Museu é reaberto em Cabaceiras do Paraguaçu

Os museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) já estão de portas abertas e à espera da visitação de baianos e turistas. Nesta quinta-feira (19), reabriram equipamentos localizados no interior do estado, o Museu do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro e Parque Histórico Castro Alves, em Cabaceiras do Paraguaçu.

O Parque Histórico Castro Alves conta com duas mostras de curta duração e expõe também o acervo do museu biográfico. A exposição “Uma casa sertaneja” aborda aspectos do cotidiano e elementos do ofício de agricultor e de vaqueiro. Para que visitantes se sintam em um lar comum do sertão da Bahia, uma casa foi construída nos jardins do Parque e a própria comunidade do entorno contribuiu para a sua composição com doações. No seu interior, figuram peças de mobiliário; ornamentos; utensílios domésticos e instrumentos de trabalho.

O Museu do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro, abriga a exposição “Paisagens imaginárias”, do aquarelista Luiz Neto. Serão expostas 36 obras do artista, produzidas entre 2020 e 2021. Utilizando a técnica da aquarela, Luiz Neto retrata aves, jangadas, canoas, igrejas e casarões antigos, majoritariamente em paisagens marinhas. Ele se baseia em fotografias dos locais que o inspiram, pinta nos próprios ambientes ou mesmo cria locais fictícios. A exposição fica em cartaz até 15 de setembro.

Os espaços culturais terão horários de funcionamento diferenciados e continuarão seguindo as regras de prevenção à Covid-19, com o uso obrigatório de máscara, álcool em gel, distanciamento social e limitação do número de visitantes. A programação completa dos museus da capital e interior do estado está disponível no site do Ipac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top