São João de Cruz das Almas será lançado em Salvador

A contagem regressiva já começou e o São João de Cruz das Almas vai dar o pontapé inicial no dia 26 de março, em Salvador. A Prefeitura realizará o lançamento oficial da festa em um encontro especial com jornalistas, comunicadores e influenciadores digitais, quando serão reveladas a programação completa e as novidades preparadas para a edição deste ano.

O evento acontece em uma churrascaria da capital baiana e marca o início do clima junino de uma das festas mais aguardadas do Brasil. Durante o lançamento, os convidados poderão conhecer todos os detalhes do São João de Cruz, que todos os anos atrai milhares de visitantes e transforma a cidade em um dos principais destinos do calendário junino.

“Levar o lançamento para Salvador é uma forma de apresentar ainda mais a força do nosso São João. Cruz das Almas se prepara para fazer mais uma grande festa e, neste ano, em clima de Copa do Mundo, vamos unir duas paixões do brasileiro: o forró e o futebol. A expectativa é viver momentos inesquecíveis e receber visitantes de toda a Bahia e de várias partes do Brasil para celebrar o melhor do nosso São João”, destacou o prefeito Ednaldo Ribeiro.

Em 2026, o clima promete ser ainda mais especial. Com a Copa do Mundo no calendário, o São João de Cruz chega com a proposta de reunir forrozeiros e torcedores em uma festa marcada por música, tradição e muita animação.

A festa será realizada entre os dias 19 e 24 de junho, com programação que movimenta a cidade durante o dia e a noite, espalhada por três circuitos da festa com grandes shows, trios de forró, quadrilhas, apresentações culturais e blocos juninos que mantêm viva a tradição junina em Cruz das Almas.

Entre as atrações já anunciadas pela Prefeitura estão João Gomes, Pablo, Mestrinho, Rey Vaqueiro e Mastruz com Leite, nomes que representam diferentes vertentes da música nordestina e prometem embalar o público durante os festejos.

PF e CGU deflagram nova fase da Operação Sem Desconto

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta terça-feira (17) a Operação Indébito, desdobramento da Operação Sem Desconto, que investiga esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e em pensões.

Em nota, a corporação informou que policiais federais e auditores da CGU cumprem, ao todo, 19 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, além de outras medidas cautelares diversas, no Ceará e no Distrito Federal. Os mandados judiciais foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em procedimentos sob a relatoria do ministro André Mendonça.

“Eles têm como finalidade aprofundar as investigações da Operação Sem Desconto, para esclarecer a prática de crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, de constituição de organização criminosa, de estelionato previdenciário e de atos de ocultação e de dilapidação patrimonial.”

Entenda

Em abril de 2025, a PF e a CGU deflagraram a Operação Sem Desconto. As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas a descontos de mensalidades associativas aplicados sobre benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A estimativa é que entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. À época, pelo menos seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumpriram mais de 200 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária em diversos estados e no DF.

Agência Brasil

Anac autoriza cargueira mexicana a operar regularmente no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a empresa mexicana TM Aerolíneas a operar serviços regulares de transporte aéreo internacional de carga com origem ou destino no Brasil.

Sediada na Cidade do México, a TM Aerolíneas opera comercialmente sob o nome Awesome Cargo e há meses vinha fazendo a rota China-Campinas (SP), com voos fretados.

Segundo a Anac, a autorização publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (13) foi concedida após a companhia ter cumprido todas as exigências e requisitos legais.

Ainda de acordo com a Anac, a entrada da TM Aerolíneas no mercado brasileiro deve fortalecer a movimentação internacional de cargas, “contribuindo para o aumento da eficiência logística e para a ampliação das rotas disponíveis para o transporte de mercadorias”.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
 


Agência Brasil

Após quatro dias, greve de rodoviários de São Luís chega ao fim

A greve de rodoviários em São Luís chegou ao fim nesta segunda-feira (16) após quatro dias de paralisação.

Uma audiência extrajudicial, mediada pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor selou um acordo entre os trabalhadores e as empresas. Os rodoviários pediam o pagamento do reajuste nos salários, obtido após acordo com a Justiça do Trabalho, na última greve realizada em fevereiro deste ano.

Com isso, o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários se comprometeu a normalizar o serviço a partir da zero hora desta terça-feira (17). Além do sindicato dos rodoviários, participaram da audiência o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), a Procuradoria do Município de São Luís e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Desde sexta-feira (13), as linhas urbanas de São Luís estão sem funcionar e apenas ônibus do sistema semiurbano circulam na capital a região metropolitana.

