Valéria: Forças de segurança intensificam operações; Já são 9 mortos

Nove suspeitos foram mortos e um traficante com mandado de prisão por homicídio foi preso em operações das forças de segurança no Subúrbio Ferroviário de Salvador, em desdobramentos após a morte de um policial federal em uma operação na sexta-feira (15).

Na noite de domingo (17), mais dois suspeitos foram mortos, um em Periperi e outro na Palestina. Com eles, foram apreendidos uma pistola e um revólver.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), equipes da 18ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram até a Rua Novos Unidos, em Periperi, depois de denúncia de que um traficante de uma facção estava no local com comparsas. Eles foram localizados e trocaram tiros com os PMs. Um dos suspeitos foi baleado e morreu. No local, um revólver calibre 38 e munições foram apreendidos.

O outro suspeito foi morto na Palestina, onde trocou tiros com policiais da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal. Uma pistola calibre 9mm, com carregador alongado e munições foram apreendidos com ele.

Segundo balanço da polícia, nas últimas 72h, além dos nove mortos, um traficante com mandado de prisão por homicídio foi preso, e foram apreendidos três fuzis, uma carabina, uma submetralhadora, três pistolas, um revólver, carregadores, munições, rádios comunicadores e peças de veículo roubado.

O policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos, morreu em confronto com criminosos no bairro de Valéria, na sexta-feira (15). Ele era lotado na Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil.

Bahia registrou 850 suicídios em 2022; homens são a maioria dos casos

A Bahia registrou 850 casos de suicídios em 2022, um aumento de 1,0% em relação ao ano anterior, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O relatório da SEI aponta que os suicídios são um fenômeno em expansão no estado nos últimos 22 anos, e que se intensificaram a partir da segunda metade desse período. Comparando os triênios de 2017-2019 com 2020-2022, observa-se um aumento expressivo de 29,8%.

O técnico responsável pelo painel, Jadson Santana, ressalta que o crescimento ocorreu juntamente com a disseminação da pandemia de Covid-19. “Esse último período foi quando a pandemia da covid-19 se manteve mais intensa no Brasil. Diante disso, diversos desdobramentos da pandemia sobre a vida social podem ser aventados. No entanto, não é possível afirmar que essa expansão do número de suicídios dos últimos anos foi em função exclusivamente dos efeitos nocivos da pandemia de covid-19, haja vista a tendência de crescimento já observada desde o início da série histórica”, explica.

Além do crescimento no número absoluto de casos, as taxas de vitimização confirmam a expansão desse fenômeno no estado. No ano 2000, foram 1,5 vítimas de suicídio a cada 100 mil baianos. Já em 2022, esse indicador saltou para 5,7, o que sinaliza para um aumento de mais de cinco vezes da taxa de vitimização por suicídios na Bahia.

Perfil das vítimas

O painel da SEI relata que os homens têm maior risco de vitimização por suicídios. Em 2022, de cada dez vítimas, oito eram homens, número que corresponde a 82,2%. Em relação a idade das vítimas, os adultos (de 30 a 59 anos) representavam a maior parte dos casos: 59,5%. Outro padrão observado é a concentração de casos entre as vítimas solteiras. Pouco mais de 58,9% se encontravam nesse estado civil. Já os casados eram 17,4%.

Aspectos situacionais

Os aspectos situacionais apontam para padrões de ocorrência dos suicídios. Em 2022, de cada dez casos de suicídios na Bahia, aproximadamente, seis deles ocorreram dentro do domicílio da vítima. Sendo que, por outro lado, em torno de 35%, referem-se a tentativas de suicídios em outros espaços e que o óbito ocorreu em alguma unidade de saúde.

Métodos

Os enforcamentos respondiam pela grande maioria dos casos. Apenas em 2022, o enforcamento representava 7 em cada 10 casos de suicídios. Porém, esse padrão apresentava algumas variações de acordo com o gênero da vítima. Mesmo sendo a principal causa de vitimização, entre as mulheres, os enforcamentos representavam metade dos casos, abrindo espaços para vitimização por intoxicação (de sólidos, líquidos e fármacos). Enquanto que entre os homens, os enforcamentos alcançavam 76,3% dos casos e as armas de fogo (6,0%) apareciam em destaque quando comparadas a outras causas.

Recomendações

O reconhecimento de um padrão de ocorrência e de vitimização diz respeito ao perfil da vítima e aos fatores situacionais da ocorrência, tal como a escolha do método e o acesso a determinados instrumentos. A identificação desses fatores visa apontar para as condições em que há um aumento do risco de ocorrência desses eventos.

