Suspeito de tentativa de feminicídio é preso em São Miguel das Matas

Uma ação conjunta entre equipes da Delegacia Territorial de São Miguel das Matas e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Leste) resultou, na manhã desta sexta-feira (15), na prisão de um homem de 26 anos suspeito de tentativa de feminicídio. O crime ocorreu no último dia 3, após uma discussão entre a vítima e o ex-companheiro, em um bar naquela cidade.

O titular da DT de São Miguel das Matas, delegado Adilson Bezerra de Freitas, detalhou a dinâmica do fato. “De forma premeditada, o agressor foi até sua casa, pegou uma faca e se escondeu dentro de um imóvel em construção, aguardando a passagem da vítima para matá-la, pois não aceitava o fim do relacionamento. Quando a mulher saiu do bar e passou pela travessa Rui Barbosa, foi surpreendida pelo ex-companheiro, que desferiu golpes de faca contra ela”, contou.

Logo após tomar conhecimento do crime, a Polícia Civil iniciou as investigações. “Levantamos um conjunto de provas, acolhemos a vítima, e identificamos testemunhas e o suspeito do crime. A prisão preventiva do homem foi solicitada e deferida pelo Poder Judiciário”, informou o delegado Adilson Freitas.

Com o cumprimento da ordem judicial, expedida pela comarca de Laje, o homem foi submetido aos exames de lesões de praxe e está à disposição da Justiça.

Colégios de Amargosa, São Miguel das Matas e Elísio Medrado brilham no ENEM e lideram ranking no NTE 09

Foto: Jacson Brasil/i75

Os Colégios Estaduais Pedro Calmon, de Amargosa; Aldemiro Vilas Boas, de São Miguel das Matas; e Rômulo Galvão, de Elísio Medrado, alcançaram resultados excepcionais no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024. De acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os três colégios se destacaram no ranking do Núcleo Territorial de Educação 09 (NTE 09).

LEIA TAMBÉM
Aluna do Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, conquista título nos Jogos Escolares da Bahia

O Colégio Estadual Pedro Calmon obteve a maior média global entre todas as escolas estaduais do NTE 09, considerando as notas sem a redação. Já o Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas ficou em segundo lugar nessa categoria, mas assumiu a primeira posição quando consideradas as notas gerais, incluindo a redação. O Colégio Estadual Rômulo Galvão conquistou o terceiro lugar no ranking do NTE 09, reforçando a excelência da educação em tempo integral no território.

Os resultados são ainda mais impressionantes quando considerados em nível estadual. Os Colégios Pedro Calmon e Aldemiro Vilas Boas figuram entre as 60 melhores escolas da Bahia, em um ranking que inclui cerca de 1.000 instituições em todo o estado.

Veja o ranking:

Com informações do Criativa Online

Ex-prefeito de São Miguel das Matas, Teté, declara apoio a Rogério Andrade, que segue ampliando sua base

Foto: Divulgação

O deputado estadual Rogério Andrade (MDB) segue consolidando sua presença no interior baiano. Nesta sexta-feira (5), o parlamentar recebeu importantes adesões do município de São Miguel das Matas, em evento que contou com a presença de diversas lideranças locais.

Agora, o ex-prefeito Teté e todo o grupo político liderado por ele — a exemplo do vereador Charles — se juntam ao ex-vice-prefeito Gilson Andrade, ao ex-presidente da Câmara Zé Pires, à vereadora Ane e a outras lideranças da cidade, que já apoiam o parlamentar e também prestigiaram a reunião de adesão. Também participaram do encontro as lideranças Sol, Evandro Andrade e Bárbara.

Em seu pronunciamento, Teté afirmou:

“Companheiros e companheiras miguelenses, meu povo da minha terra, vamos trabalhar juntos — e juntos venceremos. Estamos com Rogério Andrade, deputado estadual com cinco mandatos, porque ele é da região, conhece nossa realidade e tem se dedicado à saúde do nosso povo. Juntos venceremos essa batalha com Rogério e com o deputado federal Dal, abraçando São Miguel hoje, amanhã e sempre.”

Rogério Andrade agradeceu as adesões e reforçou sua parceria com o município:

“Receber o apoio de Teté, de Charles e de todo o grupo é uma grande alegria. Chegam para somar forças ao grupo que já representamos na cidade. Agradeço a confiança e o apoio de cada um, o que só aumenta a minha responsabilidade e compromisso com a população de São Miguel das Matas.”

O deputado também destacou:

“Política se faz com respeito, trabalho e diálogo, sempre tendo como finalidade maior construir melhores dias para a população — principalmente para os que mais precisam. Estamos unindo forças, e quem ganha é a população.”

O evento também contou com a presença do deputado federal Dal Barreto (União Brasil), que teve expressiva votação no município em 2022 e participou do encontro como apoiador da aliança.

Robert de Alemão promove mais um Pedrão do Povo em São Miguel das Matas; confira programação

Foto: Divulgação

O vereador Robert de Alemão promove, neste domingo (6), mais uma edição do Pedrão do Povo, com apresentação de quadrilha, arrastão e shows na praça da cidade.

Robert lembra que a festa é gratuita e tem apoio da Crow Produções e do Governo do Estado. “Convido a todos para fazermos mais uma edição histórica do Pedrão do Povo”, disse o vereador.

A vasta programão terá início às 13h, no Largo do Onha, onde haverá apresentação de quadrilha. Depois, em formato de arrastão, o público sairá rumo ao Centro da cidade, onde, às 15h, Neguinho da Pegada iniciará os shows. Ainda se apresentarão Robyssão, Chambinho do Acordeon, Danniel Vieira, Dan Ventura e Teu Oliver.

Confira a programação:

13h – Apresentação de quadrilha no Onha
14h – Saída do Arrastão para a Praça
15h – Neguinho da Pegada
16h – Robyssão (participação de Zau Pássaro e Gilson Madeirada)
18h – Chambinho do Acordeon
20h – Danniel Vieira
22h – Dan Ventura
0h – Teu Oliver

Mais de 65 mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos em São Miguel das Matas

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 65.500 maços de cigarros contrabandeados do Paraguai após uma perseguição na BR-101, em São Miguel das Matas, na noite desta quarta-feira (7). A ação começou em frente à unidade policial da PRF, no Km 265, e se estendeu por alguns quilômetros.

De acordo com a PRF, por volta das 22h10 os policiais faziam uma fiscalização de rotina quando deram ordem de parada a uma van de carga. No entanto, o motorista ignorou o comando e fugiu, realizando manobras perigosas e colocando em risco os demais usuários da rodovia.

Após uma perseguição tática, o motorista abandonou o veículo e fugiu a pé. Os policiais encontraram várias caixas contendo 65.500 maços de cigarros de origem estrangeira no compartimento de carga.

A PRF constatou a ocorrência de contrabando e apresentou o material apreendido na delegacia para abertura de inquérito policial e continuidade das investigações. As buscas continuam para capturar o suspeito.

Prefeito de São Miguel das Matas é multado por autopromoção pessoal

Foto:Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) multou, nesta quarta-feira (12), o prefeito de São Miguel das Matas, Valdelino de Jesus Santos, conhecido como “Baleia” (PSDB), por prática de autopromoção em canais oficiais da gestão.

A decisão veio após uma denúncia apresentada por vereadores do município, que apontaram que o gestor utilizou sua conta pessoal no Instagram para divulgar ações da prefeitura, vinculando sua imagem às realizações da administração pública.

De acordo com o TCM, a Constituição determina que a publicidade institucional deve seguir os princípios da impessoalidade e moralidade, ou seja, as ações da gestão municipal precisam ser divulgadas em nome do órgão público — e não do prefeito.

O órgão destacou que, mesmo que as publicações tivessem caráter informativo, elas estavam “contaminadas” ao atrelar os feitos da prefeitura diretamente à figura de Valdelino, o que fere o texto constitucional.

Diante da irregularidade, o TCM aplicou uma multa de R$ 2 mil ao prefeito, reforçando que a propaganda oficial deve priorizar o interesse público, sem personalizar a imagem do gestor.

Caminhão carregado com galinhas tomba em Varzedo

Foto: Reprodução/Blog do Valente

Um acidente ocorreu na madrugada desta segunda-feira (24), na BA-026, em Varzedo, quando um caminhão carregado com galinhas tombou.

O acidente aconteceu na localidade conhecida como barragem velha, na divisa de Santo Antônio de Jesus com Varzedo. Não há informações sobre o estado de saúde do motorista.

Imagens de um outro caminhoneiro que passava pelo local mostram o veículo virado na pista, com as aves ainda dentro. A polícia foi ao local e investiga as circunstâncias do acidente.

São Miguel das Matas recebe ambulância e ônibus escolar

Reprodução/Ascom

O município de São Miguel das Matas recebeu, nesta terça-feira (18), uma ambulância 0 km e um ônibus escolar.

A ambulância será um reforço para o sistema de saúde do município, ampliando o atendimento à população. Já o ônibus, adquirido por meio do Programa Caminhos da Escola, oferecerá mais conforto e segurança no transporte dos estudantes da zona rural até a cidade.

As entregas foram viabilizadas graças a uma emenda do deputado estadual Tiago Correia (PSDB).

Iniciativa de Robert de Alemão e Marquinhos da Sucupira leva exames de vista gratuitos para São Miguel das Matas

Foto: Freepik

Moradores de São Miguel das Matas terão a oportunidade de realizarem exames de vista gratuitos, neste fim de semana. A iniciativa é dos vereadores Robert de Alemão e Marquinhos da Sucupira, em parceria com o Instituto Nacional da Visão.

Na sexta-feira (14) a população poderá fazer a marcação e triagem de procedimentos, a partir das 9h, em dois locais: a Praça Maria Madalena e a Praça do Comum do Machado.

Os exames serão realizados no sábado (15), na Praça Maria Madalena, e no domingo (16), na Praça do Comum do Machado.

“Estamos sempre atentos às necessidades da população de São Miguel das Matas, especialmente quando diz respeito à saúde. Ao longo deste mandato, não mediremos esforços para ofertar serviços gratuitos para o povo do nosso município”, disse Robert.

Acidente deixa um morto no Entroncamento de São Miguel das Matas

Foto: Leitor do i75

Um homem morreu em um acidente de moto, na manhã desta segunda-feira (27), na BA-026, no Entroncamento de São Miguel das Matas.

Informações preliminares indicam que a moto teria batido em uma placa de sinalização. A vítima morreu no local. Uma equipe do SAMU e a Polícia Militar se dirigiram para o local.

Ainda segundo populares, o homem retornava de Amargosa para Santo Antônio de Jesus, onde trabalhava como chapista.

scroll to top