Vereadores de Santo Estêvão perdem mandato por fraude em cota de gênero

Foto:Reprodução

A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos dos vereadores Dr. Uallen e Sérgio da APLB, eleitos pelo Republicanos em Santo Estevão, a 156 km de Salvador. A juíza Carísia Sancho Teixeira apontou fraude na cota de gênero, com candidaturas-laranja de mulheres na eleição para a Câmara Municipal.

A sentença também anulou os votos do partido no pleito e declarou a inelegibilidade das candidatas envolvidas: Samielle, Kamila, Leo de Jesus e Maria Luiza. No entanto, os vereadores cassados não foram considerados inelegíveis por falta de provas de envolvimento direto na fraude.

Entre as irregularidades apontadas, as candidatas não fizeram campanha real nem movimentaram recursos, tiveram votações baixíssimas, entre 3 e 11 votos, e registraram contas de campanha com valores padronizados de R$ 97,50.

A decisão só terá efeito após trânsito em julgado, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso. Se for mantida, haverá recontagem dos votos sem o Republicanos, e novos vereadores serão diplomados e empossados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top