Suspeito de matar ex-mulher em 2021 é preso em São Miguel das Matas

Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (17), na zona rural de São Miguel das Matas. Durante a abordagem, o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado e contido pelos policiais. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva pelo crime de feminicídio.

O homem é suspeito de ter matado a ex-companheira.O crime foi registrado em setembro de 2021, próximo ao Conjunto Nova Canaã, em Santo Antônio de Jesus. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo quando retornava para casa acompanhada do então companheiro.

A mulher foi socorrida e encaminhada para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos. As apurações apontam que ela estava separada do investigado havia cerca de um ano e era ameaçada de morte por ele.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara Criminal, do Júri e de Execuções Penais de Santo Antônio de Jesus, em outubro de 2021, e cumprido pela Polícia Civil, por meio das equipes do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Leste) e do Setor de Investigação da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Santo Antônio de Jesus).

O suspeito foi conduzido à unidade policial para a adoção das medidas legais cabíveis, incluindo a comunicação da prisão ao Poder Judiciário. Ele permanece custodiado à disposição da Justiça.

Fonte: Ascom/Polícia Civil da Bahia

Dia Nacional da Mata Atlântica: Com 22 mil hectares, Serra da Jiboia luta por proteção

Patrimônio natural dos municípios de Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Varzedo, Castro Alves e Santa Teresinha, a Serra da Jiboia chega ao Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado nesta quarta-feira (27), cercada por alertas ambientais e por um antigo clamor popular: a criação de mecanismos mais rígidos de proteção para o último grande remanescente florestal do Recôncavo Sul Baiano.

A data marca a assinatura da Carta de São Vicente, em 27 de maio de 1560, primeiro documento oficial a citar a Mata Atlântica. Mais de quatro séculos depois, o bioma segue ameaçado — e a Serra da Jiboia simboliza tanto a resistência quanto a fragilidade dessa floresta.

Com mais de 22 mil hectares, a Serra abriga nascentes importantes, espécies animais e vegetais endêmicas e uma rica diversidade biológica ainda pouco conhecida pela ciência. Mesmo assim, continua sofrendo com desmatamento, caça, tráfico de animais silvestres e degradação das matas ciliares.

Natural de Elísio Medrado, o geógrafo, mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal do Sul da Bahia e agente do IBAMA, Samuel Dias Santos, afirma que preservar a Serra da Jiboia é uma necessidade ambiental, econômica e social. “Uma região sem floresta vai ter que gastar mais dinheiro com defensivos químicos, buscar água mais longe e usar mais adubo para fertilizar o solo. A floresta em pé produz serviços que não têm preço”, destacou, em entrevista para o i75.

Segundo Samuel, a vegetação exerce papel essencial na proteção do solo, manutenção da fauna e produção de água. Ele ressalta que os chamados serviços ecossistêmicos sustentam diretamente atividades humanas, inclusive a agricultura regional. “A floresta produz oxigênio, conserva o solo, produz água e mantém a fauna viva. Os pássaros, por exemplo, ajudam no controle natural de pragas que atacam plantações. Esses serviços ecológicos são praticamente impossíveis de mensurar”, afirmou.

“Cada vez mais o rio está morrendo”

Um dos pontos mais preocupantes, segundo o especialista, é a redução da disponibilidade hídrica na região. Samuel cita como exemplo o Rio Jacutinga, em Elísio Medrado. “Desde criança eu percebo que cada vez mais o rio está morrendo. Lugares que eram profundos hoje estão rasos. Dependendo da época do ano, dá para atravessar de uma margem para outra sem molhar os pés”, lamentou.

Ele explica que o desmatamento compromete diretamente a infiltração da água no solo e o abastecimento das nascentes. “Quando se desmata, geralmente para plantio ou criação de gado, o solo fica compactado. A água da chuva infiltra menos, os lençóis freáticos deixam de ser alimentados e isso reduz o potencial hírico da região”, pontuou.

Samuel também alerta para os impactos das mudanças climáticas e para o risco crescente de crises hídricas no interior baiano. “O cenário climático aponta para secas mais intensas nos próximos anos. Então é melhor se antecipar ao problema. O ideal seria revitalizar as nascentes com reflorestamento para aumentar a oferta de água”, disse.

