Inmet prevê chuvas e queda de temperatura para esta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para esta segunda-feira (15) pancadas de chuva com possibilidade de granizo nos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e São Paulo. Para a Região Nordeste, haverá possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea. Para a Região Sul, haverá quedas nas temperaturas e ocorrência de geadas.

 Sudeste

Nesta segunda-feira (15), as pancadas de chuva voltam a ganhar abrangência e atingem grande parte da região, com exceção apenas do extremo norte de Minas Gerais e o oeste de São Paulo, onde há previsão de chuva isolada.

Além da chuva, o avanço de uma massa de ar frio contribuirá para a queda das temperaturas, especialmente em São Paulo e no sul de Minas Gerais. As mínimas devem variar entre 14°C e 16°C nessas áreas, enquanto os maiores valores máximos permanecem concentrados no noroeste mineiro, com temperaturas entre 30°C e 32°C.

Entre as capitais, São Paulo será o destaque pelo frio mais intenso, com previsão de máxima em torno de 15°C hoje.

Sul

A previsão do Inmet indica chuvas isoladas sobre o Paraná apenas, enquanto o tempo permanece firme em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com variação entre poucas nuvens e céu claro.

O principal destaque será o declínio das temperaturas ao longo dos próximos dias. As condições também favorecem a formação de geada em áreas centrais de Santa Catarina e do Paraná, além da porção centro-sul do Rio Grande do Sul.

Nas capitais, Porto Alegre terá redução gradual das temperaturas, com mínima de 9°C nesta segunda-feira. Em Florianópolis, as mínimas variam de 16°C para 14°C, enquanto as máximas recuam de 22°C para 16°C. Já Curitiba deverá registrar os menores valores entre as capitais da região, com mínimas próximas de 8°C e máximas entre 15°C e 17°C no início da semana.

Nordeste

A maior parte do Nordeste fica hoje sem previsão de chuva, com pancadas e trovoadas previstas somente para o noroeste do Maranhão e sul da Bahia. Há possibilidade de chuva para a faixa litorânea de Alagoas à Paraíba.

As temperaturas mínimas e máximas variam entre 20 °C e 33 °C na maior parte da região, com destaque para mínimas de 15 °C no interior da Bahia e máximas que podem chegar a 37 °C no interior do Piauí e oeste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.

Em Teresina, as temperaturas devem variar entre 24 °C e 37 °C ao longo dos próximos dias. Para Recife, as mínimas e máximas serão de 22 °C a 30 °C, enquanto em Salvador os valores ficarão entre 21 °C e 29 °C.

Centro-Oeste

Hoje, as condições de chuva diminuem na maior parte da região, com ocorrência com maior severidade apenas no centro e sul de Goiás, com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas. Para o Distrito Federal, há baixa possibilidade de chuvas isoladas.

As temperaturas máximas terão valores de até 37°C no norte de Mato Grosso. Para os outros estados as máximas variam entre 34°C e 36°C. No Distrito Federal, haverá ligeiro aumento das temperaturas máximas, com valores de até 28°C.  

Norte

Nesta segunda-feira, as pancadas de chuva devem persistir em toda a região, exceto no estado do Tocantins, onde a previsão é de tempo firme com nebulosidade variável. Há pequena possibilidade de chuva no extremo norte do estado.

As temperaturas estarão dentro da normalidade, variando entre 23 °C e 30 °C na maior parte da região. No sul do Pará e no Tocantins, as máximas devem chegar a valores mais elevados, por volta dos 35 °C.

Agência Brasil

Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos

Entidades e ativistas da causa animal protestaram neste domingo (14), em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, em São Paulo, contra a exportação de animais vivos.

O ato é parte de um movimento nacional contrário à prática e busca chamar a atenção para os impactos ambientais, sanitários e econômicos associados ao transporte de animais vivos.

De acordo com os ativistas, o transporte de carga viva submete os animais a riscos elevados de acidentes e coloca em risco a saúde e o bem-estar deles, por conta do confinamento prolongado e da superlotação.

Ativista do Movimento Nacional pelo Fim das Exportações de Animais Vivos, Patrícia Aguiar, defendeu que animais não sejam transportados ainda vivos para que sua carne seja consumida em outros países.

