Investigado por estupro de vulnerável é preso com maconha e espingarda em Amargosa

Um homem de 47 anos foi preso preventivamente pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (8), no povoado de Pau Ferro, zona rural de Amargosa. A prisão ocorreu durante as ações da Operação Malhas da Lei, coordenada pela Delegacia Territorial do município.

O suspeito é investigado pelo crime de estupro de vulnerável. Ele é acusado de ter abusado sexualmente da própria sobrinha, na época em que a vítima tinha apenas 10 anos de idade.

Durante o cumprimento do mandado judicial na residência do investigado, os policiais civis descobriram outras irregularidades. No local, foi apreendida uma espingarda de fabricação caseira. Além disso, nos fundos do imóvel, a equipe policial localizou uma plantação de maconha.

Ao ser questionado sobre o cultivo da droga, o homem apresentou uma justificativa incomum. Segundo a polícia, o suspeito afirmou que o cultivo era de responsabilidade de sua companheira, que utilizava a erva para fazer chá. Ele alegou que a mulher sofre de depressão e que a bebida ajudava a acalmá-la.

A justificativa não evitou o flagrante. Além do mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro, o homem foi autuado em flagrante por cultivo de substância entorpecente e posse ilegal de arma de fogo.

O investigado permanece custodiado na unidade policial, onde se encontra à disposição do Poder Judiciário. Os desdobramentos do caso seguem sob a responsabilidade da Delegacia Territorial de Amargosa.

PM prende trio suspeito de tráfico em Castro Alves

Policiais militares da 27ª CIPM prenderam um trio suspeito de tráfico de drogas, na localidade conhecida Cerquinha, no município de Castro Alves, na tarde de sexta-feira (5).

Durante reforço de patrulhamento na região, os militares receberam informações sobre indivíduos traficando drogas nas imediações.

No decorrer das diligências, as guarnições visualizaram os suspeitos, que foram alcançados, abordados e imediatamente presos. Com eles, foram apreendidos 148 pedras de crack, 100 porções de maconha, 16 pinos contendo cocaína, materiais comumente utilizados no fracionamento e comercialização de entorpecentes e R$ 288.

Os detidos e todo o material apreendido foram encaminhados para a Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada.

“Para Cada Vida que Muda, Nasce uma Nova Bahia”: conceito une campanhas e traduz transformação do estado

Mais do que um slogan, “Para Cada Vida que Muda, Nasce uma Nova Bahia” é o conceito que conecta as diferentes frentes de comunicação do Governo do Estado, reunindo em uma mesma narrativa as campanhas institucionais, de entregas regionais, educação e saúde.

A proposta parte de uma ideia simples e poderosa: as grandes transformações de um estado começam na vida das pessoas. Cada estudante que encontra novas oportunidades por meio da educação, cada paciente atendido com mais qualidade na rede pública de saúde, cada família beneficiada por uma obra de infraestrutura ou por um serviço público mais eficiente representa uma mudança concreta que contribui para construir uma nova realidade para a Bahia.

Segundo o coordenador de Publicidade da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), Eduardo Bahia, o conceito foi construído justamente para dar unidade às diversas ações de governo e evidenciar seu impacto direto na vida da população.

“Mais do que comunicar entregas, queremos mostrar como cada ação do Governo do Estado gera transformações reais na vida das pessoas. Quando observamos essas mudanças em conjunto, percebemos que elas ajudam a construir uma nova Bahia, mais moderna, inclusiva e cheia de oportunidades”, afirma.

Por isso, as campanhas dialogam entre si e compartilham uma mesma visão de futuro. Na educação, o conceito ganha força ao mostrar como investimentos em escolas, tecnologia, qualificação profissional e permanência estudantil ampliam horizontes e criam novas perspectivas para os jovens baianos.

