Festa dos Vaqueiros 2026: Klessinha e Arreio de Ouro são anunciados

Mais duas atrações foram anunciadas na grade da Festa dos Vaqueiros de Milagres, que será realizada de 24 a 26 de abril, na Praça dos Vaqueiros, com entrada gratuita.

Desta vez, a prefeitura divulgou os nomes de Klessinha e Arreio de Ouro. Antes, o cantor Tayrone já havia sido confirmado no tradicional evento.

Outras atrações serão divulgadas ao longo dos próximos dias. Nomes como Danniel Vieira, Devinho Novaes, Unha Pintada e Kart Love podem entrar na grade.

O público ainda aguarda, pelo menos, uma atração de nível nacional. No entanto, o i75 apurou que a maioria dos artistas e bandas mais famosos estão com a agenda cheia até o fim do ano, dificultando a contratação.

Governo reconhece situação de emergência em 30 municípios

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu nesta sexta-feira (13) a situação de emergência em 30 cidades afetadas por desastres. As cidades contempladas estão nos estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. 

Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras podem solicitar recursos do governo federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

A situação de emergência foi reconhecida em razão de fortes chuvas que castigaram os municípios de Arataca, Cachoeira, Camacan, Medeiros Neto e Nova Ibiá, na Bahia; Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso; Rio Negro, no Mato Grosso do Sul;

O mesmo motivo levou ao reconhecimento da emergência em Argirita, Mato Verde, Padre Paraíso, Pescador, Santa Maria do Salto e Taparuba, em Minas Gerais; Belém e Rio Maria, no Pará; Jucati, em Pernambuco; Bom Jardim, Japeri e Natividade, no Rio de Janeiro; Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul; Imbituba, em Santa Catarina, e Canindé de São Francisco, em Sergipe.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Já as cidades de Eirunepé e Itamarati, no Amazonas, e Aperibé, no Rio de Janeiro, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de inundações. A cidade de Estrela, no Rio Grande do Sul, teve o reconhecimento devido ao vendaval.

A seca a estiagem foi o motivo do reconhecimento da situação de emergência nos municípios de Mogeiro, na Paraíba, e São Francisco de Assis do Piauí, no Piauí, O município de Óbidos, no Pará, registrou erosão continental/boçorocas, e Dumont, em São Paulo, erosão continental/laminar.

Agência Brasil

Assassino confesso de ex-companheira é preso em São Bernardo do Campo

A Polícia Civil de São Bernardo do Campo prendeu temporariamente nesta quinta-feira (12), Luciano de Souza, de 32 anos, assassino confesso de sua ex-companheira Sabrina Cândido Pontes, de 24 anos. Ela deixa dois filhos pequenos (2 e 4 anos), frutos do relacionamento de 12 anos do casal. Souza foi detido e encaminhado ao 6º DP de São Bernardo onde o caso foi registrado como feminicídio e ocultação de cadáver.

Três dias antes de se entregar à polícia e confessar o crime, Souza foi à delegacia para denunciar o desaparecimento de Sabrina, alegando que ela havia sumido no último dia 6 de março, para forjar empenho na busca.

Pressionado pelas investigações, ele voltou à delegacia e disse que havia matado Sabrina e deixado seu corpo em uma área de mata próxima a uma estrada na região do Riacho Grande-Represa Billings, em São Bernardo do Campo.

Segundo a polícia, Souza contou que cometeu o crime porque Sabrina se recusava a reatar o casamento. Os dois estavam separados havia um mês.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Mensagens

Durante o período em que ela estava desaparecida, mensagens foram postadas no status do celular de Sabrina, para mostrar ela estava bem e no interior. Suspeita-se que o ex-companheiro tenha enviado áudios usando inteligência artificial para tentar despistar a família.

Feminicídios

Em 2025, o estado de São Paulo registrou o maior número de vítimas de feminicídio desde o início da série histórica, em 2018. Foram 270 mulheres assassinadas por violência de gênero, o que representa um aumento de 6,7% em relação a 2024, quando foram registrados 253 casos, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O mês de janeiro foi o mais violento para as mulheres desde o início da série histórica, com 27 feminicídios, o equivalente a quase uma morte por dia.

Uma em cada cinco vítimas de feminicídio na cidade de São Paulo (21,7%) tinha medida protetiva, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado no início de março.

De setembro de 2023 a março de 2025, foram registradas 83 vítimas na capital paulista, das quais 18 tinham obtido medida protetiva urgente (MPU). Considerando o total de 1.127 feminicídios analisados pelo FBSP em 16 unidades da Federação, 148 mulheres (13,1%) foram mortas apesar da MPU vigente.

