Jerônimo se reúne com MST para fortalecer assentamentos rurais até 2026

Wuiga Rubini/GOVBA

Moradores de assentamentos rurais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estiveram no gabinete oficial do governador Jerônimo Rodrigues, em Salvador, nesta quarta-feira (16), para dialogar sobre políticas públicas para comunidades rurais do MST. Durante a reunião foram apresentadas parte das tratativas do movimento social com as secretarias estaduais e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), também representado no encontro.

Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso disse que a reunião representou uma articulação do Governo do Estado com o Governo Federal para atender as demandas mais importantes para o bem-estar das famílias que vivem da agricultura nos assentamentos.

“Eles trouxeram uma pauta diversa: de saúde, educação, acesso à água. Já temos atendido a algumas dessas demandas. Pela SDR, já entregamos equipamentos, estamos no diálogo com o Incra, destravando, inclusive, terras, que são do Estado, que podem ir para a reforma agrária, para tirar as pessoas de acampamentos e dar dignidade a elas. A gente sai dessa reunião com um grande saldo”, concluiu.

Na ocasião, foram apresentadas, em contrapartida, algumas respostas do governo baiano às necessidades apontadas pelos assentados. Até 2026, já estão previstos investimentos nas áreas do desenvolvimento rural, saúde, segurança alimentar e acesso à água. Entre maio e dezembro deste ano, serão distribuídos para os assentamentos 1,5 mil quilos de sementes de milho e feijão crioulos, 15 mil mudas de espécies nativas e frutíferas da caatinga e 100 mil raquetes de palma forrageira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Representando a direção nacional do MST na Bahia, Eliane Oliveira destacou que as respostas das Secretarias de Estado foram importantes. “Para nós, do MST, trazem grandes expectativas de cumprimento das nossas pautas, tanto a nível Federal, quanto a nível estadual. A gente sai daqui com o peito cheio de esperança, com algumas pautas sendo cumpridas, do que a gente já vinha dialogando com o Estado para a nossa companheirada no campo”, celebrou.

Por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a SDR também vai entregar equipamentos como tratores, roçadeiras, plantadeiras, veículos, kits de irrigação e caixas d’água, integrando as políticas para o campo, que atendem também comunidades quilombolas e de fundos e fechos de pasto. Só para assentamentos do MST, já foram feitas entregas de 12 tratores, 12 kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS), instalação de oito poços artesianos, 17 farinheiras móveis e 40 kits de irrigação no último ano.

Para a área de infraestrutura viária, que visa o escoamento da produção agrícola dos assentados, estão previstas obras de pavimentação e para a educação, escolas do campo para sete municípios onde tem assentamentos do MST. Já em Salvador, a Secretaria de Cultura (Secult-BA) também está à frente da entrega de um novo espaço para o Armazém do Campo, que já funciona em uma área menor, no Pelourinho.

O presidente do Incra, Cesar Aldrighi, vê no Estado um parceiro na garantia do acesso à terra, com uma infraestrutura básica planejada para os assentamentos que forem regularizados. “A gente teve um momento com o governador mais cedo, onde tratamos de algumas diretrizes de atuação conjunta para garantir o acesso à terra. Nós vislumbramos uma série de parcerias, como recursos de crédito e instalação e, o Governo do Estado vai nos ajudar muito a fazer essas políticas chegarem aos assentamentos”, pontuou.

Homem é preso por suspeita de homicídio em SAJ

Foto: Ilustrativa/Polícia Civil

Um homem identificado pelo apelido de “Ban” foi preso na tarde desta quarta-feira (16), em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, sob suspeita de envolvimento na morte de Rangel Luiz dos Santos, conhecido como “Perrel”.

A prisão ocorreu por volta das 12h30, na Avenida Vereador João Silva, após um trabalho de inteligência realizado pela Polícia Civil. De acordo com a corporação, o suspeito foi localizado por meio de monitoramento e abordado de forma discreta, sem resistência.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Santo Antônio de Jesus. Após a captura, “Ban” foi encaminhado à Delegacia Territorial da cidade, onde permanece à disposição da Justiça.

Assessoria nega que Tchaca participou de esquema de rifeiros

Divulgação

A defesa do policial militar Lázaro Alexandre Pereira de Andrade, conhecido como Alexandre Tchaca, se manifestou oficialmente por meio de sua assessoria de imprensa após a prisão preventiva do PM na segunda fase da Operação Falsas Promessas. A operação, conduzida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Gaeco, investiga um suposto esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro.

De acordo com a nota divulgada, os autos do processo não apontam qualquer tipo de movimentação financeira envolvendo Tchaca e os demais investigados. A justificativa para a prisão preventiva, segundo os documentos, estaria restrita ao fato de o policial ter tido acesso prévio às informações da operação e, supostamente, ter atuado em favor de outros acusados, o que teria sido interpretado como uma tentativa de obstrução da investigação.