Serra da Jiboia é “caixa d’água” regional

Além da biodiversidade, a Serra da Jiboia possui importância estratégica para o abastecimento hídrico do Recôncavo. O maciço funciona como divisor de águas de importantes bacias hidrográficas. Nascentes localizadas na Serra alimentam rios ligados às bacias do Rio Jaguaripe, Rio Jiquiriçá e Rio da Dona — este último responsável pelo abastecimento de cidades da região, incluindo Santo Antônio de Jesus.

“A nascente mais distante da foz do Rio da Dona nasce na Serra da Jiboia. Se houver desmatamento e assoreamento das nascentes, isso vai influenciar diretamente no volume de água da represa”, explicou Samuel.

Foto: Jacson Brasil/i75

Biodiversidade única

Pesquisas conduzidas pelo Projeto Serra da Jiboia, coordenado pelo Grupo Ambientalista da Bahia em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, identificaram espécies inéditas para a ciência e registros nunca antes catalogados na Bahia e até no bioma Mata Atlântica.

Segundo os pesquisadores, a Serra da Jiboia é uma área de transição ecológica — conhecida como ecótono — entre diferentes formações vegetais da Mata Atlântica e da Caatinga. Essa característica aumenta significativamente a biodiversidade local.

Os estudos identificam espécies raras, ameaçadas de extinção e endêmicas, além de animais e plantas fundamentais para o equilíbrio ecológico do bioma.

Na flora, aparecem espécies como a jaqueira, apontada pelos pesquisadores como uma planta exótica com potencial invasor na Mata Atlântica, além da candeia e do jequitibá, árvore que dá nome à Reserva Jequitibá, onde funciona um centro de pesquisa ambiental do Gambá.

Foto: Jacson Brasil/i75

Entre as aves citadas estão a choquinha-de-peito-pintado, a jacupemba, o sabiá-pimenta e a saiacaia, também conhecida como cavala, espécies que sofrem principalmente com a perda de habitat, fragmentação das matas e caça ilegal.

Os estudos ainda registram a presença de diversos mamíferos silvestres, como pacas, cutias, guigós, onças, jaguatiricas, quatis, lontras, caititus, sariguês, preguiças, tamanduás, tatus e morcegos, estes últimos destacados pelo importante papel na polinização e dispersão de sementes. Nos répteis, a jiboia — que dá nome à serra — aparece cercada por lendas e tradições populares da região.

As pesquisas também destacam a importância ecológica de abelhas, vespas e macroinvertebrados aquáticos, como libélulas, camarões, caranguejos, caramujos e vermes, utilizados como indicadores da qualidade ambiental dos rios e nascentes da Serra da Jiboia.

Proposta de mosaico de Unidades de Conservação

A principal esperança dos ambientalistas é a criação de um mosaico de Unidades de Conservação (UCs) para proteger toda a extensão da Serra da Jiboia.

A proposta prevê a criação de um Parque Estadual nas áreas mais preservadas e de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no entorno, formando um complexo ecológico junto à já existente Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Guarirú.

Além da proteção ambiental, os defensores da proposta apontam potencial para fortalecimento do turismo ecológico, do cicloturismo, do voo livre e da observação de aves na região.

“Essa região já é visitada por ciclistas e praticantes de voo livre. O avistamento de aves, por exemplo, poderia ser muito mais explorado de forma sustentável”, concluiu Samuel.

A Mata Atlântica na Bahia

Apesar de ocupar apenas cerca de 19% do território da Bahia — aproximadamente 107 mil quilômetros quadrados — a Mata Atlântica segue como um dos biomas mais importantes do estado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O bioma é o terceiro maior da Bahia em extensão territorial, atrás apenas da Caatinga, que ocupa cerca de 54% do estado, e do Cerrado, presente em aproximadamente 27% do território baiano. No Brasil, a Mata Atlântica também aparece como o terceiro maior bioma, cobrindo 13% da área nacional, atrás da Amazônia e do Cerrado.

Segundo o IBGE, a Mata Atlântica está presente em quase metade dos municípios baianos — cerca de 200 cidades — e é o bioma predominante em 174 delas, o equivalente a quatro em cada dez municípios do estado.

Foto: Jacson Brasil/i75

Mesmo não sendo o maior bioma em área na Bahia, é justamente nas cidades com predominância de Mata Atlântica que vive a maior parte da população baiana. Cerca de 58,9% dos habitantes do estado — mais de 8,7 milhões de pessoas — residem em municípios onde o bioma ocupa a maior extensão territorial.

Entre as dez cidades mais populosas da Bahia, oito têm a Mata Atlântica como bioma predominante, incluindo Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus e Porto Seguro.

A ocupação histórica do litoral brasileiro desde o período colonial ajuda a explicar por que a Mata Atlântica é hoje o bioma mais ameaçado do país. De acordo com o IBGE, em 2022 cerca de 18,4% das espécies da fauna e flora da Mata Atlântica estavam extintas ou ameaçadas de extinção — o maior número absoluto e proporcional entre todos os biomas brasileiros.

PRF prende autores de arrombamentos em Amargosa, São Miguel das Matas, Varzedo e SAJ

Uma perseguição em alta velocidade na BR-101, na madrugada desta quinta-feira (12), terminou com a prisão de criminosos que vinham aterrorizando comerciantes do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou o grupo, na região do Distrito de Humildes, após um acompanhamento tático de 7 km, recuperando um vasto arsenal de mercadorias, ferramentas industriais e dinheiro vivo.

A ofensiva policial foi desencadeada após alertas de furtos qualificados em estabelecimentos nas cidades de Amargosa, São Miguel das Matas, Varzedo e Santo Antônio de Jesus. Os agentes localizaram o veículo suspeito, uma VW/Saveiro branca, saindo de um posto de combustíveis. Ao receber ordem de parada, o condutor iniciou uma fuga perigosa, sendo alcançado apenas no km 171 da rodovia. No veículo, estavam três homens que, posteriormente, foram identificados por imagens de câmeras de segurança dos comércios invadidos.

O interior do utilitário revelou o rastro de prejuízos deixado nas cidades. Além de itens de alto valor, a polícia apreendeu ferramentas pesadas utilizadas para romper grades e cadeados.

Confira o balanço da apreensão

  • Tecnologia: 24 smartphones (marcas como iPhone, Samsung e Realme), 11 smartwatches, 2 notebooks e 4 fones de ouvido.
  • Equipamentos: 14 máquinas de cortar cabelo profissionais e uma balança de precisão.
  • Numerário: R$ 11.806,50 em notas trocadas.
  • Ferramental: Uma marreta, serra elétrica portátil, “mão de força” e um alicate de corte industrial.

Os envolvidos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana. Eles responderão pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.

Operação Martelo prende 14 investigados e realiza ações em Santo Antônio de Jesus, São Miguel das Matas e Laje

A Polícia Civil da Bahia prendeu 14 investigados durante a Operação Martelo, no curso de uma investigação contra uma organização criminosa com atuação interestadual. Ao todo, foram cumpridas, nesta terça- feira (10), 28 ordens judiciais, sendo 14 de prisão e 14 de busca e apreensão, em ações realizadas simultaneamente nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Laje, São Miguel das Matas, Morro de São Paulo e Feira de Santana, além de diligências nos estados de Alagoas, Paraná e Sergipe, e no sistema prisional.

Entre os alvos capturados, quatro prisões ocorreram em Santo Antônio de Jesus, duas em Valença, sendo um casal, duas no estado de Sergipe e uma em Alagoas, além do cumprimento de cinco mandados de prisão contra investigados já custodiados no sistema penitenciário. Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares, porções de drogas, veículos, documentos, dinheiro em espécie, maquinas de cartões de crédito, notebooks e uma maleta contendo dinheiro falso. Como parte das medidas judiciais, foi determinado o bloqueio de aproximadamente R$ 270 milhões em ativos financeiros ligados aos investigados, medida voltada à asfixia financeira da organização criminosa.

A operação contou com a atuação integrada de equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Leste), Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD) e Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), mobilizando policiais civis nas ações coordenadas.

As investigações continuam, com novos desdobramentos previstos, e todo o material apreendido será submetido a perícia técnica e análises especializadas, com o objetivo de aprofundar as apurações, produzir provas periciais e identificar possíveis outros envolvidos.

Jerônimo anuncia novos investimentos para São Miguel das Matas

São Miguel das Matas foi o terceiro município do Vale do Jiquiriçá visitado neste sábado (18) pelo governador Jerônimo Rodrigues, que inaugurou uma série de obras, fez diversas entregas e anunciou investimentos. Destaque para a reforma e pavimentação da BA-539. Com 24,6 quilômetros de extensão e um investimento de mais de R$ 38 milhões, a obra realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) vai melhorar a mobilidade entre os municípios de São Miguel das Matas e Laje até o entroncamento da BA-026. 

“A entrega de uma estrada qualifica, cada vez mais, as estradas entre as cidades. No caso de São Miguel das Matas, uma obra muito importante. Mas, também temos entrega de saúde, de tratores, anúncio de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de escolas, mercado. São agendas importantes e o Vale merece isso”, afirmou Jerônimo.

