Torcida do Bahia sofre xenofobia em jogo contra o Santos

Letícia Martins / EC Bahia

O empate em 2 a 2 entre Bahia e Santos, no último domingo (6), pela segunda rodada do Brasileirão, foi manchado por um episódio lamentável fora das quatro linhas. Torcedores tricolores foram alvo de ataques verbais e ofensas de cunho xenofóbico ainda nas arquibancadas da Vila Belmiro, logo após o apito final.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra parte da torcida santista gritando palavras ofensivas como “macumbeiros” e “vão comer acarajé”, em uma tentativa clara de ridicularizar a cultura e os costumes do povo baiano.

A cena gerou revolta nas redes sociais, com internautas e torcedores exigindo um posicionamento da CBF e do Santos, que até o momento não comentou publicamente sobre o caso.

No campo, o resultado manteve o Bahia na 13ª colocação, com dois empates nas duas primeiras rodadas – o anterior contra o Corinthians, na Arena Fonte Nova. Já o Santos, ainda sem vencer, ocupa a 16ª posição, com um ponto conquistado.

O Tricolor Baiano volta a campo nesta quarta-feira (9), às 19h, para enfrentar o Nacional, no Uruguai, pela Copa Libertadores. No Brasileirão, o próximo desafio será contra o Mirassol, no domingo (13), às 16h, na Arena Fonte Nova.

Casal se fere após cair de moto em Ubaíra

Foto: Reprodução/Criativa

Um acidente envolvendo uma motocicleta mobilizou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na noite deste domingo (6), em Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá. Um homem que pilotava a moto, acompanhado de uma mulher, perdeu o controle do veículo e caiu na Rua da Bela Vista.

O casal sofreu alguns ferimentos com o impacto e recebeu os primeiros atendimentos ainda no local da queda. Em seguida, ambos foram encaminhados ao hospital para avaliação médica mais detalhada.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas e deverão ser investigadas pelas autoridades locais. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Conta de luz deve sofrer aumento abaixo da inflação em 2025, diz Aneel

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta segunda-feira (7), que a conta de luz deve subir menos que a inflação em 2025. Segundo o boletim InfoTarifa, o aumento médio nas tarifas de energia será de 3,5% no próximo ano — abaixo da inflação projetada, que gira em torno de 5,1%, segundo o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).

O alívio no bolso do consumidor vem mesmo diante de um aumento nos custos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que deve atingir a marca de R$ 41 bilhões em 2025 — um crescimento de 9,2% em comparação com 2024. Esse fundo é usado para bancar políticas públicas no setor elétrico, como subsídios a fontes renováveis e programas sociais.

Outro fator que influencia os reajustes é o aumento dos custos com a distribuição de energia, a chamada “parcela B”, que reflete o impacto da inflação sobre as empresas do setor.

Apesar dessas pressões, a Aneel tem mantido a bandeira tarifária na cor verde entre janeiro e abril deste ano, o que indica que os consumidores não pagaram taxas extras nas contas de luz durante esse período.

Prefeito de SAJ denuncia tentativa de golpe com seu nome

Foto: Divulgação

O Prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, alerta toda a população sobre uma pessoa que está tentando se passar por ele através de ligações.

As chamadas ocorrem de um número desconhecido e tentam abordar pessoas que conhecem o prefeito. O intuito é aplicar golpes financeiros.

O chefe do poder executivo municipal reitera que não trocou de número e solicita que as pessoas redobrem os cuidados para que não sejam vítimas de tais golpes.

Foto: Divulgação

Governador Jerônimo Rodrigues atende pedido de Rogério Andrade e autoriza perfuração de poço artesiano em Nazaré

Foto: Reprodução

A população das comunidades de Tapera e Cascalheira, na zona rural do município de Nazaré, comemora uma importante conquista: a perfuração de um poço artesiano que garantirá o acesso à água potável para dezenas de famílias.

A ação foi confirmada após o Governador Jerônimo Rodrigues, com sua conhecida sensibilidade e compromisso com o bem-estar do povo baiano, atender mais um pedido do mandato do Deputado Estadual Rogério Andrade.

A iniciativa representa um avanço significativo para a região, que por anos conviveu com dificuldades no abastecimento de água. “A chegada de água potável trará mais dignidade e qualidade de vida para essas comunidades. Estamos muito felizes em ver mais esse pleito do nosso mandato sendo atendido”, afirmou o deputado Rogério Andrade.

A obra integra o conjunto de ações do Governo do Estado voltadas ao desenvolvimento do interior e à redução das desigualdades sociais. Com a perfuração do poço, espera-se não apenas a melhoria na saúde pública, mas também a valorização das atividades agrícolas e o fortalecimento das famílias que vivem da terra.

A previsão é de que, em breve, o sistema esteja concluído e em pleno funcionamento, garantindo um direito básico e essencial: acesso à água de qualidade.

