A BA-026, no trecho que vai do entroncamento da BR-101, em Santo Antônio de Jesus, até Amargosa, é uma das rodovias estaduais que estão recebendo serviços intensificados de manutenção para o período junino. Com a chegada dos festejos, o fluxo de veículos que circulam pelas estradas do interior baiano chega a aumentar em até 30%, segundo dados do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv) da Polícia Militar da Bahia (PMBA).
Para melhorar as condições de trafegabilidade nesse e em outros corredores importantes, o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vem realizando serviços que incluem sinalização horizontal e vertical. Ao todo, as ações de conservação abrangem mais de 1.000 km de extensão de rodovias desde o último mês de maio. Além da BA-026, a BA-131, entre Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves, Pindobaçu e Saúde, também passa por intervenções.
As ações visam garantir a fluidez e a integridade de quem se desloca em direção às principais festas regionais, conforme explica o gestor da pasta:
“Esse trabalho de manutenção feito pela Seinfra nas rodovias estaduais possibilita uma viagem mais segura para quem vai curtir as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro no interior baiano, um dos períodos mais esperados do ano no Estado. São os 18 trechos mais utilizados por baianos e turistas nessa época e que vem passando por serviços”, destaca Saulo Pontes, secretário de Infraestrutura da Bahia.
Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (17), na zona rural de São Miguel das Matas. Durante a abordagem, o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado e contido pelos policiais. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva pelo crime de feminicídio.
O homem é suspeito de ter matado a ex-companheira.O crime foi registrado em setembro de 2021, próximo ao Conjunto Nova Canaã, em Santo Antônio de Jesus. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo quando retornava para casa acompanhada do então companheiro.
A mulher foi socorrida e encaminhada para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos. As apurações apontam que ela estava separada do investigado havia cerca de um ano e era ameaçada de morte por ele.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara Criminal, do Júri e de Execuções Penais de Santo Antônio de Jesus, em outubro de 2021, e cumprido pela Polícia Civil, por meio das equipes do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Leste) e do Setor de Investigação da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Santo Antônio de Jesus).
O suspeito foi conduzido à unidade policial para a adoção das medidas legais cabíveis, incluindo a comunicação da prisão ao Poder Judiciário. Ele permanece custodiado à disposição da Justiça.
A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), prorrogou o prazo para o pagamento do IPTU 2026 em cota única. Agora, os munícipes têm até o dia 30 de junho para quitar o imposto com o desconto máximo de até 25%.
A prorrogação visa dar mais tempo e facilidade para que a população regularize seus débitos com o município de forma vantajosa.
Uma adolescente de 17 anos foi apreendida na terça-feira (26), em Santo Antônio de Jesus, suspeita de participar de um golpe de extorsão mediante ameaça. A ação rápida da Polícia Civil resultou na recuperação integral dos R$ 22 mil roubados da vítima.
De acordo com as investigações, a vítima conheceu uma pessoa por meio de um site de relacionamentos e migrou a conversa para um aplicativo de mensagens, onde agendou um encontro.
Ao chegar ao local combinado — uma residência no bairro Andaiá —, o homem foi rendido por um grupo de criminosos. Utilizando uma máquina de choque, os suspeitos o ameaçaram e o obrigaram a realizar empréstimos e transferências bancárias que somaram R$ 22 mil. O grupo também ameaçou expor fotos da vítima nas redes sociais caso ela não cooperasse.
Após conseguir se libertar, a vítima procurou imediatamente a delegacia da cidade para registrar o boletim de ocorrência.
Os agentes iniciaram as buscas e localizaram a adolescente de 17 anos ainda na residência onde o crime aconteceu. Com a apreensão da jovem, a polícia conseguiu recuperar todo o dinheiro transferido.
A menor foi apresentada à autoridade policial e permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil informou que as investigações continuam ativas para identificar e prender os outros integrantes do grupo criminoso.
Patrimônio natural dos municípios de Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Varzedo, Castro Alves e Santa Teresinha, a Serra da Jiboia chega ao Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado nesta quarta-feira (27), cercada por alertas ambientais e por um antigo clamor popular: a criação de mecanismos mais rígidos de proteção para o último grande remanescente florestal do Recôncavo Sul Baiano.
A data marca a assinatura da Carta de São Vicente, em 27 de maio de 1560, primeiro documento oficial a citar a Mata Atlântica. Mais de quatro séculos depois, o bioma segue ameaçado — e a Serra da Jiboia simboliza tanto a resistência quanto a fragilidade dessa floresta.