“A gente não quer acabar com o agronegócio. O que a gente quer acabar é com essa crueldade que acontece com os animais. Nas exportações, os animais passam por maus-tratos intrínsecos, desde a saída das fazendas até o final deles, que é no Oriente Médio, com o abate. O que a gente quer é acabar com as exportações dos animais vivos. Quer exportar? Exporte carne congelada”, ressaltou.

Em entrevista à Agência Brasil durante o ato, a ativista afirmou que, durante essas viagens, os animais são submetidos a muitos tipos de violência, sendo obrigados a viver em espaços apertados e em meio às próprias fezes e urinas, além de serem expostos a quantidades elevadas de amônia.

“Nas exportações, eles já vão em caminhões fechados por cinco ou seis dias na estrada. Eles vão em pé, com o piso escorregadio, porque, ali, eles defecam e urinam. Muitos chegam com as patas quebradas já no porto e são obrigados a embarcar no navio com essas patas quebradas”, contou.

Outro problema seria a superlotação. Segundo ela, os navios são antigos e chegam a embarcar até 24 mil bois.

“A exportação de animais vivos, além de ser cruel, é totalmente antiética e inconstitucional, porque fere o artigo da Constituição sobre tratamento aos animais. Além disso, ela é anti-ambiental, por conta dos riscos de acidentes, como a gente já teve aqui no Brasil, em 2015, no Pará, quando um navio naufragou com 5 mil bois”.

Segundo a ativista, atualmente, cinco projetos de lei estão tramitando no Congresso Nacional buscando proibir ou aumentar a taxação de exportação e importação de animais vivos.

“Hoje, nós temos cinco projetos de lei que estão parados. O que está mais à frente é um que está no Senado, o Projeto de Lei 3093/2021, que pede totalmente o fim da exportação de animais vivos”.

Agência Brasil

Mega-Sena acumula para R$ 16 milhões; veja números sorteados

A Caixa realizou na manhã deste domingo (14) o sorteio do concurso 3018 da Mega-Sena, na capital paulista. A data foi alterada de sábado para domingo excepcionamenlte, por causa da estreia do Brasil na Copa do Mundo 2026. 

Os números sorteados do concurso foram 05 – 06 – 17 – 27 – 57 – 58.

O prêmio para as apostas que acertarem as seis dezenas da Mega-Sena, que estava acumulado, é de R$ 11,3 milhões.

Segundo a Caixa, não houve ganhadores para esse sorteio.O próximo sorteio da Mega-Sena está marcado para o dia 16 de junho e a expectativa é de que o prêmio pague R$ 16 milhões. 

Trinta apostas acertaram cinco números e vão receber R$ 49,9 mil. Outras 3.082 apostas tiveram quatro acertos e vão receber R$ 801,69. 

*Matéria atualizada às 12h17.

Agência Brasil

Dois helicópteros se chocam e deixam seis mortos no Rio

Pelo menos seis pessoas morreram na manhã deste domingo (14) após a colisão no ar de dois helicópteros que caíram nos arredores da Avenida das Américas, altura do Recreio dos Bandeirantes, na zona sudoeste do Rio de Janeiro. Os mortos são tripulantes das aeronaves.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro foi acionado às 8h59. Cerca de 45 militares do Recreio dos Bandeirantes, com o apoio de equipes especializadas do Grupo de Ações Especiais, foram deslocados para o local. 

Segundo os bombeiros, os helicópteros caíram no estacionamento de uma concessionária de carros elétricos, provocando um incêndio que atingiu pelo menos 20 veículos. 

*Reportagem em atualização.

Agência Brasil

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 12 milhões neste sábado

As seis dezenas do concurso 3.018 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado e estimado em R$ 12 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas lotéricas e pela internet, no portal das Loterias Caixa

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

>>Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp  

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. 


Agência Brasil

IBGE abre inscrições em seleção para 8,2 mil vagas de nível médio

As inscrições para o processo seletivo simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram abertas nesta sexta-feira (12) para contratação temporária de pessoal para as atividades do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola.

