O governador Jerônimo Rodrigues avançou na estratégia de aproximação com prefeitos de oposição e na sexta-feira (31) reabriu um diálogo fechado há 20 anos com o ex-deputado e prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, uma das principais lideranças carlistas do Baixo Sul.
O prefeito do União Brasil, mesmo partido de ACM Neto, foi recebido pelo governador e secretários de governo, em Salvador, num encontro que durou mais de três horas.
Segundo a assessoria de comunicação de Jerônimo, a reunião não tratou de política e girou em torno de obras e políticas públicas para o município. No entanto, a reabertura do diálogo, depois de tanto tempo, indica o sucesso do movimento político arrojado iniciado este ano pelo governador Jerônimo e seu novo articulador político, Adolpho Loyola.
Cairu foi o 52⁰ município recebido no gabinete do governador, em 2025. Do Baixo Sul, Jerônimo também recebeu Valença, Maraú, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte e Presidente Tancredo Neves. Os dois últimos, inclusive, votaram em Neto em 2022 e passaram para o lado do governo após a reunião.
As articulações recentes, somadas ao resultado eleitoral do ano passado, podem mudar o panorama político no Baixo Sul, onde o governo saiu derrotado nas últimas eleições para governador. Nomes importantes para o grupo carlista, como o ex-prefeito de Wenceslau Guimarães, Kaká, que coordenou a campanha de Neto em 22, perdeu a prefeitura ano passado e Hildécio, a maior liderança de oposição com mandato, reabriu diálogo com o governo. Das 15 cidades da região, só Cairu continua como oposição, mas agora, com tratativas para parcerias na gestão.