Acordo

De acordo com o MP, a negociação envolveu contrapartidas diretas entre as empresas de transporte, o sindicato dos rodoviários e a prefeitura para solucionar o impasse. Pelo acordo, as empresas assumiram pagar uma diferença salarial de 5,5% sobre os vencimentos referentes ao mês de fevereiro de 2026. O prazo limite para este pagamento é o meio-dia desta terça-feira.

Segundo os empresários, o subsídio pago pela prefeitura para cofinanciar o sistema de transporte coletivo não tem reajuste desde janeiro de 2024, mesmo com dois aumentos salariais e do custo dos serviços.

Eles argumentaram ainda que o acordo firmado na Justiça do Trabalho, que resultou no reajuste salarial dos rodoviários, ocorreu sem a participação da prefeitura.

A prefeitura informou que vem cumprindo regularmente todas as suas obrigações financeiras com o sistema de transporte público, “com os repasses do subsídio às empresas sendo realizados em dia, sem qualquer dedução ou atraso.” 

“Também foi definido que o SET [empresas de transporte] vai solicitar formalmente à Prefeitura de São Luís o pagamento de glosas do subsídio tarifário relativas aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2025. O Município analisará o pagamento administrativo desses valores com base em pareceres técnicos da SMTT”, informou o MP.

As glosas são valores que não foram pagos, pois a prefeitura entendeu que não são devidos, ou seja, a administração municipal descontou o valor que os concessionários do sistema de transporte teriam a receber por passageiro transportado.

Uma nova reunião já está agendada para o dia 20 de março, na sede da Promotoria de Justiça. O objetivo será avaliar a resposta do município quanto ao pagamento dos subsídios e discutir temas correlatos ao sistema de transporte.

Outro item que consta no acordo são os eventuais impasses sobre os dias parados e outras pendências laborais não detalhadas que serão resolvidos judicialmente.

Agência Brasil

Rodoviários de São Luís fazem greve para cobrar pagamento de reajustes

A paralisação do transporte urbano em São Luís (MA) entrou no quarto dia nesta segunda-feira (16), sem previsão de acordo. Desde sexta-feira (13), as linhas urbanas da capital estão sem funcionar e apenas ônibus do sistema semiurbano circulam na Grande São Luís. 

Uma reunião foi marcada para a tarde de hoje pelo Ministério Público do Maranhão para tentar resolver o impasse em torno das negociações entre empresários e os rodoviários.

O encontro vai discutir a situação do transporte urbano, com a presença de representantes dos rodoviários, das empresas e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

A greve foi deflagrada pelos rodoviários do sistema urbano de São Luís, que pedem o pagamento do reajuste nos salários, obtido após acordo feito junto a Justiça do Trabalho, no último movimento paredista realizado em fevereiro deste ano.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Segundo o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão (Sttrema), houve avanço nas tratativas envolvendo o sistema semiurbano,  o que possibilitou a continuação da operação. Já em relação ao sistema urbano, até o momento não houve nenhum indicativo de pagamento do reajuste salarial dos trabalhadores.

“O Sindicato dos Rodoviários do Maranhão segue acompanhando atentamente a situação, aberto ao diálogo e cobrando soluções do SET [Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros], que assegurem todos os direitos da categoria”, diz nota divulgada pelo sindicato.

Sem o transporte coletivo, a população teve que recorrer a alternativas como vans, moto táxi, carrinhos-lotação ou carros por aplicativo para tentar se locomover.

Descumprimento de decisão

Em nota, a SMTT disse que o movimento decorre do não cumprimento, por parte das empresas de ônibus, da decisão da Justiça do Trabalho.

“Mesmo após a decisão judicial, as empresas não garantiram aos trabalhadores as vantagens determinadas pela Justiça do Trabalho, o que levou à greve no sistema urbano de transporte público”, diz a Secretaria, em nota.

A pasta disse ainda que vem cumprindo regularmente todas as suas obrigações financeiras com o sistema de transporte público, “com os repasses do subsídio às empresas sendo realizados em dia, sem qualquer dedução ou atraso.”

Ainda de acordo com a SMTT, a Prefeitura adotou medidas emergenciais, como a liberação de vouchers para utilização em aplicativos de transporte.

Subsídios

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros rebateu as afirmações da SMTT e disse que o subsídio pago pela prefeitura não sofreu reajuste desde janeiro de 2024, mesmo com dois reajustes salariais e o aumento no custo dos serviços e que o acordo firmado na Justiça do Trabalho ocorreu sem a participação da prefeitura.

“As diversas greves que ocorrem desde 2021, são resultados do descumprimento do contrato por parte do município de São Luís, fato confessado em vídeo pelo próprio prefeito [Eduardo Braide], que, ao congelar o subsídio desde janeiro de 2024, colocou o sistema em colapso”, afirmou o SET. 