Agência Brasil

Policial Civil é morto a tiros em Santo Estêvão

O policial civil aposentado Antenor dos Santos Evangelista, de 72 anos, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (13), na localidade Teixeira, na zona rural de Santo Estêvão. Segundo informações da Polícia Civil, a Delegacia Territorial da cidade já possui indícios da autoria do crime e realiza diligências para localizar os envolvidos no homicídio.

De acordo com as apurações preliminares, a ação criminosa foi praticada por dois homens que estavam em uma motocicleta. Antes de atingirem o policial, os suspeitos teriam realizado um roubo contra duas mulheres na mesma região. Antenor, que estava em um veículo no momento da abordagem, foi baleado pelos criminosos, que fugiram em seguida.

A Polícia Civil informou que as guias periciais e de remoção do corpo já foram expedidas para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O caso segue sob investigação da Delegacia Territorial de Santo Estêvão, que busca esclarecer se o policial reagiu à abordagem ou se foi alvo dos disparos durante a fuga dos assaltantes.

Campeonato Municipal de Futebol de Itatim será iniciado neste domingo

O calendário esportivo de Itatim terá um marco importante neste domingo (15), com a abertura oficial do Campeonato Municipal de Futebol. As partidas serão realizadas no Estádio Municipal, principal praça esportiva do município.

A rodada de abertura contará com duas partidas em sequência. O primeiro confronto está marcado para às 14h30, entre as equipes do Juventus e Traíras. Logo após o término da primeira partida, às 16h15, o Departamento enfrentará o Real Betis, encerrando a programação do dia.

O torneio visa promover a integração entre os atletas locais e oferecer uma opção de lazer para a população nos finais de semana. A organização do campeonato espera um fluxo contínuo de público durante as competições, reforçando o papel do esporte como ferramenta de movimentação social na cidade.

PRF apreende 9 toneladas de peixe em Milagres

Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou uma carga de aproximadamente 9 toneladas de peixe sendo transportada ilegalmente, na BR-116, em Milagres.

Durante a fiscalização, os agentes pararam um caminhão baú e constataram que os peixes, da espécie mapará, estavam acondicionados em caixas de madeira, sem refrigeração e em condições precárias de higiene.

O condutor do veículo não possuía nota fiscal nem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), documento obrigatório para garantir a procedência sanitária do alimento. Devido às graves irregularidades, a mercadoria foi apreendida e encaminhada aos órgãos competentes para as providências legais.

TV Brasil: documentários mostram luta feminina e violência doméstica

Em continuidade à programação especial dedicada ao Mês da Mulher, a TV Brasil e o Canal Educação, emissora governamental, exibem simultaneamente o documentário Quando elas se movimentam, às 21h, neste sábado (14). 

Em seguida, apenas na TV Brasil, emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), será transmitido a obra Escola de Homens, às 22h30, que trata sobre o tema da violência doméstica.

Produção da TV Senado, dirigida por Susanna Lira, Quando elas se movimentam retrata histórias de luta e conquista de direitos da população brasileira, a partir da perspectiva de três mulheres de diferentes regiões do país. Cada uma das personagens (Antônia, Angélica e Luana) traz à tona um retrato íntimo e poderoso de resistência, coragem e transformação social.

A TV Brasil também exibe o documentário Escola de Homens, que acompanha oito encontros realizados no Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, com um grupo de homens que respondem a processos por violência doméstica e familiar contra a mulher.

Além de compartilhar suas histórias, nas reuniões eles debatem temas como papéis de gênero, responsabilização e relações abusivas. A direção é de Sara Stopazzolli.

Feminicídio Nunca Mais

Os veículos públicos e governamentais da EBC apresentam, ao longo de todo o mês de março, conteúdos com foco na valorização das mulheres e na ampliação do debate sobre direitos, representatividade e paridade de oportunidades.

Entre os destaques da programação especial dedicada ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a TV Brasil veicula, durante os intervalos dos jogos de futebol, a campanha de conscientização e prevenção da violência contra mulheres e meninas intitulada “Feminicídio Nunca Mais”.

A iniciativa é coliderada pela NO MORE Foundation, organização global dedicada ao enfrentamento da violência doméstica e sexual, em parceria estratégica com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Consórcio Cristo Sustentável.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Quando elas se movimentam – Sábado, 14/03, às 21h, na TV Brasil e Canal Educação;
Escola de Homens, Sábado, 14/03, às 22h30, na TV Brasil

Agência Brasil

Lei cria Política de Acolhimento para animais resgatados em desastres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.355/2026 que institui a Política de Acolhimento e Manejo de Animais Resgatados (Amar), destinada à proteção, ao resgate, ao acolhimento e ao manejo de animais afetados por emergências, acidentes e desastres como enchentes e incêndios.

A norma, publicada nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União (DOU), estabelece princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos, além de responsabilidades para o poder público, para o empreendedor e para a sociedade civil.

