Prefeitura de Amargosa divulga grade do São João com grandes atrações; confira

Foto: Divulgação

Reconhecido como um dos principais festejos juninos da Bahia, o São João de Amargosa 2025 foi oficialmente lançado neste sábado (19), durante o Festival de Forró realizado na Praça do Bosque. Com o tema “São João de Amargosa: Meu amuleto da sorte”, o evento acontecerá entre os dias 19 e 24 de junho. A programação foi anunciada com a presença do prefeito Getúlio Sampaio e autoridades locais.

Durante o lançamento, foi divulgada a grade de atrações do palco principal, localizado na tradicional Praça do Bosque. Entre os artistas confirmados estão Simone Mendes, Iguinho e Lulinha, Toque 10, Calcinha Preta, Limão com Mel, Adelmário Coelho, Léo Foguete, Alcymar Monteiro, Cavaleiros do Forró, Fábio Carneirinho, Catuaba com Amendoim, Filomena Bagaceira, Flávio José, Forró do Tico, Kevy Jonny, Marcos & Belutti, Santana, Trio Nordestino, Unha Pintada e Silfarley. O palco dois será dedicado às apresentações de bandas locais.

O prefeito Getúlio Sampaio destacou que a festa valoriza a cultura nordestina, sem deixar de lado a diversidade de atrações para agradar todo o público. “Nós sabemos, como ninguém, fazer São João. Aqui você encontra atrações para todas as idades e gostos. Vamos fazer uma festa incrível, com Feira da Agricultura Familiar, atrações culturais e muito forró”, afirmou.

Outro destaque da programação é a tradicional Vila Junina de Amargosa, cidade cenográfica montada exclusivamente para o período do São João. O espaço, que celebra a identidade cultural local, conta com réplicas de casas antigas do município e da catedral, além de um palco onde ocorrem apresentações culturais a partir das 9h da manhã. Na Vila também é servido o tradicional café junino, preparado por artesãos gastronômicos da cidade.

Neste ano, o evento também contará com a Feira da Agricultura Familiar, resultado de uma parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A feira reunirá produtos da agricultura familiar, artesanatos e iguarias típicas de várias regiões do estado, oferecendo uma verdadeira vitrine da cultura baiana para turistas e moradores.

Em Nazaré, governador inaugura unidade integrada de segurança e amplia abastecimento de água

Foto: Joá Souza/GOVBA

Dando continuidade ao projeto de modernização das estruturas de segurança da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou neste sábado (19) as novas sedes da Delegacia Territorial e do 14º Pelotão da Polícia Militar da cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano. Ainda no local, entregou o sistema integrado de abastecimento de água nas localidades de Caboto I e Caboto II e autorizou obras importantes para garantir a segurança hídrica, somando R$ 158 milhões em investimentos.

“Essa é uma agenda muito significativa. Entreguei equipamentos para a segurança pública e sobrevoei alguns locais em que vamos fazer uma reforma, como o mercado e o terreno de uma escola de tempo integral”, pontuou o governador.

Com aporte de mais de R$ 3,5 milhões, as novas unidades da segurança vão trazer mais conforto e comodidade para policiais civis e militares e também para a população de Nazaré e região, como explicou o subsecretário da Segurança Pública (SSP), Marcel de Oliveira.

Foto: Joá Souza/GOVBA

“Estamos chegando a 160 unidades entregues desde 2023 e a 24ª de 2025, entre Polícia Militar, Civil, Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica. Isso valoriza o trabalho do servidor da SSP e também traz um melhor conforto para a população quando precisa ser atendida. Tudo isso, somado à entrega de viaturas novas, equipamentos, armamentos, coletes, vem a fazer a nossa segurança uma das melhores do país”, afirmou.

O Pelotão conta com salas para comando, capacitação e setor de Planejamento Operacional. Já a Delegacia Territorial dispõe de espaços para o delegado, área de atendimento à comunidade, sala de reconhecimento e custódia.

Entregas bem recebidas pela coordenadora escolar e moradora de Nazaré, Yana Carolini, 27 anos. “Com certeza, essas novas unidades vão trazer mais tranquilidade para o povo nazareno. E a gente precisa disso, porque segurança é tudo. Sem a segurança pública, a gente acaba afundando em problemas sociais. Então foi uma excelente aquisição para a cidade”, pontuou.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Mais água potável para a população

Em parceria com o Ministério das Cidades (MCID), do Governo Federal, Jerônimo Rodrigues autorizou duas importantes obras de infraestrutura hídrica. A primeira é a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), no âmbito do Novo PAC. A segunda é a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Nazaré. O investimento total para essas obras é de R$ 158 milhões. A iniciativa vai dar um destino adequado ao esgoto da cidade e acabar de vez com a escassez de água na região.

“Vamos resolver o problema da água de Nazaré e torná- la universal pra os próximos 20, 30 anos, e do esgotamento sanitário, com o apoio do Governo Federal”, destacou o governador.