O agricultor Victor Castro comemorou o avanço. “Muito gratificante para a gente que transita nessa rodovia aqui. Antes era estrada de barro, muita lama na época de chuva, poeira. Muitos carros atolavam. Mas agora ficou muito bom. Está 100% agora, graças a Deus”.

Saúde

A Secretaria da Saúde (Sesab) realizou diversas entregas, que totalizaram R$ 1 milhão. Fazem parte desta lista uma ambulância; uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD); um veículo administrativo; quatro kits odontológicos; quatro kits para UBS) e um raio-X com processadora para o Hospital Ademário Vilas Boas. Também houve espaço para o Dia D de Multivacinação. “Temos o compromisso com todos os municípios de aproximar a saúde do povo”, destacou a titular da Sesab, Roberta Santana.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Água e Desenvolvimento Rural

A partir de agora, as localidades de Engenho Velho e Tabuleiro da Santa terão acesso a água de qualidade e em quantidade suficiente para atender as necessidades diárias dos 375 moradores. Para isso, foi entregue o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água que vai beneficiar essas comunidades. O valor destinado chega a R$ 1 milhão.

Houve a entrega de um trator, com implementos agrícolas para a Associação Comunitária dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e 50 barracas de feira livre para Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade do Arco Verde e São Sebastião. O aporte nesta ação ultrapassa os R$ 300 mil.

Autorizações

Além das entregas, o governador autorizou a municipalização e reforma do Hospital Ademário Vilas Boas; o projeto para asfaltamento da sede até o povoado Corta Mão; a reforma da ponte entre São Miguel das Matas e a Comunidade de Nossa Senhora de Fátima; projeto para construção de mercado da feira livre; a reforma de quadra poliesportiva; a extensão da rede de iluminação pública das Casas Populares Alto de São Miguel até a Rua São Roque; a extensão da rede de iluminação pública nas proximidades da Escola Humberto Castelo Branco até a Empacotadora Grãos Duvalle; e a extensão da rede de iluminação pública da Escola Municipal Isa Marta até a Mercearia Senhor Sizinho.

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Jerônimo Rodrigues também visitará Amargosa no sábado; veja horários da agenda no Vale do Jiquiriçá

O Governo do Estado da Bahia, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, realiza neste sábado (18) uma verdadeira maratona de entregas e autorizações de obras no Vale do Jiquiriçá. A agenda será intensa nas cidades de Amargosa, Laje e São Miguel das Matas.

A maratona de investimentos começa em Amargosa, às 8h, com um marco histórico para a saúde materno-infantil da região. O governador assinará a Ordem de Serviço para a construção da Nova Maternidade Regional. A unidade será erguida no âmbito do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), representando um avanço fundamental na assistência à gestante e ao bebê no Vale do Jiquiriçá.

Em seguida, às 10h, a comitiva estadual chega a Laje para um pacote de inaugurações que abrangem diversas áreas. Na Infraestrutura, será entregue a pavimentação em CBUQ da Rodovia BA-539. A Segurança pública será reforçada com a inauguração do Novo Pelotão da Polícia Militar. Por fim, na área de Saneamento, a população da localidade de Engenheiro Pontes será beneficiada com a inauguração da Extensão da Rede de Água da Embasa.

O dia de trabalho se encerra em São Miguel das Matas, às 15h, com mais inaugurações que impactam diretamente o cotidiano da população. Será inaugurado o trecho da Rodovia BA-539, complementando a entrega realizada em Laje.

Além disso, o Saneamento será o foco com a inauguração de Sistemas Simplificados de Água, executados pela CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia), para as comunidades de Engenho Velho e Tabuleiro da Santa.

Jerônimo Rodrigues visitará São Miguel das Matas e Laje neste sábado

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, tem compromissos confirmados nas cidades de São Miguel das Matas e Laje, neste sábado (18). A visita integra a programação de atividades do chefe do Executivo estadual no interior, com foco na inauguração de projetos finalizados e no anúncio de novos recursos para os municípios.

Em São Miguel das Matas, a expectativa é a autorização para a construção de um novo hospital, uma reivindicação de longa data da comunidade local. Já em Laje, a agenda inclui a entrega oficial da nova unidade do Pelotão da Polícia Militar, além da liberação de verbas destinadas ao estádio municipal e para novas obras de pavimentação em áreas urbanas.

