuípe, Laje e Jiquiriçá.
O aviso vale até as 23h59 desta quarta-feira (23), com previsão de chuva entre 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm ao longo do dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios, principalmente em áreas ribeirinhas e de relevo acidentado.
A Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados em caso de emergência. A população deve evitar áreas de risco e redobrar a atenção em locais alagados.
Nos últimos dois anos, o Governo do Estado investiu R$ 37 milhões nas áreas de educação, segurança, infraestrutura hídrica e desenvolvimento rural, em Itatim, no Piemonte do Paraguaçu. Para tratar das próximas entregas e ações prioritárias para atender os cerca de 15 mil habitantes, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu na tarde desta terça-feira (22), em Salvador, ao lado de secretários estaduais, a prefeita do município, Daiane dos Anjos.
A cidade foi contemplada, de imediato, com uma ambulância e uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). “Foi uma agenda potente, onde discutimos projetos estruturantes e estratégicos. Apreciamos um conjunto de demandas na área da educação, na saúde, como o novo hospital, onde vamos fornecer apoio com equipamentos e pessoal, e também ações de assistência social, pavimentação asfáltica para a zona rural, a construção de um ambiente mais adequado para a feira livre e a universalização da água”, comentou o governador.
Em breve serão entregues a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Geovânia Nogueira Nunes, que teve aporte de R$ 31,8 milhões, por meio da Secretaria da Educação (SEC) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e uma Unidade Integrada da Segurança Pública (SSP), com uma Delegacia Territorial e o Pelotão da Polícia Militar, com investimento de R$ 2,8 milhões. Outro investimento importante foi a substituição de trechos das adutoras de água tratada do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Paraguaçu – Milagres, que atende também os municípios de Santa Terezinha e Milagres.
Ações voltadas para a convivência com o semiárido também estão contempladas. Serão implantadas 25 cisternas calçadão e construídos 38 barreiros trincheira em comunidades rurais de Itatim. A iniciativa, que contará com R$ 1,1 milhão de investimento, tem início previsto para os próximos meses.
A prefeita Daiane dos Anjos celebrou os anúncios, destacando que os investimentos representam um marco no desenvolvimento do município: “Essas obras vão transformar a realidade de muitas famílias em Itatim, com mais educação, segurança, acesso à água e dignidade para as comunidades rurais. Com trabalho, o resultado vem e quem ganha é o nosso povo”.
A prefeita também destacou que a reunião foi muito positiva, indicando uma aproximação a base governista. “É preciso ter uma relação saudável entre as esferas de poder, afinal, a vida acontece nos municípios e precisamos da salvaguarda do estado”.
A cidade de Amargosa se transformou na capital do forró na Bahia com a realização do Primeiro Festival de Forró, ocorrido no sábado (19) e domingo (20), durante o feriado prolongado da Páscoa. Idealizado pelo cantor Fábio Carneirinho, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, o evento reuniu artistas de diversas regiões do Brasil, a exemplo do renomado Chico César.
Com uma programação extensa, iniciada às 9h da manhã com atrações da cultura popular regional, o festival proporcionou à população a oportunidade de reviver as raízes do forró. Uma Vila Junina foi montada no Bosque, com direito à Feira da Agricultura Familiar, fomentando a economia solidária em toda a região.
No palco principal, Fábio Carneirinho recebeu artistas como Adelmário Coelho, As Januárias, Chambinho do Acordeom, Del Feliz, Deusa do Forró, Flávio Leandro, Jô Miranda, Luiz Fidelis, Maurício Baia e Zeu Azevedo. Artistas locais também marcaram presença na programação.
O prefeito Getúlio Sampaio destacou a importância do festival, que marca o início oficial dos festejos juninos na Bahia. “Era um antigo sonho da nossa população. Este é o pontapé inicial para o nosso São João. Foi uma grande festa, que ficou marcada na história do nosso município”, afirmou.