Ciclista morre após ser atropelado por motociclista em Laje

Um homem de 57 anos, identificado como Miguel Hilário dos Santos Filho, morreu após ser atropelado por um motociclista, na noite de domingo (6), em Laje, no Vale do Jiquiriçá. O acidente ocorreu por volta das 20h, na ladeira que dá acesso ao bairro Arco-Íris.

O motociclista fugiu do local após o atropelamento, deixando a vítima caída. A Polícia Militar chegou ao local, mas a motocicleta já havia sido removida. Testemunhas relataram que o condutor da moto estava realizando manobras perigosas momentos antes do acidente.

A motocicleta foi encontrada posteriormente escondida nas proximidades, mas o piloto conseguiu fugir com a ajuda de um ocupante de um carro. Há suspeitas de que o condutor seja morador da cidade de Mutuípe. A Polícia Militar registrou a ocorrência e comunicou o caso à Polícia Rodoviária Federal, que assumirá as investigações.

Toque Dez e outras duas atrações são confirmadas na Festa dos Vaqueiros de Milagres

Foto: Divulgação

Além da presença de Léo Santana, noticiada em primeira mão pelo i75, a Prefeitura de Milagres anunciou neste sábado (5) outras três atrações para a tradicional Festa dos Vaqueiros, que será realizada nos dias 25, 26 e 27 de abril.

Também vão compor a grade do evento as bandas Toque Dez e Sela Vaqueira, além do cantor Theuzinho.

A programação completa do evento, que é gratuito e tem apoio do Governo da Bahia, deve ser divulgada nos próximos dias.

Também já foram confirmados Natanzinho Lima, Pablo, Iguinho e Lulinha, Vitor Fernandes, Kevi Jonny e 100 Parêa.

Programação parcial:

sexta-feira (25 de abril)
Léo Santana

Domingo (27 de abril)
Natanzinho Lima
Pablo

Eridan de Bonifácio vence eleição suplementar em Ruy Barbosa 

Foto: Reprodução

Na tarde deste domingo (6), a candidata Eridan de Bonifácio (MDB) foi eleita a nova prefeita de Ruy Barbosa, na Eleição Suplementar no município. Dos 17.978 votos válidos registrados, 9.260 (51,51%) foram destinados à vencedora.

Eridan concorreu com Dr. George (PSD), que obteve 8.718 votos, o equivalente a 48,49%. O pleito registrou um comparecimento de 79,16% do eleitorado, com 18.703 votantes.

A abstenção foi de 20,84%, totalizando 4.925 eleitores(as) ausentes.  Houve ainda 547 votos nulos e 178 votos em branco.  

Eridan é esposa de Bonifácio (MDB), que havia sido eleito em outubro do ano passado. No entanto, o pleito foi anulado por causa da inelegibilidade do candidato emedebista.

Homem morre afogado após entrar no Rio Paraguaçu, em Iaçu

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM) sediado em Itaberaba, e do 13° BBM/Bmar, de Salvador, recuperaram, na noite deste sábado (5), o corpo de um homem que morreu afogado após entrar no Rio Paraguaçu, em Iaçu.

A vítima estava a uma profundidade aproximada de 12 metros. De acordo com informações repassadas à central do Cicom, o motociclista entrou na água nas imediações de uma ponte, submergindo e não sendo mais avistado.

Ainda na manhã de sábado, a guarnição do Corpo de Bombeiros realizou o reconhecimento da área, identificando uma profundidade superior a oito metros, o que dificultou a localização imediata da vítima.

Durante as buscas, foram encontrados um capacete e um boné presos entre pedras, posteriormente reconhecidos por familiares como pertencentes à pessoa desaparecida. Diante dos indícios e da complexidade da ocorrência, os bombeiros seguiram realizando buscas no local.

Uma equipe de mergulhadores do 13° BBM/Bmar foi acionada e se deslocou para Iaçu, iniciando as buscas e recuperando o corpo, por volta das 19h20.

Léo Santana confirma show na Festa dos Vaqueiros de Milagres

Foto: Alef Fera/ Divulgação

O cantor Léo Santana divulgou sua agenda de abril, neste sábado (5), e nela consta sua apresentação na Festa dos Vaqueiros de Milagres, que será realizada nos dias 25, 26 e 27 de abril.

De acordo com a programação do GG, o seu show será na sexta-feira (25), primeiro dia do evento gratuito, organizado pela Prefeitura de Milagres e que tem apoio do Governo do Estado.

Além de Léo Santana, também fazem parte da grade do evento, Natanzinho Lima, Pablo, Iguinho e Lulinha, Vitor Fernandes, Kevi Jonny e 100 Parêa.

Programação parcial:

sexta-feira (25 de abril)
Léo Santana

Domingo (27 de abril)
Natanzinho Lima
Pablo

Foto: Reprodução/Instagram @leosantana
scroll to top