Com mais de 22 mil hectares, a Serra abriga nascentes importantes, espécies animais e vegetais endêmicas e uma rica diversidade biológica ainda pouco conhecida pela ciência. Mesmo assim, continua sofrendo com desmatamento, caça, tráfico de animais silvestres e degradação das matas ciliares.
Natural de Elísio Medrado, o geógrafo, mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal do Sul da Bahia e agente do IBAMA, Samuel Dias Santos, afirma que preservar a Serra da Jiboia é uma necessidade ambiental, econômica e social. “Uma região sem floresta vai ter que gastar mais dinheiro com defensivos químicos, buscar água mais longe e usar mais adubo para fertilizar o solo. A floresta em pé produz serviços que não têm preço”, destacou, em entrevista para o i75.
Segundo Samuel, a vegetação exerce papel essencial na proteção do solo, manutenção da fauna e produção de água. Ele ressalta que os chamados serviços ecossistêmicos sustentam diretamente atividades humanas, inclusive a agricultura regional. “A floresta produz oxigênio, conserva o solo, produz água e mantém a fauna viva. Os pássaros, por exemplo, ajudam no controle natural de pragas que atacam plantações. Esses serviços ecológicos são praticamente impossíveis de mensurar”, afirmou.
“Cada vez mais o rio está morrendo”
Um dos pontos mais preocupantes, segundo o especialista, é a redução da disponibilidade hídrica na região. Samuel cita como exemplo o Rio Jacutinga, em Elísio Medrado. “Desde criança eu percebo que cada vez mais o rio está morrendo. Lugares que eram profundos hoje estão rasos. Dependendo da época do ano, dá para atravessar de uma margem para outra sem molhar os pés”, lamentou.
Ele explica que o desmatamento compromete diretamente a infiltração da água no solo e o abastecimento das nascentes. “Quando se desmata, geralmente para plantio ou criação de gado, o solo fica compactado. A água da chuva infiltra menos, os lençóis freáticos deixam de ser alimentados e isso reduz o potencial hírico da região”, pontuou.
Samuel também alerta para os impactos das mudanças climáticas e para o risco crescente de crises hídricas no interior baiano. “O cenário climático aponta para secas mais intensas nos próximos anos. Então é melhor se antecipar ao problema. O ideal seria revitalizar as nascentes com reflorestamento para aumentar a oferta de água”, disse.
Serra da Jiboia é “caixa d’água” regional
Além da biodiversidade, a Serra da Jiboia possui importância estratégica para o abastecimento hídrico do Recôncavo. O maciço funciona como divisor de águas de importantes bacias hidrográficas. Nascentes localizadas na Serra alimentam rios ligados às bacias do Rio Jaguaripe, Rio Jiquiriçá e Rio da Dona — este último responsável pelo abastecimento de cidades da região, incluindo Santo Antônio de Jesus.
“A nascente mais distante da foz do Rio da Dona nasce na Serra da Jiboia. Se houver desmatamento e assoreamento das nascentes, isso vai influenciar diretamente no volume de água da represa”, explicou Samuel.
Foto: Jacson Brasil/i75
Biodiversidade única
Pesquisas conduzidas pelo Projeto Serra da Jiboia, coordenado pelo Grupo Ambientalista da Bahia em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, identificaram espécies inéditas para a ciência e registros nunca antes catalogados na Bahia e até no bioma Mata Atlântica.
Segundo os pesquisadores, a Serra da Jiboia é uma área de transição ecológica — conhecida como ecótono — entre diferentes formações vegetais da Mata Atlântica e da Caatinga. Essa característica aumenta significativamente a biodiversidade local.
Os estudos identificam espécies raras, ameaçadas de extinção e endêmicas, além de animais e plantas fundamentais para o equilíbrio ecológico do bioma.
Na flora, aparecem espécies como a jaqueira, apontada pelos pesquisadores como uma planta exótica com potencial invasor na Mata Atlântica, além da candeia e do jequitibá, árvore que dá nome à Reserva Jequitibá, onde funciona um centro de pesquisa ambiental do Gambá.
Foto: Jacson Brasil/i75
Entre as aves citadas estão a choquinha-de-peito-pintado, a jacupemba, o sabiá-pimenta e a saiacaia, também conhecida como cavala, espécies que sofrem principalmente com a perda de habitat, fragmentação das matas e caça ilegal.
Os estudos ainda registram a presença de diversos mamíferos silvestres, como pacas, cutias, guigós, onças, jaguatiricas, quatis, lontras, caititus, sariguês, preguiças, tamanduás, tatus e morcegos, estes últimos destacados pelo importante papel na polinização e dispersão de sementes. Nos répteis, a jiboia — que dá nome à serra — aparece cercada por lendas e tradições populares da região.