Para o cantor Fábio Carneirinho, o evento foi a realização de um sonho. “Amargosa é uma cidade que mora no meu coração. Sou cearense, mas a Cidade Jardim hoje é um dos lugares mais importantes da minha carreira. Espero que esse festival se torne uma tradição”, declarou.
Diretamente de Salvador, o turista Lucas Almeida fez questão de prestigiar o evento. Apaixonado por forró, ele destacou a importância do festival para a valorização da cultura nordestina. “Vim especialmente para participar do festival e conhecer Amargosa, que tem uma forte tradição junina. Este evento reforça ainda mais o papel da cidade como referência no forró. É uma experiência única para quem ama e valoriza nossas raízes”, afirmou.
Durante o festival, também foi divulgada a grade oficial do São João de Amargosa. Entre os artistas confirmados estão: Simone Mendes, Iguinho e Lulinha, Toque 10, Calcinha Preta, Limão com Mel, Adelmário Coelho, Léo Foguete, Alcymar Monteiro, Cavaleiros do Forró, Fábio Carneirinho, Catuaba com Amendoim, Filomena Bagaceira, Flávio José, Forró do Tico, Kevy Jonny, Marcos & Belutti, Santana, Trio Nordestino, Unha Pintada e Silfarley. O palco dois será dedicado às apresentações de bandas locais.
A igreja católica do Serrote I, na zona rural de Elísio Medrado, dará início ao novenário em celebração a São José Operário, nesta terça-feira (22), a partir das 19h.
A primeira noite do evento em homenagem ao padroeiro da comunidade terá o padre Valter Moura, pároco de Elísio Medrado, como celebrante.
A programação será encerrada no dia 1º de maio, quando acontecerá a procissão, a partir das 9h, seguida da Celebração Eucarística, às 10h.
Um homem identificado como William Gomes de Oliveira, conhecido como “William da Sopa”, morreu enquanto trabalhava como vendedor ambulante, na Praça do Bosque, em Amargosa, na madrugada desta segunda-feira (21).
William vendia bebidas, durante o Festival de Forró de Amargosa, quando um grande galho de uma árvore caiu sobre ele. Rapidamente, uma equipe do Corpo de Bombeiros prestou atendimento à vítima e uma ambulância da Prefeitura conduziu para o Hospital Municipal, onde ele não resistiu aos ferimentos.
Foto: i75
No momento do acidente, ocorrido por volta de 1h30, a banda Tubaína, Mortadela e Pão fazia o show de encerramento do Festival. A apresentação foi encerrada e o vocalista informou o ocorrido ao público.
Através das redes sociais, a Prefeitura de Amargosa lamentou o corrido e informou que apura o fato, prestando todo o apoio necessário aos familiares.
Um músico identificado como Sirlando foi morto com um tiro, na madrugada desta domingo (20), enquanto estava na região do Sobradinho, zona rural de Laje, no Vale do Jiquiriçá.
Segundo informações preliminares, ele foi atingido por um disparo na cabeça e infelizmente não resistiu ao ferimento.
De acordo com o Criativa Online, Sirlando era proprietário e também atuava como músico da banda Mistura do Sucesso. Ele morava na localidade do Capão, no município de Jaguaripe.
O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus. O caso é investigado pela Polícia Civil, que apontará a autoria e motivação do crime.
O Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell, da Casa Santa Marta.
“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.
O cardeal Farrell disse ainda que Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20). “O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo”.
“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino,” acrescentou o cardeal.
Primeiro Papa das Américas
Francisco assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde, desde gripes e resfriados até ferimentos provocados por quedas em seu próprio apartamento, no Vaticano.
Com a saúde cada vez mais fragilizada, chegou a usar cadeira de rodas e bengalas para se locomover em eventos que exigiam maior esforço físico, além de limitar suas falas em razão de diversas infecções respiratórias.