Dentre os objetivos da política estão:

  • reduzir a mortalidade de animais domésticos e silvestres em emergências, acidentes e desastres ambientais, naturais ou causados pela ação humana;
  • promover a defesa dos direitos dos animais;
  • integrar as políticas públicas de proteção ambiental, de conservação da biodiversidade e de defesa civil, bem como as ações das diferentes esferas do governo, para garantir proteção efetiva aos animais afetados;
  • orientar comunidades a incluir nos comportamentos de resposta a situações de desastre a proteção dos animais sob sua guarda.

Já os princípios que norteiam a política incluem prevenção, precaução, poluidor pagador (mecanismo de proteção do direito ambiental brasileiro), guarda responsável e manejo ecossistêmico integrado.

Entre as diretrizes, o texto cita o respeito às políticas, às normas e aos princípios relativos à biossegurança e à proteção ambiental; o cumprimento e o fortalecimento da Convenção sobre Diversidade Biológica; e a garantia de participação da sociedade civil atuante na área de proteção animal.

Agência Brasil

Mais dez policiais são denunciados por crimes na Operação Contenção

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) fez mais duas denúncias contra crimes cometidos por dez policiais militares, durante a Operação Contenção, nos complexos da Penha e do Alemão, no dia 28 de outubro de 2025. Os PMs do Batalhão de Ações com Cães (BAC) são acusados de invasão a domicílios e obstrução de câmeras corporais.

Considerada a mais letal da história do estado, a incursão, realizada para conter o Comando Vermelho, deixou 122 pessoas mortas — incluindo cinco policiais. A ação, que contou com 2,5 mil agentes, vem sendo alvo de críticas por desrespeitar recomendações do Supremo Tribunal Federal (STF) para operações em favelas e não enfraquecer estruturalmente o crime organizado

Pelo crime de invasão de residências e estabelecimentos comerciais sem autorização judicial ou consentimento, o MPRJ denunciou dez policiais. No documento, a 2ª Promotoria de Justiça relata que os agentes utilizaram ferramentas como chaves mestras, facões e chaves de fenda para entrar nos imóveis e que, dentro das casas, chegaram a consumir produtos de dentro das geladeiras.

“As imagens analisadas pelo MPRJ mostram, ainda, que alguns agentes circularam pelos cômodos das casas, vasculharam objetos e consumiram produtos”, revela o MPRJ. 

Segundo a denúncia, os policiais tentaram entrar em outras residências, mas, em alguns casos, não conseguiram.

Na segunda denúncia, o MPRJ descreve que cinco policiais desse mesmo grupo manipularam câmeras operacionais portáteis, desrespeitando ordem superior, de uso obrigatório do equipamento. 

“A análise das gravações demonstrou que, em vários momentos, os equipamentos foram posicionados de forma inadequada e direcionados para locais que impediam a visualização”, diz a denúncia.

Ao todo, desde a operação e análise das imagens, o MPRJ fez oito denúncias de ilegalidade contra 19 policiais militares na Operação Contenção. Nas anteriores, os PMs foram acusados de se apropriarem de um fuzil abandonado, de peças de um carro, de invasões a domicílio, constrangimento de moradores e subtração de outros bens. Há outras denúncias também por obstrução ou desligamento das câmeras corporais acopladas ao uniforme.

Os casos serão julgados pela Auditoria Militar.

Letalidade 

A Operação Contenção, marcada pela alta letalidade, efetuou 113 prisões, sendo 33 de pessoas de fora do Rio. As apreensões somaram 118 armas e 1 tonelada de drogas.

Moradores, familiares dos mortos e organizações de direitos humanos denunciaram a operação como uma “chacina” e enfileiraram corpos com sinais de execução em um ponto do Alemão. Os cadáveres tinham sido recolhidos pelos próprios, das matas que circundam a região.

Já o governo do estado considerou a operação “um sucesso”. O governador, Cláudio Castro, afirmou que as pessoas mortas reagiram e os policiais revidaram em legítima defesa. Para as autoridades, “as únicas vítimas foram os cinco policiais mortos no confronto”.

Nesta quarta-feira (11), a operação foi tema de audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), com o objetivo de emitir recomendação ao Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2026-03/cidh-realiza-audiencia-sobre-operacoes-policiais-no-rio-de-janeiro Antes, a entidade já tinha condenado a Contenção por não reduzir a criminalidade, enquanto eleva risco para civis.

Agência Brasil

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal fica em R$ 75 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.983 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (12). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 75 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 03 – 15 – 30 – 32 – 40 – 52

  • 35 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 68.098,14 cada
  • 2.957 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.328,62 cada

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de sábado (14), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. 

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.


Agência Brasil

scroll to top