Na ocasião, ainda foi entregue o sistema integrado de abastecimento de água nas localidades de Caboto I e Caboto II, com um investimento de R$ 430 mil, proporcionando mais qualidade de vida para 700 pessoas; e assinada a autorização para o projeto de recuperação de três unidades básicas de saúde e ampliação da policlínica municipal.

Foto: Joá Souza/GOVBA

Festival de Forró de Amargosa tem programação cultural durante o dia

Fotos: Salvador Miranda/Prefeitura de Amargosa

Com diversas atrações culturais, Feira da Agricultura Familiar e o tradicional Café com Forró, o Festival de Forró de Amargosa, realizado neste sábado (19) e domingo (20), na Praça do Bosque, tem uma programação especial a partir das 9h da manhã. Pensado especialmente para turistas, moradores e toda a família, o evento reúne música, gastronomia e cultura popular.

Entre as atrações, neste sábado se apresentaram Júlio Sanfoneiro, Arthur Caldas, Davi Sanfoneiro e Carlos Augusto. Já no domingo, será a vez de Stellinha, Casimiro, Frutos da Terra, Sol Black e Gilvan Filho. Na Vila Junina, também estará disponível a Casa de Atendimento ao Turista (CAT), um espaço criado para oferecer informações turísticas sobre o município.

Os forrozeiros podem se deliciar com comidas típicas juninas. Os artesãos gastronômicos da cidade estar com barracas oferecendo o tradicional Café com Forró — um momento de sabores e música que já se tornou tradição em Amargosa.

Segundo o superintendente de Cultura, Carlitos Muñoz, o espaço representa as manifestações culturais do município. “O Festival de Forró será mais uma vitrine da nossa festa junina. Vamos receber famílias, turistas e amigos com o que a nossa cidade tem de melhor para oferecer”, destacou.

Saiba como funciona o novo ‘RG’ dos animais

Rovena Rosa/Agência Brasil

Cães e gatos agora podem ter um RG próprio. O governo federal lançou nesta quinta-feira (17) o SinPatinhas, um sistema nacional de cadastro voluntário e gratuito para animais domésticos. Com ele, tutores podem emitir uma carteirinha com número de identificação único, válida em todo o Brasil.

O registro, feito pelo portal Gov.br, inclui informações do tutor e do animal, como raça, idade, vacinas e doenças. Também é possível adicionar o número do microchip, se houver. Um QR Code vinculado à identificação pode ser colocado na coleira do bicho, facilitando a localização em caso de perda.

O sistema integra o ProPatinhas, programa que visa combater o abandono e estimular a guarda responsável. Além do cadastro, o governo promete apoiar estados e municípios com ações de castração, microchipagem e campanhas de vacinação.

Apesar de especulações anteriores, não haverá cobrança de impostos. A proposta, segundo o governo, é garantir controle populacional ético, proteção e bem-estar dos animais.

Homem que dirigia carreta morre em acidente entre Maracás e Planaltino

Reprodução/Blog do Marcos Frahm

Um trágico acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira (17) em um trecho da BA-026, entre os municípios de Maracás e Planaltino, no Vale do Jiquiriçá. Um motorista de 48 anos, identificado como Natal Rubens Borges da Silva, não resistiu aos ferimentos após a carreta que conduzia tombar às margens da rodovia e pegar fogo.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o veículo transportava uma carga de cimento quando saiu da pista por motivos ainda desconhecidos. Após o tombamento, a carreta foi consumida pelas chamas. Natal ficou preso às ferragens e morreu carbonizado no local.

Equipes do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar foram acionadas e conseguiram conter o incêndio, mas o motorista já estava sem vida. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, para os procedimentos legais.

Natural de Tanhaçu, no Sudoeste da Bahia, Natal Rubens era conhecido na região por atuar há anos no transporte de cargas. Até o momento, não há informações sobre o velório e sepultamento.

As causas do acidente ainda serão investigadas pela Polícia Civil e por peritos da equipe técnica. O trecho da BA-026 onde ocorreu a tragédia ficou parcialmente interditado durante a manhã para o trabalho das autoridades.

Governador Jerônimo Rodrigues realiza entregas e visita Feira de Caxixis em Nazaré

Foto: Divulgação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou presença na tradicional Feira de Caxixis, no sábado (19), em Nazaré, no Recôncavo baiano.

Além disso, Jerônimo também irá inaugurar a Unidade Integrada da Delegacia Territorial e do Pelotão da Polícia Militar. O governador também vai entregar o sistema integrado de abastecimento de água nas localidades de Caboto I e Caboto II, a cerca de 12 quilômetros da sede.

A Feira de Caxixis, que movimenta a economia local, é uma das mais antigas manifestações culturais populares da Bahia, com mais de 200 anos de tradição. O evento, considerado o maior do tipo na América Latina, começou nesta quinta (17) e segue até domingo (20), em pleno feriadão de Páscoa, e reúne artesãos e pequenos produtores de várias regiões, especialmente da Vila de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, conhecida pela produção artesanal em barro.

