Homens são conduzidos à delegacia após tentarem furtar energia em Muritiba

Dois homens foram conduzidos à delegacia pela tentativa de furto de energia, no município de Muritiba, no último sábado (21). De acordo com a Neoenrgia Coelba, no local foi identificado que os infratores estavam realizando uma obra clandestina na rede elétrica para alimentar irregularmente residências na comunidade de São José de Itaporã. Por conta da intervenção ilegal, o fornecimento de energia da região foi afetado e a empresa precisou reparar o sistema para normalizar os clientes.

De acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia é crime e a pena pode chegar a oito anos de reclusão. Os homens conduzidos à delegacia prestaram esclarecimentos e poderão responder a inquérito policial pela prática ilegal que foi cometida em Muritiba.

Além do impacto direto ao fornecimento de energia da região, a intervenção irregular e indevida realizada pelos infratores poderia causar graves acidentes com a população, pois não seguiam nenhum critério técnico ou de segurança. Após a confirmação do furto de energia, os profissionais da Neoenergia Coelba inspecionaram a rede elétrica para garantir que nenhum cabo estava energizado.

Falta de manutenção deixa estrada da Pioneira, em Santa Teresinha, em péssimo estado

A estrada que liga a vila de Pedra Branca à Pioneira, em Santa Teresinha, encontra-se em péssimo estado. Um turista que tentou ir até a Serra da Jiboia, onde ficam localizadas torres de transmissão, desistiu do passeio por causa das condições do acesso.

O homem, que pediu para não ser identificado, enviou à redação do i75 imagens que mostram a estrada com vários buracos e valetas, colocando em risco quem tenta chegar à Pioneira, como é chamado o local que é um dos principais cartões postais de Santa Teresinha. Além disso, a vegetação está indo em direção à estrada, tornado-a mais estreita.

Ao enviar as fotos, o turista mostrou-se indignado com a falta de compromisso da gestão municipal com um dos locais mais importantes do município.

“Essa estrada era para estar conservada, para a segurança de todos. Pelo que vi aqui, tem muito tempo que fizeram uma manutenção nela. Infelizmente não pude ir lá em cima contemplar a vista e a natureza. Vou aguardar consertarem o acesso para eu poder voltar”, disse.

A Serra da Jiboia é um dos pontos turísticos de Santa Teresinha e costuma atrair visitantes de várias regiões da Bahia, especialmente em feriados prolongados e durante a realização do evento Suba 100.

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 40 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.988 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (26). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 40 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados são: 06 – 14 – 28 – 31 – 56 – 59

  • 44 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 33.183,44 cada
  • 2.443 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 985,14 cada

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de sábado (28), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. 

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.


Agência Brasil

Vídeo: mercadorias desviadas são apreendidas em Santa Teresinha

Uma grande quantidade de mercadorias desviadas de uma plataforma de e-commerce foi apreendida no município de Santa Teresinha, durante uma operação da Polícia Civil que resultou também na prisão de um motorista suspeito de integrar o esquema criminoso.

Entre os produtos encontrados estavam celulares, notebooks, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pneus automotivos e diversos outros itens, todos ligados ao desvio de cargas durante o transporte. O material estava armazenado em um imóvel na zona rural, utilizado para ocultar os produtos subtraídos.

A investigação levou à prisão em flagrante de um motorista de 38 anos, na quarta-feira (25), em Feira de Santana. Segundo a polícia, ele é suspeito de participar de um esquema que desviava mercadorias de cargas pertencentes a uma empresa de comércio eletrônico.

A ação foi conduzida por equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), após informações de inteligência apontarem irregularidades frequentes no transporte. Os policiais realizaram monitoramento do suspeito e o abordaram no momento em que ele estacionava para descarregar em um centro de distribuição.

Durante a vistoria, foi constatado que o lacre de segurança da carga havia sido violado, com sinais claros de manipulação. O prejuízo estimado é de aproximadamente R$ 50 mil.

O motorista confessou participação no esquema e revelou que fazia paradas estratégicas em postos de combustíveis, onde parte da carga era retirada por comparsas. Ele também indicou os locais usados para armazenar os produtos, o que levou às apreensões em Santa Teresinha e também em Feira de Santana.

Além das mercadorias, os policiais apreenderam um revólver calibre .32, um carregador de pistola calibre 9 mm, documentos e veículos com indícios de adulteração, incluindo três motocicletas e um automóvel.

Todo o material foi encaminhado para análise, e o suspeito permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.

Após cinco dias de internação, Sônia Guajajara recebe alta médica

Após cinco dias de internação em um hospital da capital paulista, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, recebeu alta médica nesta quinta-feira (26).

Segundo boletim médico do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-SP), a ministra deixa o hospital em boas condições, sem dor, alimentando-se normalmente e com quadro controlado.