Na saúde, evidencia os avanços na ampliação da rede de atendimento, na modernização de unidades e no fortalecimento dos serviços que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Foto: Divulgação

Já nas campanhas de entregas regionais, a mensagem se materializa por meio de obras, investimentos e ações que chegam aos municípios, promovendo desenvolvimento econômico, inclusão social e melhoria da infraestrutura. São iniciativas que transformam o cotidiano das pessoas e fortalecem o potencial de cada território.

A campanha institucional, por sua vez, reúne essas histórias e resultados em uma visão ampla de governo, demonstrando que as ações realizadas em diferentes áreas fazem parte de um mesmo projeto de desenvolvimento. Um projeto que busca reduzir desigualdades, ampliar oportunidades e preparar a Bahia para os desafios do presente e do futuro.

Para o secretário de Comunicação do Estado, Marcus Di Flora, a comunicação tem o papel de traduzir para a população o significado das políticas públicas e seus resultados concretos.

“Esse conceito permite conectar diferentes áreas de atuação do governo em torno de uma mesma mensagem: a de que cada investimento realizado tem como objetivo melhorar a vida das pessoas. É uma narrativa que expressa não apenas o que o governo faz, mas principalmente os impactos que essas ações produzem na vida dos baianos”, destaca.

Segundo Di Flora, ao colocar as pessoas no centro da narrativa, o conceito reforça que cada conquista individual tem reflexos coletivos. Quando uma vida muda, uma família avança. “Quando milhares de vidas mudam, uma nova Bahia nasce — mais moderna, mais inclusiva e com mais oportunidades para todos”.

Bahia reduz mortes violentas em mais de 20% de janeiro a maio de 2026

Entre janeiro e maio deste ano, a Polícia registrou uma queda de 20,3% dos crimes graves contra a vida (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) em toda a Bahia. A capital baiana apresentou diminuição de 30,7%, enquanto Camaçari contabilizou quedade 41,8%, Feira de Santana fechou com redução de 12,9 e, em Juazeiro, as mortes violentas recuaram 49%. No Extremo Sul da Bahia, a Polícia registrou redução de 58,6% em Eunápolis e, na região do Médio Rio de Contas, diminuição de 28,6% no município de Jequié.

“A integração entre as Forças Policiais, atuando orientadas pela inteligência, garantido um combate permanente contra as facções, além das ações transversais do Programa Bahia Pela Paz foram fundamentais neste processo contínuo de diminuição das mortes violentas”,destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

O Bahia pela Paz, Programa estratégico do Governo da Estado para prevenção e redução da violência letal, voltado a crianças, adolescentes e jovens, em situação de alta vulnerabilidade social, e suas famílias é uma das iniciativas que vem se consolidando e játem contribuído para a queda dos índices de criminalidade.

Reduções de 100%

As cidades de Senhor do Bonfim, São Sebastião do Passé, Acajutiba, Nova Soure e Igrapiúna apresentaram reduções de 100% das mortes violentas entre janeiro e maio de 2026. Ações integradas das Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública resultaram em zerocrime letal nos municípios.

Outras cidades

Completam a lista das 30 cidades baianas com maiores quedas de mortes violentas em 2026: Dias D’Ávila, Paulo Afonso, Santo Amaro, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ibotirama, Camamu, Valença, Ilhéus, Candeias, Alcobaça, Cachoeira, Iaçu, São Félix do Coribe,Serra do Ramalho, Capim Grosso, Coaraci, Correntina e Serrinha.

Com investimento de R$ 16 milhões, Governo da Bahia autoriza pavimentação entre Mutuípe e Serra Grande

O município de Mutuípe foi contemplado com um importante investimento em infraestrutura viária anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta quarta-feira (3), em Salvador. A obra autorizada prevê a pavimentação do trecho entre o entroncamento da BR-420 e o povoado de Serra Grande, no município de Valença, com investimento de R$ 16,6 milhões.

A autorização faz parte de um pacote de investimentos superior a R$ 135,8 milhões destinados a sete municípios baianos, com ações voltadas para infraestrutura, mobilidade, urbanização e educação.