A assessoria reforça que Tchaca nega qualquer envolvimento com atividades ilícitas e destaca que sua prisão se deu unicamente por alegações relacionadas à suposta interferência no curso da operação, sem vínculo direto com os crimes principais investigados.

Tchaca chegou a denunciar publicamente que estava sendo vítima de um esquema de extorsão, afirmando que houve cobrança de R$ 80 mil por cada policial investigado, com a promessa de que as ordens judiciais se limitariam a buscas e apreensões, sem decretar prisões preventivas. Segundo a autoridade policial, os pedidos de prisão, indicam que foram indeferidos dias depois, entretanto não consta essa decisão nos autos, conforme apontado na investigação.

O processo segue em segredo de Justiça. A defesa já ingressou com pedidos de revogação da prisão preventiva e aguarda manifestação judicial.

PM da reserva morre após acidente entre moto e caminhão em Santa Teresinha

Foto:Reprodução

Um trágico acidente tirou a vida do policial militar da reserva Edimilson Couto Santana, na tarde desta quarta-feira (16), na BA-120, próximo à entrada da cidade de Santa Teresinha, no interior da Bahia.

Edimilson pilotava uma motocicleta quando colidiu frontalmente com um caminhão que estava parado na pista. O impacto foi tão forte que o militar não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Além de Edimilson, um segundo ocupante da moto ficou ferido e precisou ser socorrido para uma unidade hospitalar da região. Não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.

Equipes da Polícia Militar estiveram no local para controlar o tráfego e isolar a área até a chegada do Instituto Médico Legal (IML) de Santo Antônio de Jesus, responsável pela remoção do corpo. As circunstâncias do acidente seguem sob investigação.

Crianças se ferem após teto de escola desabar em Itaparica

Reprodução/Google Street View


Um desabamento no teto da Escola Municipal Perolina Gonçalves da Cruz, localizada na rua Lomanto Junior, na Ilha de Itaparica, deixou 17 pessoas feridas na tarde desta terça-feira (15). Entre as vítimas estão 13 crianças e quatro adultos, de acordo com informações da prefeitura do município.

O acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Polícia Militar, que atuaram rapidamente no resgate e no socorro às vítimas. Dez crianças foram encaminhadas ao Hospital Geral de Itaparica (HGI), enquanto uma professora foi levada para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. Os demais feridos receberam atendimento em unidades próximas.

Em nota, a Prefeitura de Itaparica informou que todas as vítimas estão em estado estável e devem receber alta médica nas próximas horas. Ainda segundo o comunicado, as causas do desabamento estão sendo apuradas por uma equipe técnica designada para investigar o ocorrido.

Menina de 13 anos engravida após brincar de ‘roleta russa’

FOTORECH/PIXABAY

Uma adolescente de 13 anos engravidou após participar de uma brincadeira chamada “roleta russa” durante uma festa. O caso foi relatado pela professora Andrea Vermont, que explicou a prática e alertou para os graves riscos envolvidos. Segundo ela, a aluna, que estuda em uma escola com mensalidade de R$ 2 mil, não sabe quem é o pai da criança, pois a brincadeira envolvia múltiplos parceiros sem proteção.

A professora descreveu a dinâmica da “roleta russa”: os meninos ficam sentados em cadeiras com ereção, enquanto as meninas passam sentando neles, sem qualquer prevenção. Andrea contou que a jovem, ao descobrir a gravidez, disse: “E eu engravidei em uma roleta russa, então, eu não sei de quem [engravidei].”

O caso não foi isolado: outras adolescentes teriam participado da mesma brincadeira na festa. A professora destacou a importância do diálogo entre pais e filhos sobre educação sexual, já que a falta de orientação pode levar a consequências graves, como gravidez não planejada e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da Alba

Divulgação

A deputada estadual Fátima Nunes (PT) foi eleita, nesta terça-feira (15), como nova 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A votação no plenário contou com 52 parlamentares, e a petista recebeu 41 votos. Outros dois foram nulos e nove, em branco.

A escolha de Fátima encerra um capítulo de tensão interna no Partido dos Trabalhadores. O deputado Júnior Muniz, também do PT, vinha se articulando para disputar o cargo, mas ficou de fora da eleição após viajar para a China na segunda-feira (14), onde participa de uma visita institucional à sede da montadora BYD. Ele ainda tentou adiar a votação para depois da Semana Santa, mas teve o pedido negado pela presidente da Alba, Ivana Bastos (PSD).

