A força das mulheres da agricultura familiar em Valença, no território Baixo Sul, reforça o protagonismo feminino no setor. Na cidade, surgiu neste mês uma nova feira para comercialização dos produtos da agricultura familiar das associações presentes nas comunidades rurais na região.
A iniciativa da nova Feira da Central, que acontece todas às quartas-feiras, às 7h, no bairro Vila Operária, tem a participação da Central das Associações da Agricultura Familiar de Valença e Região Baixo Sul da Bahia, que aglutina associações locais das comunidades de Aldeia de São Fidelis, Gereba, Derradeira e Formiga.
A presidente da Central, Maria Iara, explicou que a Feira só foi possível graças aos investimentos do projeto Bahia Produtiva, que creditou mais de R$ 370 mil em barracas de feira, veículo utilitário, materiais de escritório, equipamentos para cozinha comunitária de processamento de derivados da mandioca e assistência técnica.
A presidente da Associação de Pequenos Produtores de Aldeia e Gereba (ASPAG), Avani Santos, da comunidade Aldeia de São Fidelis, ressalta a importância da chegada desses equipamentos. “Como a gente trabalha na cozinha comunitária, são necessárias as formas, o fogão, a batedeira. Tudo isso nos dá uma facilidade maior para produzir e vai ajudar a agregar mais valor aos nossos produtos”.
A presidente da Associação dos Médio e Pequenos Proprietários Rurais (Ameppru), Débora Reis, da comunidade de Gereba, aponta que a feira livre será importante para a comercialização dos produtos. “Antes, a gente não tinha onde vender. Logo quando começou a cozinha comunitária, a gente fazia e ficava vendendo só na comunidade. Agora, com essa Feira, temos onde vender os nossos produtos”.