Em fevereiro, foi internado para realizar exames e tratar um quadro de bronquite, inflamação dos brônquios geralmente provocada por vírus como o da influenza ou o vírus sincicial respiratório.
Apesar do agravamento da saúde no decorrer dos anos, o papa vinha mantendo grande parte de sua agenda diária de compromissos, participando, inclusive, de reuniões em sua própria residência.
Biografia
Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.
Ainda jovem, chegou a formar-se técnico em química, mas, pouco depois, escolheu o caminho do sacerdócio. Licenciou-se em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, posteriormente, licenciou-se também em teologia.
Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, como cardeal, pelo então papa João Paulo II.
Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, elaborou um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização e com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.
Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. Francisco chegou a presidir o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparava a Jesus.
Em meados de 2024, sobre a possibilidade de também ele renunciar, Francisco se referiu ao tema como “hipótese distante”, já que ainda mantinha saúde suficiente para seguir com seu papado. “Não tenho motivos sérios o suficiente para me fazerem pensar em desistir”.
Apelo por cessar-fogo
Ao longo de seu papado, Francisco lançou diversos apelos à comunidade internacional por cessar-fogo em conflitos na Europa e no Oriente Médio – incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia e, mais recentemente, os ataques do Hamas à Faixa de Gaza.
“Todas as nações têm o direito de existir em paz e em segurança e seus territórios não devem ser atacados ou invadidos. A soberania deve ser respeitada e garantida pelo diálogo e pela paz, não pelo ódio e pela guerra.”
Mulher em gabinete-chave da Igreja Em janeiro de 2025, Francisco nomeou uma mulher para chefiar um importante gabinete do Vaticano, escolhendo a freira Simona Brambilla para dirigir o departamento responsável por todas as ordens da Igreja Católica.
Com a nomeação, pela primeira vez, uma mulher fica responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Fé, órgão central de governo da Igreja Católica. Simona substitui o cardeal brasileiro reformado João Braz de Aviz.
Milagre na Amazônia
Em outubro de 2024, durante missa na Praça de São Pedro, Francisco proclamou a canonização do padre italiano José Allamano, fundador da congregação dos Missionários da Consolata, por um milagre que teria ocorrido na Amazônia brasileira.
Segundo a organização Consolata América, o milagre ocorreu em 1996, em Roraima, quando um indígena yanomami foi atacado por uma onça e apresentou um grave ferimento na cabeça. Um grupo de missionários teria invocado José Allamano pedindo a recuperação do rapaz, o que se realizou.
Mudanças climáticas
Em agosto de 2024, Francisco fez um de seus últimos alertas em prol da preservação do meio ambiente e exigindo uma ação global contra as mudanças climáticas. “Se medirmos a temperatura do planeta, isso nos dirá que a Terra está com febre. Ela está doente”.
“Precisamos nos comprometer com a proteção da natureza, mudando nossos hábitos pessoais e comunitários”, disse. “Os que mais sofrem com as consequências desses desastres são os pobres, aqueles que são forçados a deixar suas casas por causa de enchentes, ondas de calor ou secas”, completou.
Bênção para casais do mesmo sexo
Em dezembro de 2023, o Vaticano anunciou, em decisão histórica aprovada pelo papa Francisco, que padres podem administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que não façam parte dos rituais ou liturgias regulares da Igreja Católica.
Documento do escritório doutrinário do Vaticano destaca que tal bênção não legitima situações irregulares nem deve ser confundido com o sacramento do matrimônio, mas figura como um sinal de que Deus acolhe a todos.
O texto cita que padres “não devem evitar ou proibir a proximidade da Igreja com as pessoas em todas as situações em que elas possam buscar a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção”.
*Com informações do Vaticano News e Agência Brasil
A Prefeitura de Milagres divulgou, na noite deste domingo (20), a ordem e os horários das 24 atrações que se apresentarão na Festa dos Vaqueiros 2025, de sexta-feira (25) a domingo (27).
