Dia Nacional da Mata Atlântica: Com 22 mil hectares, Serra da Jiboia luta por proteção

Patrimônio natural dos municípios de Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Varzedo, Castro Alves e Santa Teresinha, a Serra da Jiboia chega ao Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado nesta quarta-feira (27), cercada por alertas ambientais e por um antigo clamor popular: a criação de mecanismos mais rígidos de proteção para o último grande remanescente florestal do Recôncavo Sul Baiano.

A data marca a assinatura da Carta de São Vicente, em 27 de maio de 1560, primeiro documento oficial a citar a Mata Atlântica. Mais de quatro séculos depois, o bioma segue ameaçado — e a Serra da Jiboia simboliza tanto a resistência quanto a fragilidade dessa floresta.

Com mais de 22 mil hectares, a Serra abriga nascentes importantes, espécies animais e vegetais endêmicas e uma rica diversidade biológica ainda pouco conhecida pela ciência. Mesmo assim, continua sofrendo com desmatamento, caça, tráfico de animais silvestres e degradação das matas ciliares.

Natural de Elísio Medrado, o geógrafo, mestre em Ciências e Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal do Sul da Bahia e agente do IBAMA, Samuel Dias Santos, afirma que preservar a Serra da Jiboia é uma necessidade ambiental, econômica e social. “Uma região sem floresta vai ter que gastar mais dinheiro com defensivos químicos, buscar água mais longe e usar mais adubo para fertilizar o solo. A floresta em pé produz serviços que não têm preço”, destacou, em entrevista para o i75.

Segundo Samuel, a vegetação exerce papel essencial na proteção do solo, manutenção da fauna e produção de água. Ele ressalta que os chamados serviços ecossistêmicos sustentam diretamente atividades humanas, inclusive a agricultura regional. “A floresta produz oxigênio, conserva o solo, produz água e mantém a fauna viva. Os pássaros, por exemplo, ajudam no controle natural de pragas que atacam plantações. Esses serviços ecológicos são praticamente impossíveis de mensurar”, afirmou.

“Cada vez mais o rio está morrendo”

Um dos pontos mais preocupantes, segundo o especialista, é a redução da disponibilidade hídrica na região. Samuel cita como exemplo o Rio Jacutinga, em Elísio Medrado. “Desde criança eu percebo que cada vez mais o rio está morrendo. Lugares que eram profundos hoje estão rasos. Dependendo da época do ano, dá para atravessar de uma margem para outra sem molhar os pés”, lamentou.

Ele explica que o desmatamento compromete diretamente a infiltração da água no solo e o abastecimento das nascentes. “Quando se desmata, geralmente para plantio ou criação de gado, o solo fica compactado. A água da chuva infiltra menos, os lençóis freáticos deixam de ser alimentados e isso reduz o potencial hírico da região”, pontuou.

Samuel também alerta para os impactos das mudanças climáticas e para o risco crescente de crises hídricas no interior baiano. “O cenário climático aponta para secas mais intensas nos próximos anos. Então é melhor se antecipar ao problema. O ideal seria revitalizar as nascentes com reflorestamento para aumentar a oferta de água”, disse.

Serra da Jiboia é “caixa d’água” regional

Além da biodiversidade, a Serra da Jiboia possui importância estratégica para o abastecimento hídrico do Recôncavo. O maciço funciona como divisor de águas de importantes bacias hidrográficas. Nascentes localizadas na Serra alimentam rios ligados às bacias do Rio Jaguaripe, Rio Jiquiriçá e Rio da Dona — este último responsável pelo abastecimento de cidades da região, incluindo Santo Antônio de Jesus.

“A nascente mais distante da foz do Rio da Dona nasce na Serra da Jiboia. Se houver desmatamento e assoreamento das nascentes, isso vai influenciar diretamente no volume de água da represa”, explicou Samuel.

Foto: Jacson Brasil/i75

Biodiversidade única

Pesquisas conduzidas pelo Projeto Serra da Jiboia, coordenado pelo Grupo Ambientalista da Bahia em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, identificaram espécies inéditas para a ciência e registros nunca antes catalogados na Bahia e até no bioma Mata Atlântica.

Segundo os pesquisadores, a Serra da Jiboia é uma área de transição ecológica — conhecida como ecótono — entre diferentes formações vegetais da Mata Atlântica e da Caatinga. Essa característica aumenta significativamente a biodiversidade local.