O sindicato também disse que está cooperando com os órgão de Justiça e Controle na apuração dos motivos e responsáveis pela crise no setor.

O SET afirma que tem buscado o diálogo, tendo protocolado diversos pedidos de reunião junto à SMTT desde o início de 2025 e mantém a disposição na busca no diálogo técnico sobre o transporte da cidade. 

Agência Brasil

Servidores da Saúde terão novos reajustes salariais

O funcionalismo público da saúde na Bahia terá novas etapas de reajuste salarial aplicadas ao longo de 2026. As mudanças seguem o cronograma estabelecido pela Lei nº 14.893 e pelo Projeto de Lei (PL) nº 25.918, aprovados no ano anterior. Dependendo da categoria e do grupo ocupacional, o impacto acumulado na remuneração pode chegar a 13,63%.

Para os profissionais do Grupo Ocupacional Serviços Públicos de Saúde (GOSPS), o calendário prevê duas atualizações: uma de 4% em março e outra de 2,5% em junho. Somadas às parcelas anteriores, o reajuste total para este grupo atinge o índice de 13,63%. Além do vencimento básico, a Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID) também será reajustada em 4% a partir do mês de março.

No setor administrativo da Secretaria da Saúde (Sesab), os índices variam conforme a carreira. Auxiliares e técnicos administrativos terão um aumento de 5,45% em abril, totalizando um ganho acumulado de 12,96%. Já analistas técnicos e jornalistas receberão 8,96% de reajuste no mesmo mês, alcançando o mesmo patamar acumulado de 12,96%. No caso específico dos jornalistas, haverá ainda uma revisão na Gratificação por Competência (GPC).

O pacote de reajustes inclui também os cargos comissionados, que terão um incremento de 5% em abril, fechando o ciclo com 10,25% de correção acumulada. O governo confirmou que as atualizações serão processadas automaticamente na folha de pagamento de acordo com os prazos de cada categoria.

Quanto aos servidores inativos, a aplicação dos índices seguirá as regras previdenciárias vigentes na data em que cada aposentadoria foi concedida. O cronograma de 2026 encerra as etapas de recomposição previstas nas legislações sancionadas em 2025 para o setor de saúde do estado.

CNU 2 divulga resultado final com classificações e lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulgaram nesta segunda-feira (16) o resultado final da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU).

O resultado final, com as classificações gerais do certame, e as convocações para as demais etapas do processo seletivo podem ser consultados no Diário Oficial da União (DOU).

As listas com as classificações finais dos candidatos para vagas imediatas e para a lista de espera foram consolidadas após a terceira rodada de confirmação de interesse pelos candidatos convocados.

Desde as 16h desta segunda-feira, no horário de Brasília, está disponível, também, a consulta individual ao resultado final, na Página de Acompanhamento, dentro do portal da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O resultado reúne as classificações para vagas em cargos de nível superior e intermediário, distribuídas em 32 órgãos e entidades federais.

Próximas etapas

Para alguns cargos, o resultado divulgado corresponde ao encerramento de uma fase do concurso.

Cada órgão e entidade federal participante iniciará os procedimentos administrativos para nomear os aprovados dentro do número de vagas imediatas, com respeito à ordem de classificação e os trâmites específicos de cada carreira.

Porém, pode haver etapas complementares, como cursos ou programas de formação, procedimentos de investigação social e funcional, além de defesa de memorial e prova oral, dependendo das atribuições e exigências legais de cada cargo ou especialidade.

Curso ou formação

A etapa dos cursos ou programa de formação corresponde à segunda fase do certame, com caráter eliminatório e classificatório e será conduzida pelo órgão responsável pelo cargo.

Já para cargos que exigem investigação social e funcional, o procedimento tem caráter eliminatório e busca verificar a idoneidade e a vida pregressa das pessoas candidatas para o exercício das funções públicas.

Confira o calendário com as próximas etapas, após o início das convocações para nomeação:

  • Após 16 de março: início das convocações para nomeação, e, quando couber, para o procedimento de investigação social e funcional, a realização da defesa de memorial; prova oral e o curso ou programa de formação
  • 17 a 24 de março: prazo para preenchimento da Ficha de Informações Pessoais, referente à fase de investigação social e funcional para o cargo de analista técnico de justiça e defesa
  • 6 a 10 de abril: prazo para envio da documentação referente à defesa de memorial e prova oral.

CNU 2025

A segunda edição do CNU oferece 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais.

Os cargos são agrupados em nove blocos temáticos.

Do total de vagas, 3.144 são de nível superior e 508 de nível intermediário.

Em relação ao preenchimento das 3.652 vagas, o MGI planeja chamar 2,4 mil aprovados imediatamente após a homologação do certame. As outras 1,1 mil vagas serão preenchidas no curto prazo.

