Na manhã desta quarta-feira (23), policiais rodoviários federais apreenderam 650 canários-da-terra, na BR-116, trecho do município de Feira de Santana. Os pássaros estavam em um veículo modelo Onix e saíram de Goiânia-GO com destino à cidade baiana de Paulo Afonso.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo tinha dois ocupantes que vão responder por crime contra o meio ambiente. O motorista do automóvel assumiu a responsabilidade pelo transporte ilegal dos animais. Ele disse ainda que não possuía a autorização e nem a guia de transporte para criação. O homem também disse que receberia cerca de R$ 2 mil quando entregasse os animais no local de destino.
Todos os pássaros estavam aprisionados e amontoados em pequenas gaiolas. Um dos animais já foi encontrado morto.
Os canários, que estavam muito debilitados, foram encaminhados para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.
O que diz a lei
É crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres. As penas para crimes ambientais são multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão.