Um homem de 54 anos foi preso em flagrante na última quinta-feira (3), acusado de manter uma jovem de 19 anos em cárcere privado no povoado de Rio de Areia, zona rural de Laje, no interior da Bahia. A prisão aconteceu após uma denúncia do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Segundo a Polícia Civil, a vítima era mantida em uma casa com muros altos, cadeados e correntes, desde os 14 anos. Ela não podia estudar, trabalhar, usar celular ou manter contato com familiares. Só saía acompanhada pelo suspeito, sempre sob vigilância.
O acusado foi autuado em flagrante na Delegacia de Laje. A jovem recebeu atendimento e prestou depoimento. O caso segue sob investigação para apurar possíveis outros crimes e vítimas.
A Prefeitura de Sapeaçu, no Recôncavo baiano, anunciou o cancelamento da festa de 72 anos de emancipação política da cidade. A decisão foi motivada por uma redução no repasse de recursos, o que levou a gestão municipal a priorizar investimentos essenciais para a população.
Mesmo sem os festejos musicais, parte da programação comemorativa será mantida. A tradicional Corrida da Emancipação e outras atividades cívicas seguem confirmadas, garantindo que a data não passe em branco.
A festa estava marcada para os dias 25, 26 e 27 de abril e teria apresentações de artistas como Toque Dez e Nenho. No entanto, devido à queda na arrecadação, a prefeitura optou por suspender o evento e direcionar os recursos para áreas prioritárias.
A Prefeitura de Elísio Medrado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que a vacina contra a gripe (influenza) já está disponível para os grupos prioritários. A campanha tem como objetivo ampliar a imunização e reduzir os casos da doença na cidade.
Quem pode se vacinar?
A vacina está disponível o ano todo para os seguintes grupos:
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Idosos a partir de 60 anos;
Gestantes e puérperas.
Além disso, outros grupos prioritários também podem se imunizar, incluindo:
Portadores de doenças crônicas;
Trabalhadores da saúde, correios, caminhoneiros, transporte coletivo e forças armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Professores do ensino básico e superior;
Profissionais das forças armadas de segurança e salvamento.
Como se vacinar?
Os moradores que fazem parte dos grupos prioritários devem procurar a sala de vacinação mais próxima, levando documentos pessoais e o cartão de vacina. A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização para evitar complicações da gripe, especialmente entre os públicos mais vulneráveis.
A Câmara de Vereadores de Elísio Medrado realizou mais uma Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (3). Durante o expediente, duas indicações foram apresentadas e edis fizeram cobranças para melhorias no município.
As indicações foram de autoria do vereador Perna da Saúde, que apresentou os pedidos de forma oficial (protocolados na Casa). Perna solicitou a implantação de quebra-molas em ruas do Condomínio Gilberto Figueiredo Andrade e também o fechamento, em dias de feira livre, das ruas laterias à cobertura.
O presidente da Câmara, Getúlio Moraes (Gel da Saúde), falou, durante a sessão, que sente-se lisonjeado pela postura cordial dos colegas durante as sessões, com respeito e troca de ideias.
O vereador Talisca lembrou da areninha com grama sintética que será construída pela Prefeitura em sua comunidade, a Jacutinga. “Quero agradecer ao prefeito por beneficiar minha comunidade com a areninha. Tem muita coisa a ser feita ainda e com o tempo faremos tudo. Vamos colocar tudo em dia, porque o prefeito está trabalhando”.
Durante sua fala, Mundinho também aproveitou para fazer um agradecimento. “Quero agradecer ao senhor Amado, que cedeu uma área do seu terreno, na Sapucai,a para que o ônibus escolar faça a volta e não precise entrar de ré. Vamos pra frente, que o futuro está logo ali”.
Já a vereadora Liu criticou o serviço feito nas estradas da zona rural, dizendo que já estão com buracos. “Quem disse que as estradas estão sendo bem feitas, tem que ir fiscalizar. Passei no Serrote, hoje, e vi várias poças de água no meio da estrada”.
