
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta terça-feira (11), a política de tarifas de exportação adotada pelo governo de Donald Trump, durante um evento em Minas Gerais.
Em tom firme, Lula afirmou que não teme o ex-presidente dos Estados Unidos e reagiu às medidas comerciais impostas ao Brasil, pedindo que Trump adote uma postura mais respeitosa.
“Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo, que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado. É assim que vamos governar esse país”, declarou o presidente brasileiro.
As declarações de Lula acontecem em meio a uma escalada de críticas ao governo americano, especialmente em relação às taxas aplicadas sobre produtos brasileiros, como aço e etanol. Nas últimas semanas, o petista tem reforçado sua insatisfação com as barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos, destacando o impacto negativo dessas medidas para a economia brasileira.