As pesquisas também destacam a importância ecológica de abelhas, vespas e macroinvertebrados aquáticos, como libélulas, camarões, caranguejos, caramujos e vermes, utilizados como indicadores da qualidade ambiental dos rios e nascentes da Serra da Jiboia.
Proposta de mosaico de Unidades de Conservação
A principal esperança dos ambientalistas é a criação de um mosaico de Unidades de Conservação (UCs) para proteger toda a extensão da Serra da Jiboia.
A proposta prevê a criação de um Parque Estadual nas áreas mais preservadas e de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no entorno, formando um complexo ecológico junto à já existente Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Guarirú.
Além da proteção ambiental, os defensores da proposta apontam potencial para fortalecimento do turismo ecológico, do cicloturismo, do voo livre e da observação de aves na região.
“Essa região já é visitada por ciclistas e praticantes de voo livre. O avistamento de aves, por exemplo, poderia ser muito mais explorado de forma sustentável”, concluiu Samuel.
A Mata Atlântica na Bahia
Apesar de ocupar apenas cerca de 19% do território da Bahia — aproximadamente 107 mil quilômetros quadrados — a Mata Atlântica segue como um dos biomas mais importantes do estado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O bioma é o terceiro maior da Bahia em extensão territorial, atrás apenas da Caatinga, que ocupa cerca de 54% do estado, e do Cerrado, presente em aproximadamente 27% do território baiano. No Brasil, a Mata Atlântica também aparece como o terceiro maior bioma, cobrindo 13% da área nacional, atrás da Amazônia e do Cerrado.
Segundo o IBGE, a Mata Atlântica está presente em quase metade dos municípios baianos — cerca de 200 cidades — e é o bioma predominante em 174 delas, o equivalente a quatro em cada dez municípios do estado.
Foto: Jacson Brasil/i75
Mesmo não sendo o maior bioma em área na Bahia, é justamente nas cidades com predominância de Mata Atlântica que vive a maior parte da população baiana. Cerca de 58,9% dos habitantes do estado — mais de 8,7 milhões de pessoas — residem em municípios onde o bioma ocupa a maior extensão territorial.
Entre as dez cidades mais populosas da Bahia, oito têm a Mata Atlântica como bioma predominante, incluindo Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus e Porto Seguro.
A ocupação histórica do litoral brasileiro desde o período colonial ajuda a explicar por que a Mata Atlântica é hoje o bioma mais ameaçado do país. De acordo com o IBGE, em 2022 cerca de 18,4% das espécies da fauna e flora da Mata Atlântica estavam extintas ou ameaçadas de extinção — o maior número absoluto e proporcional entre todos os biomas brasileiros.
Santo Antônio de Jesus já vive o clima do São João e prepara uma programação especial para celebrar os 146 anos de emancipação política do município. A comemoração de aniversário da cidade, que acontece nesta sexta-feira (29), no Espaço São João, integra o calendário junino da cidade, reunindo música, cultura popular, tradição religiosa e atividades esportivas. A data também marca oficialmente a abertura de um dos períodos mais aguardados do ano no Recôncavo baiano.
Os shows de aniversário começam às 19h com Sinho Bernardo, prata da casa e destaque do samba no Recôncavo baiano, com reconhecimento em toda a Bahia. Uma das atrações mais aguardadas da noite, o cantor e compositor Edson Gomes sobe ao palco às 21h, ao lado do filho, Isaac Gomes, em uma apresentação especial que revisita sucessos marcantes do reggae nacional. A programação segue com Mikael Santos, às 23h, trazendo o arrocha para o palco da festa, e continua com Cícero Dantas, filho do forrozeiro Dorgival Dantas, que sobe ao palco à 1h da manhã para apresentar o forró autêntico. O encerramento da celebração ficará por conta de Lucas Queiroz, às 3h da manhã. A mistura de estilos antecipa o clima festivo que toma conta da cidade durante todo o ciclo junino.
A programação junina começou no dia 15 de maio, com o Concurso Cultural da Música Tema do São João, festival responsável pela escolha da canção oficial dos festejos juninos da cidade. No dia 16, o município realizou o Arrastão Forró em SAJ, levando música, dança e animação pelas ruas da cidade em uma celebração marcada pela tradição junina. Já no dia 17, o calendário teve continuidade com a Corrida do Padroeiro, reunindo atletas, famílias e moradores em mais uma atividade integrada às celebrações culturais e esportivas do município.