Por fim, Nel de Manu lembrou das pessoas que criticam o sistema de saúde de Elísio Medrado. “É um pecado grande criticar a saúde de Elísio Medrado. As críticas devem ser construtivas. Temos uma secretária capacitada. Pessoas de outras cidades vêm buscar atendimentos aqui. O município conta com muitas especialidades e isso nos torna uma referência”.
Também estiveram na sessão o vice-prefeito de Elísio Medrado, Bune do Esporte, e o vereador Fábio Andrade, do município de Santa Teresinha.
O município de Jaguarari, no centro-norte da Bahia, registrou mais um tremor de terra na madrugada desta terça-feira (1º). De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN), o evento sísmico ocorreu às 00h39 e teve magnitude preliminar de 1.6 mR.
Esse é o segundo tremor em Jaguarari em apenas dois dias. No dia anterior, 31 de março, outro abalo de 1.5 mR também foi detectado na cidade, que possui cerca de 32 mil habitantes. Apesar dos registros, nenhum morador relatou ter sentido os tremores.
Sismos frequentes no interior da Bahia
Jaguarari não é o único município baiano a registrar atividades sísmicas recentemente. Outras cidades, como Amargosa, Mutuípe, Campo Formoso e Jacobina, também tiveram pequenos tremores ao longo de março. Segundo especialistas, esses abalos de baixa magnitude são comuns na região e não representam riscos para a população.
O Labsis/UFRN segue monitorando a atividade sísmica no estado e reforça a importância do acompanhamento desses fenômenos, mesmo quando não há impactos visíveis.
O influenciador digital e empresário Felipe Neto surpreendeu seus seguidores nesta quinta-feira (3) ao anunciar sua pré-candidatura à Presidência da República em 2026. A declaração foi feita por meio das redes sociais, onde Neto afirmou que está pronto para entrar no cenário político nacional.
“Eu precisava ter um olhar de fora. Como em toda a minha carreira, baseio minhas opiniões no domínio da informação e no meu maior anseio de ser um guardião da verdade”, afirmou.
O influenciador ressaltou que sua decisão não tem relação com vaidade, mas sim com um desejo genuíno de transformar o país. Segundo ele, sua experiência no universo digital será um diferencial na disputa.
“Quero ser presidente porque, embora seja um homem de fora da política, possuo a maior arma do nosso tempo: o uso das redes”, declarou.
Nova rede social como ferramenta política
Além de anunciar sua pré-candidatura, Felipe Neto revelou um projeto ambicioso: a criação de uma nova rede social, que será usada para entender melhor as demandas da população. Segundo ele, a plataforma servirá como um “laboratório” para coletar dados sobre as necessidades e preferências dos brasileiros.
“Cada cidadão, enquanto interage com os conteúdos, cede informações para que possamos compreender as preferências e necessidades do povo brasileiro”, explicou o influenciador.
Felipe Neto ainda comparou sua visão política com a de um líder familiar. “Assim como um pai precisa vigiar um filho para educá-lo bem, é isso que um líder de uma nação precisa fazer. Quero ser para o povo brasileiro um pai tão generoso quanto vigilante. Ou, se eu for jovem demais para isso, quero ser como um irmão mais velho”, concluiu.
Secretários de Agricultura e Meio Ambiente de todo o Vale do Jiquiriçá participaram, nesta quinta-feira (3), da reunião de apresentação dos critérios de seleção para acessar o projeto Parceiros da Mata, lançado pelo Governo do Estado para beneficiar áreas rurais da Mata Atlântica da Bahia. O evento, realizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Aciapa), de Amargosa.
Serão investidos o equivalente a R$ 750 milhões até 2030, em quatro territórios baianos, na promoção do desenvolvimento sustentável nas áreas rurais da Mata Atlântica, beneficiando 77 municípios, dentre eles Amargosa. Segundo o prefeito Getúlio Sampaio, o projeto vai atuar na proteção e recuperação ambiental, na melhoria da renda e no fortalecimento da agricultura familiar de Amargosa. “Estamos felizes por termos sido contemplados. Agora, vamos fortalecer ainda mais a nossa agricultura familiar, trazendo mais desenvolvimento para a nossa zona rural”, disse.
A coordenadora do projeto Parceiros da Mata, Cida Oliver, relatou que está percorrendo os quatro territórios para apresentar aos secretários de agricultura dos municípios os critérios para participação. “Estamos apresentando as comunidades que foram cadastradas e que serão atendidas pelo projeto. O Parceiros da Mata atenderá 88 mil famílias. Vamos mudar a realidade do homem e da mulher do campo”, explicou.
Já a secretária de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), Francelle Ferratti, explicou como os investimentos serão feitos no território do Vale do Jiquiriçá. “A partir do projeto, as nossas comunidades vão desenvolver projetos baseados na sustentabilidade dentro do bioma da Mata Atlântica, fomentando a economia no campo”, finalizou.
O jornalista Silvio Batalha se manifestou nesta terça-feira (1º) após ser acusado de abuso sexual durante a transmissão do programa Bem Na Hora, da Rádio Metrópole. Em uma ligação anônima, uma ouvinte afirmou ter sido vítima de Batalha na infância, dentro do elevador do Edifício Visconde de Cairu.
A mulher, emocionada, relatou que ainda lida com as consequências do ocorrido. “Eu já fui abusada, violentada sexualmente por esse senhor e precisava dizer que aquela criança nunca esqueceu isso. Trabalho em terapia hoje. É muito difícil para mim ouvi-lo no rádio”, disse a denunciante.
Diante da repercussão, Silvio Batalha divulgou uma nota pública classificando as acusações como “covardes e irresponsáveis”. Ele negou qualquer envolvimento no caso e anunciou que tomará medidas policiais e jurídicas para identificar a autoria da denúncia.
“Não será agora que uma acusação leviana e mendaz, feita anonimamente e sem que se saibam os verdadeiros motivos por trás dessa investida, haverá de conspurcar a minha honra, desestruturar a minha família e apagar a minha história”, afirmou o jornalista.
Batalha também revelou que contratou um escritório de advocacia para acompanhar o caso. “Quero afirmar que adotarei todas as providências policiais e legais para desvendar essa calúnia ignominiosa, identificar a sua autora (ou autores, que porventura estejam agindo à socapa)”, declarou.
O caso segue repercutindo, e novas informações devem surgir conforme as investigações avançam.
Uma ambulância da Prefeitura de Cruz das Almas pegou fogo na tarde desta terça-feira (2) na BR-101, próximo à entrada de Conceição da Feira. O incidente ocorreu por volta das 16h40 e mobilizou equipes de emergência para conter as chamas e garantir a segurança na rodovia.
A prefeitura esclareceu que, no momento do incêndio, o veículo estava sendo conduzido apenas pelo motorista, sem pacientes ou acompanhantes a bordo. De acordo com a gestão municipal, o condutor percebeu um possível problema técnico e estacionou o veículo para relatar a situação à coordenação. Pouco depois, faíscas foram identificadas e o fogo se alastrou.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O motorista agiu com prudência e passa bem. A Secretaria de Saúde reforçou que realiza manutenções periódicas em toda a frota de veículos usados para o transporte de pacientes e que já iniciou uma apuração sobre as causas do incêndio.
A prefeitura lamentou o ocorrido e garantiu que o atendimento aos pacientes seguirá normalmente. Mais informações sobre o incidente devem ser divulgadas pelas autoridades nos próximos dias.
A Festa dos Vaqueiros de Milagres 2025 promete muita diversão e, por que não, um pouco de sofrência entre os dias 25 e 27 de abril.
As atrações estão sendo confirmadas aos poucos, e, assim como Natanzinho Lima, Pablo do Arrocha também subirá ao palco no domingo (27), último dia do evento. A apresentação acontecerá na Praça dos Vaqueiros.
Além de Pablo e Natanzinho Lima, o evento contará com shows de Iguinho e Lulinha, Vitor Fernandes, Kevi Jonny e 100 Parêa.
A Festa dos Vaqueiros de Milagres, que tem entrada gratuita e conta com o apoio do Governo da Bahia, será realizada nos dias 25, 26 e 27 de abril.