Os estudos identificam espécies raras, ameaçadas de extinção e endêmicas, além de animais e plantas fundamentais para o equilíbrio ecológico do bioma.

Na flora, aparecem espécies como a jaqueira, apontada pelos pesquisadores como uma planta exótica com potencial invasor na Mata Atlântica, além da candeia e do jequitibá, árvore que dá nome à Reserva Jequitibá, onde funciona um centro de pesquisa ambiental do Gambá.

Foto: Jacson Brasil/i75

Entre as aves citadas estão a choquinha-de-peito-pintado, a jacupemba, o sabiá-pimenta e a saiacaia, também conhecida como cavala, espécies que sofrem principalmente com a perda de habitat, fragmentação das matas e caça ilegal.

Os estudos ainda registram a presença de diversos mamíferos silvestres, como pacas, cutias, guigós, onças, jaguatiricas, quatis, lontras, caititus, sariguês, preguiças, tamanduás, tatus e morcegos, estes últimos destacados pelo importante papel na polinização e dispersão de sementes. Nos répteis, a jiboia — que dá nome à serra — aparece cercada por lendas e tradições populares da região.

As pesquisas também destacam a importância ecológica de abelhas, vespas e macroinvertebrados aquáticos, como libélulas, camarões, caranguejos, caramujos e vermes, utilizados como indicadores da qualidade ambiental dos rios e nascentes da Serra da Jiboia.

Proposta de mosaico de Unidades de Conservação

A principal esperança dos ambientalistas é a criação de um mosaico de Unidades de Conservação (UCs) para proteger toda a extensão da Serra da Jiboia.

A proposta prevê a criação de um Parque Estadual nas áreas mais preservadas e de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no entorno, formando um complexo ecológico junto à já existente Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Guarirú.

Além da proteção ambiental, os defensores da proposta apontam potencial para fortalecimento do turismo ecológico, do cicloturismo, do voo livre e da observação de aves na região.

“Essa região já é visitada por ciclistas e praticantes de voo livre. O avistamento de aves, por exemplo, poderia ser muito mais explorado de forma sustentável”, concluiu Samuel.

A Mata Atlântica na Bahia

Apesar de ocupar apenas cerca de 19% do território da Bahia — aproximadamente 107 mil quilômetros quadrados — a Mata Atlântica segue como um dos biomas mais importantes do estado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O bioma é o terceiro maior da Bahia em extensão territorial, atrás apenas da Caatinga, que ocupa cerca de 54% do estado, e do Cerrado, presente em aproximadamente 27% do território baiano. No Brasil, a Mata Atlântica também aparece como o terceiro maior bioma, cobrindo 13% da área nacional, atrás da Amazônia e do Cerrado.

Segundo o IBGE, a Mata Atlântica está presente em quase metade dos municípios baianos — cerca de 200 cidades — e é o bioma predominante em 174 delas, o equivalente a quatro em cada dez municípios do estado.

Foto: Jacson Brasil/i75

Mesmo não sendo o maior bioma em área na Bahia, é justamente nas cidades com predominância de Mata Atlântica que vive a maior parte da população baiana. Cerca de 58,9% dos habitantes do estado — mais de 8,7 milhões de pessoas — residem em municípios onde o bioma ocupa a maior extensão territorial.

Entre as dez cidades mais populosas da Bahia, oito têm a Mata Atlântica como bioma predominante, incluindo Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus e Porto Seguro.

A ocupação histórica do litoral brasileiro desde o período colonial ajuda a explicar por que a Mata Atlântica é hoje o bioma mais ameaçado do país. De acordo com o IBGE, em 2022 cerca de 18,4% das espécies da fauna e flora da Mata Atlântica estavam extintas ou ameaçadas de extinção — o maior número absoluto e proporcional entre todos os biomas brasileiros.

Justiça determina regularização da gestão de resíduos e saneamento em Varzedo

A pedido do Ministério Publico do Estado da Bahia, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia manteve a decisão que obriga o município de Varzedo a regularizar a política pública de gestão de resíduos sólidos e saneamento básico. A decisão foi proferida pela Segunda Câmara Cível, ao negar recurso apresentado pelo ente municipal em ação civil pública ajuizada pelo MPBA, por meio do Promotor de Justiça Julimar Barreto.