O tradicional evento contará com nomes como Pablo, Léo Santana, Natanzinho Lima, Iguinho e Lulinha, e muitos outros. A Festa dos Vaqueiros será aberta pela banda Pisarocha e será encerrada pelo cantor Zay Rios.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (25)
18h – Regi Souza 19h – Neguinho da Sofrência 20h – Leona Forrozeira 21h – Kita Dial 22h – Kevi Jonny 0h – Léo Santana 2h – Iguinho e Lulinha 3h30 – Danniel Vieira
Sábado (26)
18h – Zé do Brinco Oficial 19h – Bruno Teclas 20h – Maria Maia 21h – Sela Vaqueira 22h30 – Vitor Fernandes 0h – Theuzinho 1h30 – Adelmário Coelho 3h – Toque Dez 4h30 – Lucas Viana
Domingo (27)
17h – Pisarocha 18h – Edy Barbicha 19h – Armando Andrade 20h – Ed Rossi 21h30 – 100 Parêa 23h – Pablo 0h30 – Natanzinho Lima 2h – Zay Rios
A programação foi atualizada dia 24/04/2025 após a Prefeitura de Milagres reorganizar a grade.
O deputado estadual Rogério Andrade (MDB) esteve em Nazaré, no Recôncavo baiano, na manhã deste sábado (19), ao lado do Governador Jerônimo Rodrigues, onde participou de inaugurações e anúncios de investimentos do Governo do Estado para a cidade.
Além da comitiva do governador, o deputado esteve ao lado do prefeito de Nazaré, Benon; do vice-prefeito, Rodrigo; do presidente da Câmara, Júnior da Auto Escola, demais vereadores do grupo e outras lideranças políticas da região.
Durante seu discurso, Rogério reforçou seu compromisso com Nazaré e agradeceu ao governador pelos recursos destinados à cidade. “Obrigado governador! Com sete dias de governo de Benon, o senhor nos convocou lá no seu gabinete para ouvir o prefeito, para ouvir esse grupo político, saber quais eram as prioridades do povo de Nazaré”, lembrou o parlamentar.
Rogério também relembrou a sua participação na caminhada política que ajudou a construir a eleição de Benon com 10.573 votos. “Nós estivemos aqui, na sua convenção, Benon, e nas caminhadas todas que nós fomos convidados. Nós estivemos na audiência com o governador, que à época era secretário de Educação, ainda no projeto da sua pré-candidatura para prefeito. Nós estivemos no comício com o governador, o comício que foi fundamental para a sua vitória. Nós estivemos nessa cidade no dia que o governador autorizou e deu a ordem de serviço para seis milhões de reais em asfalto, beneficiando diversas comunidades na sede do município de Nazaré”.
Na oportunidade, foram entregues o sistema integrado de abastecimento de água nas localidades de Caboto I e Caboto II, e a Unidade Integrada da Delegacia Territorial e do Pelotão da Polícia Militar.
Foto: Joá Souza/GOVBA
Também foram anunciados investimentos na ordem de mais de R$ 135 milhões para a implantação do sistema de esgotamento sanitário; R$ 22 milhões para a ampliação do sistema de abastecimento de água; autorização para reforma e ampliação da Policlínica Municipal e a recuperação de três unidades básicas de saúde.
Muito em função da sua forte influência política junto ao Governo do Estado, Rogério Andrade teve um papel fundamental nas conquistas de Nazaré. Ainda em janeiro, o parlamentar também garantiu, através de emenda parlamentar, uma ambulância 0km para o município e destinou cerca de R$ 325 mil para custear os serviços oferecidos pela Santa Casa de Misericórdia da cidade, que cumpre um papel extremamente relevante na região.
Durante a agenda, o deputado também visitou a tradicional Feira de Caxixis, realizada até este domingo (20). A feira é a maior em comercialização de artesanato em cerâmica, a céu aberto, da América Latina. O evento conta ainda com shows de artistas nacionais e também da Bahia.