“Seguirá com medicação por período determinado e acompanhamento ambulatorial”, diz o boletim assinado pelo médico Alfredo José Mansur, diretor clínico do InCor.

A ministra foi internada no InCor no último sábado (21), após apresentar um quadro de mal-estar, febre alta e dor abdominal. Nos últimos dias a ministra teve uma evolução clínica positiva.

“Durante a internação, respondeu bem ao tratamento, com melhora contínua dos sintomas e recuperação do estado geral, sem episódios recentes de febre”, afirma o boletim do hospital.

Em publicação nas redes sociais, a ministra agradeceu todas as mensagens de apoio e o atendimento prestado pela equipe do hospital.

Agência Brasil

Defesa Civil de SP alerta para temporais desta quinta até sexta

Pancadas de chuvas isoladas podem ocorrer entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27) em diversas regiões do estado de São Paulo. O alerta é da Defesa Civil estadual, que informa que as pancadas são resultado da atuação de áreas de instabilidades associadas à umidade e ao transporte de calor.

Para esta tarde, está prevista a formação de instabilidade especialmente na capital, na Região Metropolitana de São Paulo e na Baixada Santista, com chuvas em forma de pancadas de intensidade moderada ou forte.

Segundo a Defesa Civil, os modelos meteorológicos não indicam acumulados expressivos. Ainda assim, podem ocorrer episódios isolados de chuva forte, com volumes elevados em curto intervalo de tempo.

Já para sexta (27), o sol deve aparecer entre nuvens em grande parte do estado, mantendo a sensação de tempo abafado. Ao longo do dia, o transporte de umidade pode favorecer a formação de instabilidades, com a ocorrência de pancadas de chuva principalmente nas áreas que fazem divisa com o estado de Minas Gerais.

A recomendação da Defesa Civil é para que a população redobre a atenção em áreas de risco, porque podem ocorrer alagamentos, enxurradas e desabamentos, especialmente em função de episódios de chuva intensa em um período curto.

Durante as chuvas, a dica é para que as pessoas evitem passar por áreas alagadas e não enfrentem enxurradas. Em caso de sinais de instabilidade, como rachaduras em imóveis, inclinação de árvores ou postes e estalos em estruturas, a orientação é deixar o local imediatamente.

Agência Brasil

Dois suspeitos são presos em Santo Estêvão durante a Operação Héstia

A Polícia Civil da Bahia, através do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam/Santo Estêvão), desarticulou graves crimes de violência de gênero durante a Operação Héstia, deflagrada nesta quinta-feira (26). Entre as prisões efetuadas, destaca-se a de um homem investigado por estupro de vulnerável cometido contra mulheres de seu próprio núcleo familiar.

A ofensiva policial ocorreu simultaneamente em Santo Estêvão e Ipecaetá, mobilizando o Departamento de Polícia do Interior (Depin) em uma ação de repressão qualificada que marca o mês de março, dedicado ao combate à violência contra a mulher.

No total, as equipes cumpriram dois mandados de prisão e três de busca e apreensão. Além do suspeito de crimes sexuais intrafamiliares, os agentes prenderam um segundo homem acusado de tentativa de feminicídio em Santo Estêvão.

Durante as buscas, as autoridades ainda apreenderam uma arma de fogo artesanal, que será periciada.

Jerônimo Rodrigues anuncia construção de hospital materno-infantil em Itaberaba

O anúncio de um novo hospital materno-infantil e a ampliação do acesso à saúde marcaram a agenda do governador Jerônimo Rodrigues, em Itaberaba, nesta quinta-feira (26), durante as comemorações pelos 149 anos do município.

A implantação do Hospital Materno-Infantil de Itaberaba contará com investimento superior a R$ 46,6 milhões, resultado de uma parceria entre Estado e município. A nova unidade vai fortalecer a assistência à saúde na região, especialmente no cuidado com gestantes, mães e recém-nascidos. Com 72 leitos, incluindo 10 unidades de UTI e cuidados neonatais, além de 41 leitos de internação voltados para emergência e parto, a estrutura prevê ainda 11 leitos de emergência, cinco leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e cinco leitos no Centro de Recuperação Pós-Anestésica. Também contará com três salas cirúrgicas, centro de imagem completo e auditório com capacidade para 50 pessoas.

“Cuidar das pessoas é a nossa prioridade e a expectativa é de que em menos de dois anos esse hospital já esteja pronto. Quando a gente investe em saúde, está garantindo atendimento mais rápido, mais eficiente e salvando vidas”, destacou o governador.