Entre as obrigações impostas à administração municipal estão a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB); a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS); a criação de cadastro de geradores de resíduos; e a implementação de projeto de coleta seletiva. Os prazos fixados foram de até 12 meses para elaboração dos planos e de seis meses para execução do cadastro e do projeto de coleta seletiva.

Outro ponto ressaltado na decisão foi o fato de que a destinação dos resíduos a aterro em município vizinho não exime Varzedo da responsabilidade de planejar e estruturar sua própria política local de gestão de resíduos. ‘Cabe aos municípios a gestão integrada dos resíduos gerados em seu território, incluindo planejamento, execução e monitoramento das ações. A inexistência desses instrumentos compromete, inclusive, o acesso a recursos federais destinados ao setor’, destacou o Promotor de Justiça Julimar Barreto.

Suspeita de incendiar moto do ex-companheiro em Varzedo é presa

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (6), uma mulher de 26 anos acusada de incendiar uma moto e depredar um estabelecimento comercial na cidade de Varzedo. O mandado de prisão preventiva foi cumprido no bairro São Paulo, em Santo Antônio de Jesus.

O crime ocorreu em 21 de março, no Centro de Varzedo. Segundo as investigações, a suspeita agiu por ciúmes ao acreditar que a dona do veículo tinha um relacionamento com seu ex-companheiro.

Além de atear fogo na moto, ela quebrou a porta de um salão de beleza no mesmo dia. De acordo com a polícia, ela tem histórico de ameaças e invasões. A prisão foi decretada pela Justiça diante da reiteração das condutas. A acusada segue à disposição do Judiciário.

VÍDEO: temporal em Varzedo deixa casas alagadas e famílias desabrigadas

A forte chuva que atingiu o município de Varzedo, na tarde desta terça-feira (3), causou sérios transtornos e deixou diversas famílias desabrigadas. O temporal provocou uma enxurrada que tomou as ruas, dificultando a circulação em vários pontos da cidade e invadindo residências.

A situação é mais crítica nos bairros do Campo e nas Casas Populares, onde o grande volume de água resultou em alagamentos severos e danos materiais nas casas. Devido aos riscos e prejuízos, muitas famílias precisaram abandonar seus imóveis e estão em situação de vulnerabilidade.

No momento, os moradores desabrigados estão alojados na creche do município, que serve como ponto de apoio e abrigo temporário.

Imagens compartilhadas nas redes sociais durante a tarde mostraram a força da correnteza arrastando detritos e a rapidez com que o nível da água subiu.

A recomendação das autoridades permanece para que a população evite áreas de risco e redobre a atenção, já que o solo permanece encharcado e há previsão de continuidade do período chuvoso.

Homem é preso por violência doméstica e tráfico de drogas em Varzedo

Um homem de 38 anos foi preso nesta quinta-feira (12), na zona rural de Varzedo, durante o cumprimento de mandado de prisão temporária e de busca e apreensão em investigação sobre violência doméstica e familiar contra a mulher. O suspeito é acusado de tentar matar a ex-companheira em janeiro deste ano.

Durante as buscas na residência, localizada na localidade de Areia Grossa, os policiais apreenderam um revólver calibre .32, uma arma artesanal de dois canos, porções de maconha e cocaína, balança de precisão, embalagens para acondicionamento de entorpecentes, caderno de anotações e valores em espécie. Diante das evidências, o homem foi autuado em flagrante e conduzido à Delegacia Territorial de Varzedo.

A ação foi realizada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Varzedo, com apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (4ª Coorpin/Santo Antônio de Jesus) e da Polícia Militar.

PRF prende autores de arrombamentos em Amargosa, São Miguel das Matas, Varzedo e SAJ

Uma perseguição em alta velocidade na BR-101, na madrugada desta quinta-feira (12), terminou com a prisão de criminosos que vinham aterrorizando comerciantes do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou o grupo, na região do Distrito de Humildes, após um acompanhamento tático de 7 km, recuperando um vasto arsenal de mercadorias, ferramentas industriais e dinheiro vivo.