Com a saída de Muniz da jogada, Fátima Nunes concorreu sozinha e garantiu a vitória. A vaga de 1ª vice-presidente estava aberta desde que Ivana assumiu interinamente a presidência da Casa, após o afastamento judicial de Adolfo Menezes (PSD).

Nas redes sociais, a deputada celebrou a conquista. “Muita alegria, uma honra imensa ser eleita como a 1ª vice-presidente da Alba”, escreveu. Ela também destacou o fato de duas mulheres ocuparem os cargos mais altos do Legislativo baiano.

Ladrão assalta barbearia em SAJ e leva celulares e dinheiro

Reprodução/Redes sociais

Clientes e funcionários de uma barbearia viveram momentos de tensão no fim da tarde desta terça-feira (15), em Santo Antônio de Jesus. Um homem armado invadiu o estabelecimento, localizado na Travessa Castro Alves, no Centro da cidade, e anunciou um assalto por volta das 17h.

A ação criminosa foi registrada pelas câmeras de segurança da barbearia. Nas imagens, o suspeito aparece rendendo as vítimas, que são forçadas a entregar celulares e dinheiro. O homem não utilizava nenhum tipo de disfarce, o que deve facilitar sua identificação por parte da polícia.

Logo após o ocorrido, a Polícia Militar foi acionada e iniciou as buscas. Até o momento, o suspeito segue foragido e o caso está sendo investigado.

Veja a programação completa do Festival de Forró de Amargosa

Foto: Edson Andrade/Prefeitura de Amargosa

Com artistas do cenário nacional do forró, Amargosa, localizada no Vale do Jiquiriçá, sediará, no sábado (19) e domingo (20) do feriadão da Páscoa, o Primeiro Festival de Forró. A festa marcará a abertura dos festejos juninos da Bahia, ocasião em que o governador Jerônimo Rodrigues lançará o edital de abertura do São João, no sábado (19), na Praça do Bosque.

Com o tema “Tradição e alegria na terra do forró”, o evento, idealizado pelo cantor Fábio Carneirinho, contará com a participação de Chico César, um dos nomes mais influentes da música brasileira contemporânea. A Praça do Bosque — palco do tradicional São João de Amargosa — também receberá apresentações de Adelmário Coelho, As Januárias, Chambinho do Acordeom, Del Feliz, Deusa do Forró, Fábio Carneirinho, Flávio Leandro, Jô Miranda, Luiz Fidelis, Maurício Baia e Zeu Azevedo.

O prefeito Getúlio Sampaio destaca que o festival dará início às celebrações juninas no estado. “É um momento de celebração da cultura nordestina. Vamos ser palco do forró raiz e nos preparar para a chegada do nosso tradicional São João”, afirmou.

A programação começa às 9h, com a Feira da Agricultura Familiar, que contará com 60 empreendimentos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Prefeitura Municipal. Turistas e moradores de Amargosa poderão adquirir produtos da agricultura familiar, artesanato e iguarias de todo o Vale do Jiquiriçá.

O espaço também contará com uma versão especial do Café com Forró, momento em que artesãos gastronômicos de Amargosa comercializam o tradicional café junino. Além disso, o público poderá assistir a apresentações culturais de artistas locais ao longo do dia.

VÍDEO: Advogado e influenciador João Neto é preso sob suspeita de agredir companheira

Foto: Reprodução

O advogado e influenciador João Neto, de 47 anos, conhecido por seus mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais, foi preso em flagrante sob suspeita de lesão corporal contra sua companheira, de 25 anos, nesta segunda-feira (14), em Maceió.

A prisão ocorreu durante a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), após a vítima buscar atendimento médico em um hospital da cidade.

Conhecido por seus mais de 2,1 milhões de seguidores no Instagram, João Neto publica vídeos comentando casos de grande repercussão e respondendo a dúvidas de seus seguidores sobre Direito de um jeito bem humorado.

O advogado é conhecido pelo bordão “no coco e no relógio”, frequentemente repetido em seus vídeos. João Neto se identifica como criminalista, ex-militar da Polícia Militar da Bahia e mestre em Ciências Criminais.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima confirmou à polícia ter sido agredida por João Neto dentro do apartamento do casal. Ela relatou que foi derrubada por um empurrão, caindo e batendo o queixo no chão, o que lhe causou um corte profundo. Após a agressão, a mulher foi levada ao hospital para receber os cuidados médicos necessários.

Imagens de uma câmera de segurança do prédio onde o casal reside flagraram a ação. As gravações mostram a mulher sangrando no hall do edifício, enquanto o advogado pressiona um pano contra o ferimento. Em seguida, a vítima desaba no chão.

Informações do portal CNN Brasil

Assista (imagens sensíveis):

scroll to top