Ao todo, são oferecidas 8.238 vagas para pessoas com nível médio, distribuídas em cinco funções:
 

Agente censitário administrativo 1.110 vagas
Agente censitário de informática 1.089 vagas
Agente operacional regional 948 vagas
Agente censitário regional 948 vagas
Agente censitário supervisor 4.143 vagas

Os contratos temporários dos aprovados terão duração de até 12 meses, podendo ser prorrogados conforme a necessidade da operação censitária.

O certame terá as seguintes modalidades de concorrência de vagas: ampla concorrência, pessoas com deficiência, pretos ou pardos, indígenas e quilombolas.

O procedimento de confirmação complementar à autodeclaração de pessoas pretas ou pardas será realizado de forma telepresencial e aplicado exclusivamente aos candidatos que, no ato da inscrição, se declararem desta forma e forem aprovados na prova objetiva.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do certame. O prazo se encerra às 23h59 de 1º de julho de 2026.

No ato de inscrição, o candidato deverá escolher o município onde deseja realizar a prova objetiva, conforme a previsão de vagas ofertadas e detalhadas no edital do processo seletivo.

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$ 53. O edital especifica que podem pedir a isenção da taxa os doadores de medula óssea com atestado ou laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, que comprove a doação; e também os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), que sejam membros de família de baixa renda. Neste caso, não é necessário o envio de documentação.

Remuneração dos convocados

As remunerações dos aprovados convocados variam de R$ 2.128 a R$ 4.008, conforme a função exercida.

Os contratados também terão direito a benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.192, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e décimo terceiro salário proporcional.

Provas

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada e uma resposta correta, distribuídas pelas disciplinas por função.

Para ser aprovado, o candidato precisa ter acertado, no mínimo, 18 pontos no total da prova objetiva; e ter alcançado, no mínimo, um ponto em cada disciplina.

De acordo com o edital, a data prevista da prova objetiva é 27 de setembro, com duração de quatro horas.

A previsão de publicação do resultado final do processo seletivo simplificado é 18 de dezembro.

Agência Brasil

Lançamento de livro celebra trajetória de Ilza Andrade e apresenta ao público a terapia bioconsciencial

A tarde desta quinta-feira (11) foi marcada por emoção, reencontros e celebração durante o lançamento do livro “Bioconsciencial – Guia Prático para Desbloqueio das Energias e uma Vida com Mais Saúde e Alegria”, da terapeuta, pesquisadora da consciência e escritora Ilza Andrade. O evento aconteceu no Restaurante Grão de Arroz, na Pituba, em Salvador, reunindo familiares, amigos, alunos, terapeutas e convidados que acompanham a trajetória da autora e o desenvolvimento da Terapia Bioconsciencial.

Mais do que o lançamento de uma obra, o encontro representou a consolidação de uma caminhada construída ao longo de décadas de estudo, prática terapêutica e dedicação ao desenvolvimento humano.

Terapeuta clarividente, mãe atípica e pesquisadora da consciência, Ilza Andrade transformou em livro o conhecimento acumulado ao longo de mais de 30 anos de atuação profissional. Reconhecida pela formação de terapeutas bioconscienciais em diversas regiões do país, ela já realizou mais de 20 mil atendimentos, ajudando pessoas a compreenderem e transformarem padrões emocionais, energéticos e comportamentais que impactam suas vidas, através do desbloqueio dos Chacras.

A Terapia Bioconsciencial, método desenvolvido por Ilza, nasceu a partir de experiências ligadas à sua percepção ampliada da dimensão espiritual, manifestada desde a infância por meio da clarividência. Ao longo dos anos, essas percepções foram organizadas e estruturadas em uma metodologia própria, integrando emoções, sistema nervoso, consciência e centros energéticos em um processo terapêutico voltado à compreensão e à transformação dos bloqueios que influenciam a vida das pessoas.

Segundo a autora, a proposta da Terapia Bioconsciencial é ajudar cada indivíduo a desenvolver uma compreensão mais profunda sobre si mesmo, identificando as origens energéticas e emocionais de seus desafios para assumir, de forma consciente, o protagonismo da própria jornada de cura e transformação.