A SEI recomenda a adoção de ações para prevenir o suicídio, tais como:

  • Educação e conscientização: promover campanhas e ações de educação e conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
  • Acessibilidade a serviços de saúde: garantir o acesso a serviços de saúde mental e de atendimento a crises.
  • Fortalecimento de redes de apoio: apoiar a criação e o fortalecimento de redes de apoio social e comunitário.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização e prevenção ao suicídio. A campanha é realizada anualmente, no mês de setembro, e tem como objetivo alertar a população sobre o problema do suicídio e promover ações de prevenção.

Elísio Medrado: Após mais um caso de arrombamento de imóvel, polícias Civil, Militar e prefeito se reunirão com a população

Mais um imóvel foi arrombado em Elísio Medrado, na terça-feira (29). Diferentemente das ações anteriores, desta vez a invasão a uma casa, no povoado Coca Cola, ocorreu durante o dia.

Reunião

Vários imóveis da zona rural de Elísio Medrado têm sido invadidos desde o ano passado e a Polícia Civil ainda não conseguiu prender suspeitos.

Uma reunião para discutir o assunto foi agendada para a próxima terça-feira (5), às 9h, no Salão Paroquial. O encontro será aberto ao público e estarão presentes o prefeito Linsmar Moura, o delegado Marcos Diógenes Maia, além do Major Elismar Silva, comandante da 99ª Companhia Independente da Polícia Militar (99ª CIPM).

Morre Dom Geraldo Majella, arcebispo emérito de Salvador

O cardeal Dom Geraldo Majella, arcebispo emérito de Salvador, faleceu aos 89 anos em Londrina, Paraná. Ele vinha enfrentando problemas de saúde desde o final de 2022, quando sofreu um AVC, e estava em internamento domiciliar. A causa exata da morte não foi especificada. A Arquidiocese de Salvador expressou pesar pela sua morte e informou que em breve serão divulgados detalhes sobre a Missa Exequial e o sepultamento. Dom Geraldo teve um papel importante na beatificação de Santa Dulce em 2011 e também escreveu uma oração em homenagem à santa. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, lamentou sua morte, destacando sua trajetória virtuosa e contribuições para a Igreja e instituições de ensino.

Geraldo Alckmin, o presidente em exercício, lamentou a morte de Dom Geraldo nas redes sociais. “Ordenado padre em 1957, Dom Geraldo teve uma virtuosa trajetória no desempenho das diversas funções eclesiásticas para as quais foi designado, além de ter engrandecido as instituições de ensino em que exerceu o magistério, com sua cultura e humanismo. Meus sentimentos e orações a seus familiares e amigos”, disse.

Jair Renan, filho de Bolsonaro, é alvo de operação e tem celular apreendido pela polícia

Jair Renan, o filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro, está sendo alvo de uma operação policial com mandados de busca e apreensão em Brasília e Santa Catarina. A polícia apreendeu o celular dele em Balneário Camboriú, onde há registros recentes nas redes sociais. Além disso, foram encontrados um HD e anotações sobre “quociente eleitoral” em um endereço ligado a Jair Renan em Santa Catarina. A operação, chamada Nexum, realizada pela polícia civil do DF e de SC, visa um grupo suspeito de estelionato, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e falsificação de documentos, que operava através de laranjas e empresas fantasmas. O principal alvo da operação é Maciel Alves de Carvalho, preso e acusado de liderar o esquema e de ser instrutor de tiro de Jair Renan em um clube de propriedade de Maciel em Brasília. Suspeita-se que o clube fosse utilizado como fachada para transações ilegais de armas. A polícia investiga o envolvimento dos alvos da operação em abertura de contas e também o papel de Jair Renan no esquema. O advogado do filho do ex-presidente afirmou que a relação entre Jair Renan e Maciel é quase inexistente.

Selton Mello divulga primeira foto ‘O Auto da Compadecida 2’

Foto: Reprodução/Redes Sociais


O ator Selton Mello emocionou a web nesta sexta-feira (18), ao compartilhar a primeira imagem de “O Auto da Compadecida 2”, após 20 anos do lançamento do primeiro filme.

No post, Selton Mello expressou sua empolgação com a reunião da adorada dupla, João Grilo & Chicó, após mais de 20 anos. Ele afirmou: “Aqui está a primeira foto do par mais querido do Brasil, reunido mais de 20 anos depois! Nem temos um emoji para isso! João Grilo & Chicó mais uma vez para a nossa alegria”.

O ator também revelou que as filmagens oficiais para a sequência do filme baseado no clássico de Ariano Suassuna começarão no domingo (20). A família do falecido autor deu sua aprovação entusiástica para o roteiro da nova produção.

“Com a aprovação entusiasmada da família de Ariano Suassuna, o roteiro original de Guel Arraes e João Falcão, com colaboração de Adriana Falcão e Jorge Furtado, o universo mágico que encantou o país inteiro retornará às telas brasileiras”, continua a legenda.