Durante o ato realizado no Salão de Atos da antiga Governadoria, o governador destacou a importância da intervenção para o desenvolvimento regional. Segundo Jerônimo Rodrigues, a estrada entre Mutuípe e Serra Grande é uma demanda histórica da população e contribuirá para fortalecer a integração entre o Vale do Jiquiriçá e a região do Baixo Sul.

A nova rodovia deverá ampliar a mobilidade da população, facilitar o acesso a serviços essenciais e impulsionar o escoamento da produção agrícola e comercial da região.

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O prefeito de Mutuípe, João Carlos, ressaltou o caráter estratégico da obra. “É uma obra estratégica que inaugura uma nova rota para a região cacaueira e garante mais mobilidade e acesso da população aos serviços de saúde, educação e demais direitos”, afirmou.

A pavimentação criará uma nova alternativa de deslocamento entre Mutuípe e Valença, reduzindo dificuldades enfrentadas por moradores e produtores rurais, além de fortalecer a economia regional por meio da melhoria da logística e do transporte.

O anúncio integra um conjunto de ações do Governo da Bahia voltadas à ampliação da malha viária estadual e à promoção do desenvolvimento econômico e social dos territórios baianos.

Câmara de Elísio Medrado aprova títulos de cidadão e debate valorização dos garis

A Câmara de Vereadores de Elísio Medrado realizou, na noite desta quarta-feira (3), mais uma sessão ordinária marcada por discussões sobre valorização dos servidores públicos, acompanhamento de obras no município e aprovação de títulos de cidadão elísio-medradense.

Um dos principais destaques da sessão foi a apresentação da Indicação nº 08/2026, de autoria da vereadora Liu de Hélio, que solicita melhorias salariais e benefícios para os garis do município. A parlamentar defendeu uma remuneração mais justa para a categoria, o pagamento do adicional de insalubridade e o fornecimento adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Segundo a vereadora, os profissionais da limpeza pública desempenham um trabalho essencial para a população e merecem maior reconhecimento. “Os garis trabalham muito e precisam ser valorizados. Eles merecem receber a insalubridade e um aumento salarial”, afirmou.

Durante seu pronunciamento, Liu também agradeceu o apoio recebido em sua caminhada política e chamou a atenção para a velocidade com que algumas caçambas trafegam pelas estradas da zona rural. A vereadora pediu mais responsabilidade dos motoristas para evitar acidentes e garantir a segurança dos moradores.

O vereador Talisca utilizou a tribuna para agradecer ao prefeito, ao grupo político e aos colegas parlamentares. Ele destacou que os vereadores seguem empenhados em buscar melhorias para o município e reforçou o compromisso do Legislativo com a população de Elísio Medrado.

Já o vereador Perna da Saúde informou sobre uma visita realizada à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), em Salvador, para acompanhar o andamento de obras que beneficiam o município. Segundo ele, a obra da extensão da rede de água na localidade da Muriçoca provocou alguns transtornos temporários, mas a Prefeitura deverá realizar a revitalização do calçamento após a conclusão dos serviços. O parlamentar também mencionou que os serviços de tapa-buracos no Entrocamento tiveram início na última terça-feira.

O presidente da Câmara, Gel da Saúde, parabenizou os colegas pela presença e pelo compromisso com a população. Ele informou que a vereadora Gerolene esteve ausente da sessão devido a uma cirurgia, enquanto o vereador Mundinho cumpria agenda em Salvador. O parlamentar também manifestou pesar pelo grave acidente ocorrido na BR-116, no município de Santa Teresinha, que resultou na morte de 16 pessoas.

Ainda na sessão, os vereadores aprovaram os projetos de concessão dos títulos de cidadão elísio-medradense, que serão entregues durante a sessão solene em comemoração ao aniversário de emancipação política de Elísio Medrado, marcada para o dia 20 de julho.

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus prorroga prazo para pagamento do IPTU com desconto

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), prorrogou o prazo para o pagamento do IPTU 2026 em cota única. Agora, os munícipes têm até o dia 30 de junho para quitar o imposto com o desconto máximo de até 25%.

