
Cachoeira, cidade localizada no Recôncavo baiano, está um passo mais perto de ser reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Unesco. Uma reunião em Brasília, que contou com a presença da prefeita Eliana Gonzaga, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da deputada federal Lídice da Mata, discutiu a candidatura da cidade a este título internacional.
Além disso, o encontro também abordou investimentos do PAC 3 para projetos estruturantes na cultura, arquitetura e turismo. Entre as iniciativas em pauta estão a revitalização da Igreja dos Remédios e da Igreja de Santiago do Iguape, além da restauração do quarteirão da Rua Sete de Setembro.
Outro ponto destacado foi a criação da Casa do Samba de Dona Dalva, um espaço dedicado à valorização do samba de roda, manifestação cultural enraizada na cidade. A reunião contou com a presença de representantes do IPHAN, do secretário municipal de Relações Institucionais, Roberto Franco, e do presidente da Câmara de Vereadores, Josmar Barbosa.
O reconhecimento da Unesco traria ainda mais visibilidade para Cachoeira, fortalecendo o turismo e a preservação de sua rica história e tradições.