A ofensiva policial foi desencadeada após alertas de furtos qualificados em estabelecimentos nas cidades de Amargosa, São Miguel das Matas, Varzedo e Santo Antônio de Jesus. Os agentes localizaram o veículo suspeito, uma VW/Saveiro branca, saindo de um posto de combustíveis. Ao receber ordem de parada, o condutor iniciou uma fuga perigosa, sendo alcançado apenas no km 171 da rodovia. No veículo, estavam três homens que, posteriormente, foram identificados por imagens de câmeras de segurança dos comércios invadidos.

O interior do utilitário revelou o rastro de prejuízos deixado nas cidades. Além de itens de alto valor, a polícia apreendeu ferramentas pesadas utilizadas para romper grades e cadeados.

Confira o balanço da apreensão

  • Tecnologia: 24 smartphones (marcas como iPhone, Samsung e Realme), 11 smartwatches, 2 notebooks e 4 fones de ouvido.
  • Equipamentos: 14 máquinas de cortar cabelo profissionais e uma balança de precisão.
  • Numerário: R$ 11.806,50 em notas trocadas.
  • Ferramental: Uma marreta, serra elétrica portátil, “mão de força” e um alicate de corte industrial.

Os envolvidos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana. Eles responderão pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.

Governo do Estado destina R$ 252 milhões em obras de infraestrutura para Varzedo, SAJ, Jiquiriçá e mais 28 municípios

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, nesta quinta-feira (11), um novo pacote de obras de pavimentação, construção de pontes e celebração de convênios que alcança 31 municípios baianos, dentre eles Varzedo, Santo Antônio de Jesus e Jiquiriçá. As ações, anunciadas durante evento realizado na Governadoria, em Salvador, somam R$ 252 milhões em investimentos e serão executadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).

“Cada obra, cada assinatura me emociona. Sabemos que ainda há muito a fazer, mas essas agendas mostram nosso compromisso diário com a melhoria da infraestrutura dos municípios e da qualidade de vida da população”, afirmou o governador.

Entre as autorizações, está a publicação do edital para licitação da pavimentação de 15 quilômetros entre o povoado de Cocão, em Wenceslau Guimarães, e o entroncamento da BR-101, no município de Teolândia. “Essa obra será um marco histórico e impulsionará o desenvolvimento, explorando o potencial agrícola local — como a produção de banana, graviola e cupuaçu. Com certeza, mudará a realidade do nosso município”, destacou o prefeito de Wenceslau Guimarães, Gabriel de Parisio.

As ações beneficiam os municípios de Água Fria, Belo Campo, Biritinga, Botuporã, Candeal, Cotegipe, Cravolândia, Guajeru, Ibotirama, Ipecaetá, Ipirá, Ipupiara, Itaetê, Itanagra, Jiquiriçá, João Dourado, Mascote, Mata de São João, Olindina, Paramirim, Pau Brasil, Planaltino, Santaluz, Santo Antônio de Jesus, São Gabriel, Sítio do Quinto, Souto Soares, Teolândia, Valença, Varzedo e Wenceslau Guimarães.

“Estamos fixando e incrementando a população rural, tão importante para um estado agrícola como a Bahia. Estruturamos a mobilidade urbana, promovemos melhores condições de vida e facilitamos o escoamento da produção, especialmente no período de chuvas. São obras muito importantes”, ressaltou o secretário de Infraestrutura em exercício, Saulo Pontes.

Além das autorizações para início dos processos licitatórios, foram assinados 15 convênios com 12 prefeituras, além de outros seis com os consórcios de desenvolvimento sustentável Velho Chico, Mata Atlântica, Consisal e Chapada Forte, contemplando quatro cidades. O município de Valença também recebeu autorização para licitação da requalificação da feira livre, a ser executada pela Conder, com recurso de R$13 milhões. “São recursos públicos estaduais aplicados com prioridade no que realmente precisa, fortalecendo os municípios e oferecendo mais qualidade de vida à população”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.

Para o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, a iniciativa reforça o alinhamento entre Estado e municípios. “Mais do que obras de infraestrutura, estamos levando asfalto e dignidade para distritos de grandes e pequenas cidades”, acrescentou.

Outras ações

Além das obras, o governador autorizou a ampliação do programa Fala Bahia, que levará sinal de telefonia celular a 103 localidades de 86 municípios com dificuldade de cobertura. Também foram entregues duas vans para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para os municípios de Varzedo e Ruy Barbosa, enquanto Feira da Mata recebeu um veículo administrativo e equipamentos médicos.