Essa visão é apresentada de forma acessível no livro lançado nesta quinta-feira. Na obra, Ilza Andrade conduz o leitor por uma reflexão sobre a influência que ambientes, relações, pensamentos e emoções exercem sobre o campo energético humano. A autora explica como essas experiências podem gerar bloqueios que afetam a saúde física, emocional e comportamental, além de apresentar caminhos para a reorganização dos centros energéticos, conhecidos como chacras.

Mais do que um conteúdo teórico, o livro propõe uma experiência de autoconhecimento e reconexão interior, convidando o leitor a compreender melhor seus processos internos e ampliar sua consciência sobre si mesmo e sobre a vida.

A publicação também carrega marcas da própria trajetória da autora. Entre atendimentos, formações, pesquisas e viagens, Ilza construiu sua caminhada conciliando a missão profissional com os desafios e aprendizados da maternidade atípica. Foi nessa experiência de vida que encontrou ainda mais sentido para o propósito que hoje compartilha com milhares de pessoas por meio de seus atendimentos, cursos e agora também através da literatura.

Durante o lançamento em Salvador, convidados participaram de um momento de celebração e troca de experiências, marcado por reencontros e reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Ilza Andrade ao longo de quase três décadas.

O livro “Bioconsciencial – Guia Prático para Desbloqueio das Energias e uma Vida com Mais Saúde e Alegria”, que já está disponível na AMAZON, amplia o acesso ao conhecimento construído pela autora ao longo de sua trajetória e reforça sua contribuição para os estudos da consciência, do autoconhecimento e das terapias integrativas, oferecendo aos leitores uma oportunidade de compreender melhor a relação entre energia, emoções e bem-estar.

SOBRE A AUTORA

Ilza Andrade é terapeuta clarividente, pesquisadora da consciência, escritora e criadora da Terapia Bioconsciencial. Atua há mais de 30 anos na formação de terapeutas e no atendimento terapêutico, acumulando mais de 20 mil atendimentos realizados em todo o Brasil. Sua missão é contribuir para o despertar da autoconsciência, auxiliando pessoas a compreenderem seus bloqueios energéticos e emocionais e a desenvolverem uma vida mais equilibrada, consciente e conectada à própria essência.

PM do Rio reforça policiamento durante jogos da seleção brasileira

Os locais de grande concentração de torcedores terão reforço no policiamento durante os jogos da Seleção Brasileira no Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar (PM) fluminense, a corporação “vai mobilizar um amplo aparato policial e tecnológico para garantir a segurança”.

Neste sábado (13), quando o Brasil estreia na Copa do Mundo 2026, nos Estados Unidos, contra o Marrocos, às 19h, no estádio MetLife Stadium, em Nova Jersey, as unidades operacionais e especializadas da PM vão atuar em diversos bairros da cidade do Rio e em municípios da Baixada Fluminense, da região metropolitana, Costa Verde e do interior do estado.

Na região da Grande Tijuca, na zona norte da capital, 246 policiais militares do 6º BPM reforçarão a segurança nos eventos organizados nas ruas Jorge Rudge, Pereira Nunes e Zulmira, além do tradicional Alzirão, na Tijuca, que há 48 anos, recebe milhares de torcedores nos jogos da Copa do Mundo.

Na zona sul, mais 200 policiais militares estarão mobilizados na segurança dos torcedores que acompanharão os jogos transmitidos em um telão na Fan Fest, na Praia de Copacabana, altura da Avenida Princesa Isabel.

A região terá ainda o reforço no patrulhamento com motocicletas, além de 20 viaturas e a presença de policiais dos batalhões de Ações com Cães e de Rondas Especiais e Controle de Multidões.

“As equipes de motociclistas realizarão rondas em toda a extensão da Avenida Atlântica, na orla da praia de Copacabana, com o objetivo de ampliar a sensação de segurança para moradores, turistas e torcedores, além de atuar na prevenção e repressão aos crimes de roubo e furto”, informou a PM.

O planejamento operacional também prevê o emprego de recursos tecnológicos, monitoramento em tempo real e reforço do policiamento ostensivo em áreas de grande circulação de pessoas, garantindo pronta resposta a eventuais ocorrências e contribuindo para que a população possa acompanhar os jogos com tranquilidade e segurança.

Agência Brasil

São João de Amargosa divulga grade oficial com grandes atrações e reforça compromisso com a tradição do forró

A Prefeitura de Amargosa divulgou a grade oficial do São João 2026, que será realizado entre os dias 19 e 24 de junho. Com o tema “O Charme da Bahia”, a programação reúne grandes nomes da música nordestina e nacional, como João Gomes, Elba Ramalho, Neto Britto, Vitor Fernandes, Tayrone, Santanna, Flávio Leandro e Del Feliz, reafirmando o compromisso do município com a valorização da cultura popular e do forró.

A construção da grade artística seguiu critérios de responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, respeitando o acordo firmado entre os municípios baianos de tradição junina para garantir a sustentabilidade dos festejos. A proposta é oferecer uma programação atrativa para moradores e visitantes, sem comprometer o equilíbrio financeiro da gestão municipal.

“O São João de Amargosa é uma festa que movimenta a economia, fortalece nossa cultura e gera oportunidades para milhares de famílias. Por isso, trabalhamos com planejamento e responsabilidade, construindo uma grade de qualidade, dentro da realidade dos municípios e sem perder a essência que faz da nossa festa uma das mais tradicionais da Bahia. O forró continua sendo o coração do nosso São João”, afirmou o prefeito Getúlio Sampaio.

Além de preservar a identidade cultural do evento, o São João de Amargosa impulsiona o turismo e o desenvolvimento econômico da região. A expectativa é receber milhares de visitantes durante os seis dias de festa, consolidando mais uma vez o município como um dos principais destinos juninos da Bahia e do Brasil.

Governo da Bahia autoriza R$ 388,7 milhões em investimentos para ampliar e fortalecer a saúde nos municípios

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta quinta-feira (11), um conjunto de 59 atos voltados ao fortalecimento da rede pública de saúde da Bahia. Os investimentos somam R$ 388,7 milhões e beneficiarão diretamente 52 municípios baianos com a construção de novos hospitais, reformas, ampliação da assistência e entrega de veículos.

“A nossa felicidade é saber que daqui a pouco essas obras licitadas e esses convênios assinados se transformarão em unidades de saúde que salvarão vidas”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Durante a solenidade, foi autorizada a licitação para construção de um hospital em Bom Jesus da Lapa e convênios para a implantação de novos hospitais nos municípios de Baixa Grande, Irará, Jacaraci e Santaluz, ampliando a capacidade de atendimento em diversas regiões do estado.

A nova unidade que será erguida em Bom Jesus da Lapa contará com 110 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital ampliará a assistência à saúde na região oeste do estado, reduzindo ainda mais a necessidade de deslocamentos para tratamentos de saúde.

Presente no evento, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que este é mais um ato do Governo do Estado em parceria com os municípios. “Estamos reafirmando o compromisso do fortalecimento da rede de saúde em toda a Bahia. Este é um grande volume de investimentos que se juntam às demais ações realizadas nos últimos três anos”, afirmou.

O pacote de investimentos também contempla a implantação de duas novas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos municípios de Anguera e Antônio Cardoso, além da construção de 11 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo duas delas equipadas com salas de estabilização para atendimentos de urgência e emergência.

Outro destaque é a autorização para 24 reformas em unidades de saúde. Entre as intervenções previstas estão melhorias nos hospitais municipais de Mundo Novo, Quijingue e São Gabriel, consideradas estratégicas para qualificar a assistência à população.

Foram entregues ainda 18 veículos para reforçar os serviços de saúde, sendo 16 micro-ônibus, uma ambulância e uma van para tratamento fora do domicílio.

Os novos investimentos reforçam uma política de expansão da infraestrutura da saúde adotada pelo Governo da Bahia nos últimos anos. De 2023 até o momento, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já celebrou 305 convênios com municípios baianos, totalizando investimentos de R$ 856,5 milhões.

Nesse período, foram viabilizadas 121 novas Unidades Básicas de Saúde e 11 novos hospitais em diferentes regiões do estado.

scroll to top