A prorrogação visa dar mais tempo e facilidade para que a população regularize seus débitos com o município de forma vantajosa.

A emissão é rápida e pode ser feita diretamente pelo Portal do Contribuinte, no link: fisco.net.br/portaldocontribuinte/santoantoniodejesus.

Operação Brincar com Fogos apreende 14.500 artefatos clandestinos em SAJ

A Operação Integrada Brincar com Fogos, que visa combater o comércio, a fabricação e o armazenamento clandestinos de fogos de artifício e segue até quarta-feira (3), já apreendeu 14.500 unidades de artefatos irregulares. Um homem, de 49 anos, também foi conduzido pela Polícia Civil da Bahia por peculato, nesta segunda-feira (1º), no município de Santo Antônio de Jesus. A ação é coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

No local onde os fogos de artifício eram fabricados de forma clandestina, equipes da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) da Polícia Civil da Bahia localizaram livros escolares de diversos municípios baianos, datados de 2025, possivelmente utilizados na embalagem dos artefatos. Todo o material apreendido, assim como o homem localizado no galpão, foi apresentado na 1ª Delegacia Territorial (DT/Santo Antônio de Jesus) para adoção das medidas cabíveis.

A Polícia Civil da Bahia, por meio da CFPC, realiza fiscalizações e ações educativas sobre o uso seguro de fogos de artifício durante o período junino. Para regularizar a atividade, os comerciantes devem realizar cadastro por meio do e-mail: fisprocem.cfpc@pcivil.ba.gov.br.

Amargosa dá a largada para os festejos juninos com o Esquenta São João

A contagem regressiva para uma das festas juninas mais esperadas do estado já começou: o São João de Amargosa. Para iniciar os festejos, a Prefeitura divulgou as datas, horários e as atrações que vão comandar o Esquenta São João, nos distritos de Itachama e Diógenes Sampaio.

O evento itinerante vai levar a magia e a tradição do arrasta-pé diretamente para as comunidades rurais do município, garantindo muita dança, cultura e forró antes da abertura oficial da festa na Praça do Bosque.

Programação

📍 Distrito de Itachama

  • Data: 6 de junho (sábado)
  • Horário: 19h
  • Atrações:
    • Quadrilha Junina Estrelas do Sertão
    • Som da Mary
    • Vitor Ravel
    • Caçulas do Forró
    • Fabinho, o Rei da Balada (com participação especial de Viny Magalhães e Teu Olliver)

📍 Distrito de Diógenes Sampaio

  • Data: 13 de junho (sábado)
  • Horário: 20h
  • Atrações:
    • Quadrilha Junina Estrelas do Sertão
    • Dinho Fera
    • Jorge Café
    • Ronaldo Mendes

Dupla Zé Neto & Cristiano confirma show em Amargosa

Uma novidade surgiu na grade de atrações do São João de Amargosa, na noite desta segunda-feira (1º). A dupla Zé Neto & Cristiano divulgou a agenda de shows do mês de junho e nela consta show em Amargosa programado para o dia 24 de junho.

A Prefeitura, no entanto, ainda não divulgou a nova atração, o que deve acontecer até esta terça-feira (2).

O São João de Amargosa será realizado de 19 a 24 de junho, na Praça do Bosque. A prefeitura já confirmou os nomes de João Gomes, Vitor Fernandes, Neto Brito, Tayrone, Thiago Aquino, Elba Ramalho, Santanna, o Cantador, Flávio Leandro, Chambinho, Del Feliz, EstakaZero, Fulô de Mandacaru, Fábio Carneirinho, Zeu Azevedo, Kátia Cilene e Aduilio, Filomena Bagaceira, Arreio de Ouro, Cheiro de Amora, Trio da Huanna, Flor Serena, além de Jó Miranda, Gilvan Filho e Vinny Magalhães.

scroll to top