Clientes da Vivo têm vivido dias de tormento em Elísio Medrado. Há muito tempo o sinal da operadora passa por instabilidade e ‘cai’ frequentemente, deixando os usuários impossibilitados de fazer chamadas e utilizar a internet no território municipal.
O i75 entrou em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para apurar como anda a prestação do serviço da Vivo em Elísio Medrado. Só em 2021, foram registradas 100 interrupções do serviço da operadora no município.
Há registros de interrupções com duração de até três horas. Dos 30 dias de novembro, por exemplo, em 12 o sinal da Vivo sumiu. Conforme dados da Anatel, a Vivo cobre 61% do território de Elísio Medrado e 83% dos imóveis e moradores.
Se voltarmos a meses anteriores, percebemos que, em abril de 2021, também houve falha no serviço em 12 dos 30 dias. Ou seja, 40% das datas tiveram queda do sinal. Em janeiro do mesmo ano, foram 11 interrupções. Só nos dias 14 e 15 daquele mês, foram oito em cada data. Os dados deste ano ainda não foram disponibilizados pela Vivo à Anatel.
A reportagem do i75 também falou com a assessoria de comunicação da Vivo cobrando uma explicação para a irregularidade do serviço prestado em Elísio Medrado. A operadora respondeu de forma superficial e evasiva. “A Vivo informa que alguns clientes podem estar encontrando dificuldades na utilização dos serviços de telefonia móvel da operadora devido a uma instabilidade na rede. Equipes já estão atuando para restabelecer o serviço o mais breve possível”, diz a curta nota da empresa. Esta foi a mesma resposta dada pela operadora à Anatel.
Em relação aos consumidores, a Anatel disse que, em casos de interrupção do serviço, a prestadora deve ressarcir o usuário. A orientação da Anatel é que o cliente entre em contato com a operadora e registre uma reclamação, inclusive através da ouvidoria, canal que está preparado para oferecer uma análise mais criteriosa da solução adotada no caso concreto.
Na Vivo, o consumidor pode abrir reclamação clicando aqui. Se a solicitação não for atendida conforme o cliente espera, é necessário pegar o número do protocolo de atendimento e entrar em contato com a ouvidoria pelo 0800 775 1212, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.
Ainda conforme a Anatel, se as providências mencionadas não solucionarem a situação do consumidor, há possibilidade de registro de reclamação nos seus canais de atendimento, por meio do sistema Anatel Consumidor e também através de chamada telefônica no número 1331.