A imagem mostra Selton Mello e Matheus Nachtergaele caracterizados como os icônicos João Grilo & Chicó. O elenco também inclui nomes como Taís Araújo no papel da nova Compadecida, Eduardo Sterblitch, Fabiula Nascimento, Luis Miranda, Humberto Martins, Juliano Cazarré, Luellem de Castro, juntamente com o retorno de Virginia Cavendish e Enrique Diaz, que mais uma vez darão vida a Rosinha e Joaquim Brejeiro.

Governo irá desbloquear mais de 3 mil perfis nas redes sociais do governo

O governo do presidente Lula (PT) irá desbloquear mais de 3 mil perfis nas redes sociais do governo que haviam sido bloqueados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro costumava bloquear usuários que o criticavam ou faziam comentários ofensivos. O atual governo justifica essa medida como um respeito aos valores democráticos de liberdade de expressão. As contas foram liberadas após análise jurídica e estão sendo chamadas de “desbloqueaço”. Esses perfis estavam censurados nas páginas de ministérios e do Palácio do Planalto.

No primeiro ano do governo Bolsonaro, houve discussões no STF sobre essa prática. A deputada Natália Bonavides (PT-RN) entrou com um mandado de segurança alegando ter sido bloqueada por Bolsonaro no Twitter após uma discussão. Ela argumentou que, como deputada, sua função inclui fiscalizar o Executivo e que Bolsonaro usava o Twitter para divulgar atos públicos. O caso está parado desde novembro do mesmo ano, quando o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, opinou que Bolsonaro poderia bloquear usuários em sua conta pessoal, uma vez que as publicações não têm caráter oficial e não constituem direitos ou obrigações da Administração Pública.

Em resumo, o governo de Lula vai desbloquear mais de 3 mil perfis nas redes sociais que haviam sido bloqueados pelo governo anterior de Bolsonaro. Isso é justificado como um respeito à liberdade de expressão e os perfis foram liberados após análise jurídica. A prática de bloquear usuários por críticas estava em debate no STF, mas o Procurador-Geral da República opinou que Bolsonaro tinha o direito de bloquear em sua conta pessoal, pois as publicações não tinham caráter oficial.

Cid vai admitir que vendeu joias a mando de Bolsonaro e entregou dinheiro em espécie para o ex-presidente

Segundo informações divulgadas pela Veja e TV Globo, o advogado Cezar Bittencourt, que defende o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, disse nesta quinta-feira (17) que seu cliente vai dizer que vendeu as joias da Presidência nos Estados Unidos a mando de Jair Bolsonaro e que entregou a verba em espécie para o ex-presidente.

Cid está preso desde maio. Ele era um dos principais homens de confiança de Bolsonaro ao longo do mandato na Presidência.

Bittencourt assumiu a defesa de Cid na terça-feira (15). O terceiro advogado de Cid desde que foi preso. Bittencourt, em entrevista à GloboNews nesta semana, já havia dito que Cid apenas cumpria ordens.

Reels Charts: as 50 músicas mais populares do Instagram

O Spotify e o Instagram lançaram os “Reels Charts”, playlist com as 50 músicas mais populares do Reels. Inicialmente disponível no Brasil e no México, a lista será atualizada semanalmente.

Reels Charts é uma playlist no Spotify com as músicas mais populares do universo do Instagram Reels, levando em consideração diferentes variáveis, como as músicas mais utilizadas nas criações de Reels, faixas com maior crescimento de visualizações, nível de engajamento e consumo geral.

Confira a playlist clicando AQUI.

Prefeitura de cidade do Vale do Jiquiriçá abre concurso público; salários de até R$2,2 mil

A Prefeitura de Ubaíra está promovendo um processo seletivo para contratar 145 profissionais em diversas áreas, tanto para ocupação imediata como para formação de reserva. As vagas envolvem carga horária de 20 a 40 horas por semana, com salários variando entre R$ 1.320,00 e R$ 2.263,91. As inscrições estão abertas até 21 de agosto de 2023, sendo presenciais na sede da Prefeitura, localizada na Praça dos Três Poderes, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Durante a inscrição, será cobrada uma taxa de participação de R$ 45,00 a R$ 80,00, dependendo do nível de escolaridade. Candidatos que atendam aos critérios do edital podem pedir a isenção dessa taxa até 16 de agosto de 2023.

De acordo com o edital, os cargos são para as respectivas escolaridades:

  • Nível fundamental incompleto/completo: Motorista (10); Auxiliar de Serviço Administrativo Educacional (30); Auxiliar de Vigilância Escolar (8); Pedreiro (2); Carpinteiro (1);
  • Nível médio: Assistente Administrativo Educacional (2); Monitor (23);
  • Nível superior: Assistente Social (2); Nutricionista (1); Psicólogo (1); Pedagogo (5); Professor (60).
scroll to top