Agência Brasil

PM morta com tiro na cabeça não tinha tendência suicida, diz ex-marido

O ex‑companheiro da policial Gisele Alves Santana, com quem ela teve uma filha, prestou depoimento à Polícia Civil na última sexta-feira (13). Segundo o advogado da família da vítima, José Miguel da Silva Junior, ele descreveu Gisele como alguém que não manifestava tendências suicidas.

“É relevante [ele ter relatado] que ela não tinha tendências suicidas, que ela era uma moça que estava querendo se separar, que ela jamais agrediu o ex-marido e que ela queria alugar uma casa e não conseguiu, depois ela queria voltar para a residência dos pais”, disse o advogado.

Gisele foi encontrada com um tiro na cabeça, em 18 de fevereiro, no apartamento em que morava com o então marido, o tenente-coronel Geraldo Leite Neto. O Leite Neto estava no local e reportou o caso às autoridades como suicídio.

“[O ex-companheiro] confirmou também que a criança [filha de Gisele], ela simplesmente tinha pavor de ficar lá com o senhor [Geraldo Leite] Neto, isso é relevante”, relatou Silva Junior.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O advogado destacou que a policial militar mantinha boa relação com o ex-marido.

Os laudos necroscópicos do Instituto Médico Legal (IML) apontaram lesões contundentes na face e na região cervical de Gisele. Tais lesões são resultado de pressão digital e escoriação compatível com estigma ungueal, ou seja, causado por unha. 

O último laudo tem data de 7 de março, um dia depois da exumação do corpo da vítima. No entanto, no laudo necroscópico do dia 19 de fevereiro, dia seguinte à morte de Gisele, já havia menção a lesões na face e no pescoço na lateral direita. 

Agência Brasil

Rogério Andrade anuncia assinatura de ordem de serviço para obra em SAJ

Uma obra aguardada há anos pela população de Santo Antônio de Jesus está prestes a ter seu início autorizado oficialmente. O deputado estadual Rogério Andrade anunciou neste domingo (15), por meio de suas redes sociais, que o governador Jerônimo Rodrigues assinará nesta terça-feira (17) a ordem de serviço que autoriza o início das obras do novo acesso ao Alto Santo Antônio, contemplando também a Ladeira de Calixto.

A assinatura acontecerá em Salvador e representa mais um passo concreto para a realização de um pleito antigo do mandato do deputado e do grupo político que ele representa no município, liderado pelo ex-prefeito Euvaldo Rosa.

A conquista é resultado de uma articulação que vem sendo construída ao longo dos últimos anos. Em novembro do ano passado, durante visita a Santo Antônio de Jesus, o governador anunciou que atenderia ao pedido apresentado pelo deputado e pelas lideranças locais para a construção do novo acesso viário.

Pouco tempo depois, em 11 de dezembro, Rogério Andrade voltou às redes sociais para informar mais um avanço: a publicação do aviso de licitação no Diário Oficial do Estado, etapa necessária para a escolha da empresa responsável pela execução da obra.

Agora, com a assinatura da ordem de serviço, o projeto avança para a fase de execução, consolidando um investimento importante para a mobilidade urbana da cidade. A nova via de acesso ao Alto Santo Antônio deve melhorar significativamente a circulação de veículos na região, facilitar o deslocamento dos moradores e criar uma alternativa viária estratégica para o crescimento urbano de Santo Antônio de Jesus.

“Essa é uma obra muito aguardada pela população de Santo Antônio de Jesus. Durante muito tempo, muitos não acreditavam que ela sairia do papel, mas seguimos trabalhando, insistindo e dialogando com o Governo do Estado até que mais esse sonho se transformasse em realidade”, afirmou Rogério.

O parlamentar também destacou o papel do grupo político local na defesa do projeto e agradeceu ao governador pela parceria.

“Quero agradecer ao governador Jerônimo Rodrigues por honrar mais esse compromisso com Santo Antônio de Jesus. Essa conquista é fruto de uma luta do nosso mandato, junto com o ex-prefeito Euvaldo Rosa, os vereadores e todo o nosso grupo político, que sempre esteve unido defendendo os interesses da cidade”, destacou.

Para Rogério Andrade, obras estruturantes como essa são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população e preparar a cidade para o crescimento.

“A gente acredita no trabalho sério, no compromisso com a população e na força da união. Quando existe responsabilidade e parceria, aquilo que muitos diziam ser impossível começa a se tornar realidade”, concluiu.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 105 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.984 da Mega-Sena, realizado neste sábado (14). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 105 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 06 – 11 – 15 – 28 – 42 – 60

  • 93 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 33.007,73 cada
  • 5.668 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 892,72 cada

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de terça-feira (17), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. 

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.


Agência Brasil

scroll to top