Após as comemorações do aniversário da cidade, a programação segue de 31 de maio a 13 de junho com o Forró de Santo Antônio, realizado durante o Trezenário na Praça Padre Mateus, uma das manifestações religiosas e culturais mais tradicionais do município.
O ponto alto das celebrações será o tradicional São João de Santo Antônio de Jesus, realizado entre os dias 19 e 24 de junho. Consolidado como um dos principais destinos do turismo junino da Bahia, o município se prepara para receber milhares de visitantes durante os festejos.
Entre as atrações já confirmadas para a edição de 2026 estão grandes nomes da música nacional, como João Gomes, Bruno & Marrone, Maiara & Maraisa, Solange Almeida, Matheus & Kauan, Mari Fernandes e Dorgival Dantas. O São João de Santo Antônio de Jesus também contará com artistas consagrados do forró, como Mastruz com Leite, Estakazero, Del Feliz e Flávio Leandro, além de Canários do Reino, Chambinho do Acordeon e atrações locais e regionais que completam a programação.
PROGRAMAÇÃO:
29/05 – Show de aniversário da cidade
31/05 a 13/06 – Forró de Santo Antônio durante o Trezenário, na Praça Padre Mateus
07/06 – Festival Regional de Quadrilhas Juninas do Recôncavo
13/06 – Procissão do Padroeiro pelas ruas da cidade
19 a 24/06 – Festival São João 2026
20/06 – Arrastão Anarriê Elétrico com Canários do Reino
20/06 – Forró dos Idosos
21/06 – Arrastão Vô Num Vô
21/06 – Forró das Crianças
24/06 – Arrastão Anarriê SAJ com Fulô de Mandacaru
24/06 – Forró da Inclusão
04 e 05/07 – São Pedro da Sapucaia
11 e 12/07 – São Pedro do Benfica
PROGRAMAÇÃO OFICIAL – SÃO JOÃO DE SAJ 2026
19 de junho Missa Solene de Abertura dos Festejos Juninos Mestrinho Orquestra SAJ Sanfônica André e Mauro Os Cumpadi Joyce França Walmir Alencar Jânio Santana
20 de junho Canários do Reino (Arrastão) Serestão do Lopes Selo de Amor Del Feliz Danniel Vieira Mastruz com Leite Mari Fernandes Gustavo Mello Banda Farol de Milha
21 de junho Levi Barbosa Sam e Kawan Netto Brito Estakazero Bruno & Marrone Filho do Piseiro Luziel Mara Ribeiro
22 de junho Astral A3 Toque Dez Maiara & Maraisa Matheus & Kauan Carol Souza Vitor Fernandes Kart Love Banda Flor do Nordeste
23 de junho Verena Santana Juliano SS João Gomes Flávio Leandro Michele Andrade Silvânia & Berg Gabriel Fidelis Neném Coração de Vaqueiro Biel Oliveira
24 de junho Dorgival Dantas Chambinho do Acordeon Solange Almeida Henry Freitas
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) publicou o edital nº 01/2026 para a realização de um Processo Seletivo Simplificado visando a contratação de pessoal sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Ao todo, são oferecidas 170 vagas distribuídas entre a capital e diversas cidades do interior, com destaque para oportunidades no Recôncavo e Vale do Jiquiriçá.
As contratações têm prazo determinado de até 36 meses, podendo ser renovadas uma única vez por igual período.
Vagas na Região
Para quem busca oportunidade no interior, o edital traz vagas específicas para a função de Técnico de Nível Médio (Atendente) nas seguintes localidades:
Santo Antônio de Jesus: 02 vagas de ampla concorrência.
Amargosa: 01 vaga de ampla concorrência.
Mutuípe: 01 vaga de ampla concorrência.
Cruz das Almas: 02 vagas de ampla concorrência.
Castro Alves: 01 vaga de ampla concorrência.
Nazaré: 01 vaga de ampla concorrência.
Cachoeira: 02 vagas de ampla concorrência.
Governador Mangabeira: 01 vaga de ampla concorrência.
Remuneração e Benefícios
Para os cargos de Nível Superior, a remuneração total chega a R$ 3.810,40 para uma jornada de 40 horas semanais. Já para Nível Médio, o salário é de R$ 3.170,32.
Além do salário, os contratados terão direito a:
Auxílio Refeição: R$ 20,00 por dia trabalhado (para carga horária de 40h).
Auxílio Transporte: Acréscimo na remuneração conforme a necessidade.
Assistência Médica: Facultativa, mediante contribuição mensal.
