Vice-prefeito de Jaguaripe, Adé, assume Secretaria de Infraestrutura

O município de Jaguaripe oficializou a nomeação do vice-prefeito Adeilton Santos Almeida, conhecido como Adé, para comandar a Secretaria de Infraestrutura. A escolha fortalece a gestão municipal ao integrar experiência administrativa e conhecimento prático em uma das áreas mais estratégicas para o desenvolvimento da cidade.

Com uma trajetória marcada pela forte atuação no serviço público, Adé acumula passagens relevantes por diferentes funções ao longo dos anos. Foram três mandatos como vereador, além de quatro períodos à frente da presidência da Câmara Municipal. Também exerceu o cargo de vice-prefeito por duas vezes e esteve à frente de importantes secretarias em gestões passadas, como Educação, Cultura, Turismo e Esporte, além de já ter conduzido a própria pasta de Infraestrutura anteriormente.

Com a nomeação, a expectativa é de continuidade das ações em andamento e avanço em novos projetos que contribuam para o crescimento organizado do município. A gestão municipal destaca que a escolha reforça o compromisso com uma administração eficiente, pautada na experiência e na capacidade de resposta às demandas da população.

Jaguaripe: deputados Rogério Andrade e Ricardo Maia comemoram início das obras da estrada do Palma

Neste domingo (12), ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, o deputado federal Ricardo Maia (MDB) e o estadual Rogério Andrade (MDB) celebraram um marco histórico para Jaguaripe: o início efetivo das obras de pavimentação asfáltica da estrada que liga a BA-001 ao distrito do Palma.

Acompanhado do prefeito Dr. Fábio; do vice, Adé; dos ex-prefeitos Nai e Derá; do presidente da Câmara, Barreto; vereadores; secretários e demais lideranças, Rogério Andrade destacou que esta conquista é fruto da união e da persistência do grupo.

Com mais de 17 km de extensão e um investimento superior a R$ 20 milhões, a obra trará mais mobilidade, segurança e dignidade para quem vive e circula na região, além de fortalecer a economia local.

Através de suas redes sociais, Rogério Andrade agradeceu à população pela confiança e reforçou a importância da parceria com Ricardo Maia e do apoio do governador para tornar esse sonho uma realidade.

A obra, aguardada há décadas, representa a realização de um sonho antigo da população. O senhor Antônio, morador do Palma, resumiu o sentimento de quem esperou por esse momento: “Eu achei que morria e não via essa estrada asfaltada. Estamos muito agradecidos ao governador e aos deputados Rogério Andrade e Ricardo Maia, que deram a palavra e hoje estão aqui pra comemorar com a gente.”

O governador também assinou a ordem de serviço para a implantação do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial), que será construído na comunidade de São Bernardo. O novo equipamento representa um passo significativo no fortalecimento da rede de atenção à saúde mental no município, ampliando o acesso da população a serviços especializados e humanizados.

Cachoeira, Iaçu, Jaguaripe e Laje receberão reforço no sinal de celular e 5G

Moradores de Cachoeira, Iaçu, Jaguaripe e Laje estão no mapa das novas ações estratégicas de inclusão digital do Governo Federal. Por meio do Ministério das Comunicações e da Anatel, esses municípios integram a lista das 78 cidades baianas que receberão melhorias significativas na cobertura móvel e expansão da tecnologia 5G.

A iniciativa faz parte do edital de licitação da faixa de 700 MHz, previsto para ocorrer em abril. O foco principal é levar sinal de qualidade para áreas rurais e remotas que hoje sofrem com “pontos cegos” de comunicação.

O impacto na região

Para cidades como Cachoeira e Jaguaripe, que possuem forte apelo turístico e zonas rurais extensas, a chegada de um sinal mais potente representa não apenas inclusão social, mas um impulso na economia local. Em Iaçu e Laje, a expectativa é que o fortalecimento do 4G e a entrada do 5G facilitem o acesso a serviços públicos digitais e melhorem a conectividade no campo.

“Esse leilão é essencial para levar sinal de celular e conectividade a lugares com falhas de cobertura. Todos os brasileiros precisam ter acesso às oportunidades que a internet oferece”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Rodovias e investimentos

Além das áreas urbanas e distritos, o projeto prevê a cobertura de mais de 465 km de trechos das rodovias BR-135 e BR-242. Embora o foco rodoviário esteja concentrado nessas vias, a melhoria geral na infraestrutura do estado beneficia o fluxo de dados em toda a malha baiana.

Ao todo, cerca de 192 mil baianos serão beneficiados diretamente por essa nova fase de expansão tecnológica, garantindo que o progresso digital chegue com a mesma força tanto na capital quanto no interior.

Prefeito Dr. Fábio e vice Adé celebram sucesso da Festa dos Navegantes de Jaguaripe

A Festa dos Navegantes de Jaguaripe consolidou-se como um marco no calendário de eventos da Bahia, e a abertura da edição deste ano, na noite desta sexta-feira (23), reforçou o prestígio do município. Além dos grandes shows e da vasta programação durante o dia, o evento proporciona mais empregos temporários e renda.

Para o prefeito Dr. Fábio, a grande presença de público na primeira noite é o reflexo de um trabalho focado na visibilidade de Jaguaripe. “A Festa dos Navegantes preserva nossa cultura, mostrando para todos a importância de Jaguaripe para a Bahia. Procuramos fazer um evento com segurança, infraestrutura e com grandes atrações, porque isso fomenta nossa economia, fazendo circular capitais e bens”, afirmou o gestor.

O prefeito ressaltou ainda o impacto direto no desenvolvimento local, vendo a festa como uma vitrine para a “Primeira Vila do Recôncavo”. Segundo Dr. Fábio, o objetivo é que o festival funcione como um motor para o turismo e o comércio. “Além de movimentar nossa economia, queremos que cada visitante sinta a hospitalidade do nosso povo e a grandiosidade da nossa história. Ver essa multidão celebrando com alegria e paz é a maior prova de que o nosso planejamento foi acertado”, celebrou o prefeito ao avaliar o início dos festejos.

Já o vice-prefeito Adé enfatizou que o verdadeiro diferencial da festa reside na valorização das raízes locais e no protagonismo dado à comunidade. Ele destacou o papel social do Festival de Arte, Cultura e Gastronomia. “A riqueza da nossa festa vai muito além dos grandes shows que acontecem no palco principal. Ela reside no fortalecimento da nossa identidade jaguaripense. Momentos como a Feira Criativa são fundamentais para dar protagonismo aos talentos da terra, permitindo que o nosso morador mostre sua arte e seus produtos para o mundo”, pontuou Adé.

scroll to top