Polícia recupera 16 sacas de cacau furtadas em Varzedo

A Polícia Militar recuperou 16 sacas de cacau em grãos, em Varzedo, na manhã desta quinta-feira (18). O material havia sido roubado no povoado Canabrava. A ação começou após a vítima denunciar o furto e a polícia iniciar buscas na BA-026.

De acordo com o site Criativa Online, durante a operação, os policiais abordaram um veículo VW/Gol, de cor vinho, que correspondia à descrição dada pela vítima. Dentro do carro, foram encontradas as sacas de cacau.

Os suspeitos, então, levaram os policiais a uma casa no loteamento Sales. Lá, a PM encontrou uma caixa de som que também havia sido furtada em um outro momento na região do Rio Preto.

Todo o material apreendido — as sacas de cacau, a caixa de som, o carro e um celular — foi levado, junto com os suspeitos, para a Delegacia de Varzedo para as medidas legais.

A polícia não informou quantas pessoas foram flagradas e presas.

Homem é condenado a 90 anos por triplo homicídio em bar entre SAJ e Varzedo

Propício Rodrigues recebeu uma sentença de 90 anos de prisão pelo assassinato de três pessoas e pela tentativa de homicídio de outras três durante um ataque a tiros no Quincas Bar, localizado entre Santo Antônio de Jesus e Varzedo, em 24 de janeiro de 2022. A condenação foi definida nesta quarta-feira (17), após julgamento em júri popular no Fórum Desembargador Wilde Oliveira Lima.

Segundo o promotor de Justiça Luiz Eduardo, responsável pelo caso, o ataque foi “gravíssimo” e aconteceu em um bar lotado. O réu teria efetuado diversos disparos, matando três pessoas e ferindo outras três. A acusação destacou que um adolescente confessou participação no crime e indicou Propício como autor dos tiros.

“O crime ocorreu em um local cheio de pessoas, com vários disparos executando três vítimas e atingindo outras três. O conselho de sentença reconheceu a autoria e as qualificadoras, condenando o acusado pelos três homicídios, pelas três tentativas e por organização criminosa”, afirmou o promotor, destacando que apenas a acusação de corrupção de menores não foi aceita.

Luiz Eduardo ressaltou que o caso faz parte de uma série de crimes ocorridos entre 2019 e 2022 que estão sendo julgados agora devido ao grande número de homicídios registrados. Em 2022, por exemplo, foram contabilizados 78 assassinatos na região. O promotor também comentou sobre a severidade da pena: “É uma pena relativamente alta, mas em outros países, crimes dessa magnitude poderiam resultar até em prisão perpétua.”

O Ministério Público informou que Propício responde por sete crimes, incluindo três homicídios consumados, três tentativas de homicídio, corrupção de menores e participação em organização criminosa. Os crimes, relacionados ao narcotráfico, foram marcados pela “lei do silêncio”, mas a confissão do adolescente ajudou a elucidar o caso.

“Esses crimes geralmente seguem a lei do silêncio, mas a confissão do adolescente, Ruan, contribuiu para a condenação. Ele já havia cumprido três anos de internação por envolvimento nesse mesmo triplo homicídio”, completou o promotor.

Homem acusado de roubo de moto é preso com drogas e munições em Laje

Um homem suspeito de roubar uma motocicleta Honda/CG 160 Fan em Varzedo, no dia 3 de julho, foi preso pela Polícia Civil nesta quarta-feira (3). A captura aconteceu no município de Laje, durante uma ação conjunta da Delegacia Territorial de Varzedo e da 4ª COORPIN, com sede em Santo Antônio de Jesus.

Na residência do investigado, os policiais encontraram uma balança de precisão, sete munições de calibre .22, meio tablete de erva semelhante à maconha e uma pequena quantidade de droga para consumo próprio, além de aparelhos celulares.

O suspeito foi levado para a unidade da Polícia Civil em Santo Antônio de Jesus, onde além de responder pelo roubo da motocicleta cometido com arma de fogo, acabou autuado em flagrante por tráfico de drogas.

A Polícia Civil informou que seguirá intensificando ações contra a criminalidade na região, reforçando o trabalho de investigação e repressão a crimes patrimoniais e ligados ao tráfico.

scroll to top