Seleção por avaliação curricular
Diferente de concursos tradicionais, esta seleção será constituída de uma única etapa: Avaliação Curricular, de caráter eliminatório e classificatório. A Comissão avaliará a documentação apresentada, validando as informações declaradas no ato da inscrição. Serão considerados habilitados os candidatos que atingirem pontuação igual ou superior a 7,0 pontos.
Como se inscrever
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial (selecao.ba.gov.br). É fundamental que o candidato acompanhe o cronograma para o envio de documentos comprobatórios via SEDEX, conforme as orientações do edital.
Conhecida como a Capital do São João, a cidade de Santo Antônio de Jesus (SAJ) divulgou oficialmente a sua programação para os festejos juninos. Com um mix de tradição, forró eletrônico e sertanejo, o evento acontecerá entre os dias 19 e 24 de junho, prometendo atrair milhares de turistas para o Recôncavo Baiano.
A grade deste ano aposta em grandes nomes do cenário nacional, mantendo a diversidade que é marca registrada do município.
Programação completa por dia
Confira quem sobe ao palco em cada data:
19 de Junho
Mestrinho
Orquestra Sanfônica
20 de Junho
Mari Fernandez
Mastruz com Leite
Canários do Reino
Danniel Vieira
Del Feliz
21 de Junho
Bruno e Marrone
Netto Brito
Filho do Piseiro
Estakazero
22 de Junho
Matheus e Kauan
Maiara e Maraísa
Toque Dez
Vitor Fernandes
Kart Love
23 de Junho
João Gomes
Silvânia e Berg
Michele Andrade
Flávio Leandro
Gabriel Fidelis
24 de Junho
Henry Freitas
Dorgival Dantas
Solange Almeida
Chambinho do Acordeon
As atrações locais ainda serão inseridas na programação oficial dos festejos.
A mobilidade urbana de Santo Antônio de Jesus ganha um novo capítulo a partir desta quinta-feira (30). A empresa vencedora da licitação realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT), assume as operações do transporte coletivo, substituindo os antigos contratos emergenciais por um sistema definitivo e planejado.
Para celebrar o início das atividades e permitir que a população conheça o novo padrão de serviço, a Prefeitura garantiu catraca livre (gratuidade) nesta quinta (30) e sexta-feira (1º).
Os novos veículos representam um salto em qualidade e dignidade para o passageiro, contando com Ar-condicionado em todas as unidades; conexão Wi-Fi gratuita; Elevadores de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Nesta fase inicial, nove ônibus atenderão todas as rotas já existentes no município. O planejamento da gestão prevê a chegada de mais cinco veículos nos próximos meses, ampliando a cobertura e diminuindo o tempo de espera nas paradas.
A implementação via licitação encerra um ciclo de décadas em que o serviço era prestado de forma precária e paliativa. Segundo a gestão municipal, a nova frota é fruto de um compromisso com o bem-estar dos munícipes, entregando um sistema moderno e eficiente que a cidade de Santo Antônio de Jesus demanda.
A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus se manifestou após servidores públicos irem às ruas em protesto por melhorias salariais, detalhando a proposta apresentada na campanha salarial de 2026 e reforçando o compromisso com a valorização da categoria.
De acordo com a gestão municipal, foi proposto um reajuste salarial de 5% para os servidores, percentual que supera o índice inflacionário registrado em março de 2026 — data-base da categoria — que ficou em 3,77%. Segundo a prefeitura, a medida busca não apenas repor perdas inflacionárias, mas também garantir a manutenção do poder de compra dos trabalhadores.
A administração destacou ainda que, desde o início da atual gestão, em 2021, os reajustes concedidos têm superado a inflação. No período entre 2021 e 2025, o acumulado inflacionário foi de 28,90%, enquanto os aumentos salariais chegaram a 34,64%. Entre os principais reajustes, foram citados os índices de 12% em 2022 e 8% em 2024, apontados como reflexo da política de valorização dos servidores.
Além do reajuste nos salários, a proposta inclui o aumento do auxílio-alimentação, que passará de R$ 800 para R$ 900. A prefeitura ressaltou que, em 2021, o benefício era de R$ 400, o que representa um crescimento de 112,5% ao longo da atual gestão.
Em nota, a administração municipal afirmou que a proposta está alinhada à realidade fiscal do município e busca conciliar responsabilidade financeira com a valorização dos servidores públicos. A gestão também reforçou que segue aberta ao diálogo com a categoria, em meio às mobilizações registradas recentemente em Santo Antônio de Jesus.