Um dos pontos altos do roteiro será a inauguração da pavimentação da BA-539, rodovia de ligação crucial entre São Miguel das Matas e Laje. A estrada, que recebeu melhorias como a instalação de guard-rails para aumentar a segurança, é vista como fundamental para o trânsito de pessoas e o transporte da produção regional.

A agenda no Vale do Jiquiriçá foi anunciada pelo próprio Jerônimo Rodrigues, no último sábado (11), durante uma visita a Iramaia, na Chapada Diamantina. O governador ressaltou que o investimento em infraestrutura viária e o aprimoramento da rede de saúde estão entre as principais metas de sua gestão para o desenvolvimento do interior baiano.

Jovem boxeador que morreu durante assalto em Salvador é sepultado em São Miguel das Matas

Foi sepultado em São Miguel das Matas, na quarta-feira (8), o corpo Cássio de Jesus Santos Silva, um promissor atleta de boxe amador de apenas 19 anos, carinhosamente conhecido como Cássio Poatan. O jovem foi morto durante um assalto em Salvador, na noite da última terça-feira (7).

Cássio, que conciliava os estudos e o sonho de ser boxeador em Salvador, foi abordado por dois homens em uma motocicleta, na entrada da Boa Vista de São Caetano. Ele estava acompanhado de dois colegas, que conseguiram fugir no momento da ação. Relatos indicam que o jovem entregou a mochila sem reagir e mesmo assim foi baleado no peito pelos assaltantes, que fugiram logo em seguida.

Cássio Poatan foi rapidamente socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Caetano, mas infelizmente não resistiu ao ferimento. Um dos suspeitos envolvidos no crime foi preso pela polícia, e as investigações seguem em busca do segundo criminoso.

As autoridades seguem investigando o caso para que todos os responsáveis sejam identificados e punidos.

São Miguel das Matas começa a colher frutos da aproximação de Baleia com Jerônimo Rodrigues

O prefeito de São Miguel das Matas, Valdelino de Jesus, mais conhecido como Baleia, declarou recentemente que apoiará o governador Jerônimo Rodrigues nas eleições do próximo ano, quando o chefe do Executivo Estadual tentará a reeleição. Em 2022, Baleia e aliados apoiaram ACM Neto.

A aproximação com Jerônimo já começa a render bons frutos para o município. Está confirmada uma agenda do governador e alguns secretários na cidade do Vale do Jiquiriçá. A data ainda será informada pela equipe do governador, mas informações dos bastidores indicam que a visita não deve demorar.

No entanto, antes mesmo de pisar em solo miguelense, o chefe do Executivo Estadual já mostrou para que veio. Ele entregou ambulância e outro veículo para a saúde, no último dia 11, além de ter firmado outros compromissos.

Na visita a São Miguel, o governador inaugurará um colégio e a estrada que liga o município a Laje. Além disso, Jerônimo pode anunciar a construção da ponte que liga a cidade à comunidade de Fátima; avanços no abastecimento de água; retomada da creche Pró-Infância Tipo 1 e reforço na segurança pública.

Prefeito de São Miguel das Matas recebe ambulância e van em reunião com o governador

Investimentos em saúde, educação e segurança para o município de São Miguel das Matas foram alguns dos temas discutidos, nesta quinta-feira (11), no Centro de Operações e Inteligência, no CAB, em Salvador, pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo prefeito Valdelino de Jesus. Durante o encontro, foram entregues uma ambulância e uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), para a cidade na região do Vale do Jiquiriçá.

“O diálogo com os prefeitos é fundamental para que possamos construir soluções que cheguem de forma concreta à população. Em cada reunião, o objetivo é ouvir as demandas locais e encontrar os caminhos para atender da melhor forma possível”, destacou o governador.

Conhecido popularmente como Baleia, o prefeito agradeceu a receptividade e reforçou a importância da parceria. “São Miguel das Matas tem desafios e também muitas potencialidades. Essa aproximação com o Governo do Estado é essencial para que possamos avançar em áreas importantes e garantir melhorias para a nossa comunidade”, afirmou o gestor municipal.

Estiveram presentes na reunião os secretários estaduais de Relações Institucionais, Jonival Lucas; da Saúde, Roberta Santana; da Educação, Rowenna Brito; da Assistência Social, Fabya Reis; além do subsecretário de Segurança Pública, Marcel Oliveira; e de Camila Medrado, chefe de gabinete da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Foto: Matheus Landim/GOVBA
scroll to top