A programação da feira inclui atividades diversas, como exposições de artesanato, economia solidária, espaço afro, além de atrações apoiadas pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

Prefeito Marcos Queiroz entrega 48 toneladas de alimentos durante a Semana Santa em Milagres

Foto: Divulgação

Em um gesto de solidariedade e compromisso com o bem-estar da população, o prefeito de Milagres, Marcos Queiroz, realizou a entrega de 48 toneladas de alimentos durante a Semana Santa. A ação contemplou a distribuição de 32 toneladas em cestas básicas e 16 toneladas de peixe, beneficiando todas as famílias da sede e da zona rural do município.

A iniciativa, já tradicional no calendário social de Milagres, visa garantir que nenhuma mesa fique vazia nesse período tão simbólico para as famílias brasileiras.

Foto: Divulgação

“É uma alegria imensa poder contribuir com a mesa das famílias milagrenses nesse momento especial que é a Semana Santa. Agradeço primeiramente a Deus, e também a toda a equipe da Prefeitura pelo empenho e dedicação. Essa ação representa o cuidado e o respeito que temos pelo nosso povo”, destacou o prefeito Marcos Queiroz.

A entrega foi realizada com organização e tranquilidade, refletindo o compromisso da gestão em promover ações que realmente façam a diferença na vida da população. O programa, que se consolida como um dos maiores da região, reafirma Milagres como referência em políticas públicas voltadas para o social.

Foto: Divulgação

Homem morre após acidente grave na entrada de Nazaré

Foto:Reprodução

Um grave acidente registrado na manhã desta quinta-feira (17) resultou na morte de um motociclista na entrada da cidade de Nazaré, no Recôncavo Baiano. A vítima, que ainda não teve a identidade revelada, não resistiu aos ferimentos e morreu no local antes da chegada das equipes de resgate.

De acordo com informações preliminares, o acidente aconteceu por volta das primeiras horas do dia, em um trecho bastante movimentado da rodovia que dá acesso ao município. Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias exatas da colisão, e o que teria provocado o impacto fatal.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Polícia Militar e da Polícia Técnica foram acionadas para atender a ocorrência. Além de constatar o óbito, os agentes isolaram a área e iniciaram os procedimentos de perícias.

Homem natural de Elísio Medrado morre após ser espancado em Salvador

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem, natural de Elísio Medrado e apelidado de Joci, morreu após ser espancado por moradores do Bairro da Paz, em Salvador, nesta quarta-feira (16).

De acordo com a polícia, ele foi acusado pela população de matar a namorada, Jaqueline Vieira Moura, de 43 anos, dentro da casa dela. Jaqueline foi encontrada morta no interior do imóvel com sinais de estrangulamento.

Após ser espancado, Joci foi jogado dentro de um córrego que passa na região. Ele foi resgatado por uma retroescavadeira e levado para o hospital por policiais militares, mas não resistiu aos ferimentos.

Homem foi espancado por moradores. Foto: Redes sociais.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local e realizou a perícia na casa e no corpo de Jaqueline, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia. A Polícia Civil investiga as duas mortes.

As informações são do g1 e TV Bahia

Jaqueline Vieira Moura. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Anvisa obriga retenção de receita para venda de caneta Ozempic

Reprodução/Canva

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (16) tornar obrigatória a retenção de receita médica na venda das chamadas canetas emagrecedoras como Ozempic, Saxenda e Wegovy. Os medicamentos são prescritos para pacientes com diabetes tipo 2 e também são usados por quem deseja perder peso.

A partir de agora, as farmácias deverão reter o receituário no ato da compra pelo consumidor.Antes da decisão, a venda era feita somente com a apresentação da receita.

A medida foi tomada pela Anvisa durante reunião da diretoria colegiada do órgão. Por unanimidade, a agência entendeu que a retenção é necessária para aumentar o controle do uso desses medicamentos e proteger a saúde coletiva do “consumo irracional” dos emagrecedores.

Para serem aceitas nas drogarias, as receitas deverão ter validade de 90 dias e possuírem duas vias. Os estabelecimentos deverão registrar o receituário no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

Eventos adversos

A decisão da Anvisa entrará em vigor 60 dias após a publicação da medida, que deve ocorrer nos próximos dias.

De acordo com a agência, a restrição foi aprovada após a constatação de um número elevado de eventos adversos relacionados ao uso indiscriminado dos emagrecedores.

Os efeitos ocorrem principalmente em pessoas que decidiram usar as canetas apenas com finalidade estética, sem acompanhamento médico.

Uso indiscriminado

A retenção do receituário médico é defendida por entidades da área da saúde. No fim do ano passado, as sociedades brasileiras de Endocrinologia e Metabologia e de Diabetes divulgaram uma carta aberta defendendo a retenção de receita para a venda dos agonistas de GLP-1, nome técnico das canetas emagrecedoras.

Para as entidades, o uso indiscriminado gera preocupações quanto à saúde da população e ao acesso dos pacientes que realmente necessitam do tratamento.

De acordo com especialistas, o uso de emagrecedores sem acompanhamento médico e com a dosagem inadequada pode provocar náuseas, distensão abdominal, constipação ou diarreia. 

O uso incorreto também pode agravar transtornos psicológicos e alimentares.

*Com informações da Agência Brasil

scroll to top