A formalização do convênio será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27). Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, o equipamento integra uma estratégia mais ampla. “Esse projeto faz parte do nosso planejamento de expansão do programa Mãe Bahia, com foco no fortalecimento da assistência, especialmente no interior do estado, e na redução dos índices de mortalidade materna e infantil. Itaberaba e mais 14 municípios serão alcançados”, afirmou.

Além do anúncio da nova unidade, o governador entregou uma ambulância e diversos equipamentos hospitalares que vão reforçar a rede municipal de saúde. Foram contempladas a Policlínica Municipal, o Hospital Geral de Itaberaba e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), que passam a contar com melhores condições de atendimento à população. Também autorizou o início das obras de construção do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo 2, na sede, no âmbito do novo PAC e celebrou convênio com o município para construção de Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Parque das Águas.

A rede de frio para vacinas também foi ampliada, junto com a entrega de kits de imunização, kit pediátrico e kit parto, fortalecendo desde a atenção básica até os atendimentos de maior complexidade. Durante a agenda, o governador também visitou o Vacimóvel, iniciativa que amplia o acesso à vacinação em diferentes pontos da cidade.

Operação Carga Segura é realizada em Itatim e Rafael Jambeiro

Uma força-tarefa composta pela Polícia Civil da Bahia, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria da Fazenda (SEFAZ) deflagrou, nesta quinta-feira (26), a Operação Carga Segura. A ação integrada visa combater crimes de furto, roubo e receptação de mercadorias no trecho sul da BR-116, especificamente entre os municípios de Rafael Jambeiro e Itatim.

O foco principal da operação é desarticular a rede de receptação em estabelecimentos locais, que servem de escoamento para produtos de origem criminosa, impactando a economia e a segurança da cadeia logística da região.

Durante a fiscalização em cinco pontos comerciais estratégicos, as equipes identificaram a venda irregular de uma carga de açúcar que havia sido roubada recentemente em Rafael Jambeiro. Um comerciante foi preso em flagrante por receptação qualificada. O suspeito foi conduzido à delegacia e permanece à disposição da Justiça.

A mobilização contou com mais de 20 servidores públicos. A estratégia une a inteligência policial com a fiscalização tributária para asfixiar o braço financeiro do crime organizado na rodovia.

A “Carga Segura” reuniu equipes da Delegacia Territorial de Rafael Jambeiro e Itatim; a Delegacia da PRF de Feira de Santana; a 9ª DTE de Feira de Santana e agentes da SEFAZ.

UFRB em Nazaré: confira os 4 cursos que vão ser oferecidos no novo campus

Após o marco histórico do credenciamento oficial do campus de Nazaré, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) detalha agora sua estratégia acadêmica para a região. Nesta primeira fase de implantação, o Centro de Ciências Aplicadas, Tecnologia e Inovação (CECATI) ofertará os seguintes cursos: Inteligência Artificial, Ciência de Dados para Negócios, Logística e Comércio Exterior.

A instituição ofertará, nesta fase inicial, 200 vagas em graduações desenhadas para conectar os estudantes às maiores tendências do mercado de trabalho global e regional.

Diferente dos modelos tradicionais, o portfólio de cursos em Nazaré foi planejado para responder ao salto de desenvolvimento esperado com obras estruturantes, como o Sistema Viário do Oeste (Ponte Salvador-Itaparica) e a Enseada do Paraguaçu.

Os cursos escolhidos refletem um braço tecnológico e estratégico, visando transformar Nazaré em um polo de inovação:

  • Inteligência Artificial (IA): Focado no desenvolvimento de sistemas inteligentes, automação e novas tecnologias.
  • Ciência de Dados para Negócios: Capacitação para análise de grandes volumes de informações voltada à tomada de decisões estratégicas em empresas.
  • Logística: Essencial para o novo fluxo de mercadorias que a região deve receber com a melhoria da malha viária.
  • Comércio Exterior: Preparação de profissionais para lidar com transações internacionais, aproveitando o potencial portuário e industrial do entorno.

Um projeto de duas décadas

Embora o anúncio pareça novo, a chegada da UFRB a Nazaré é o cumprimento de uma promessa feita em 2003. O projeto original da universidade já previa o modelo multicampi, entendendo que a localização logística de Nazaré é estratégica para atender uma população regional de cerca de 900 mil habitantes.

Em 2019, o Conselho Superior (CONSUNI) da UFRB já havia deixado o “terreno preparado”, aprovando o perfil pedagógico que hoje se materializa com o apoio de recursos do Novo PAC e a articulação entre os governos Federal, Estadual e a Prefeitura local.

O que esperar agora?

Com o documento de autorização de funcionamento já entregue pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, à reitora Georgina Gonçalves, a expectativa agora se volta para a publicação dos editais de seleção. O foco é formar mão de obra qualificada para as demandas tecnológicas que surgirão com o aumento do fluxo de pessoas e investimentos no Recôncavo.

scroll to top