Elísio Medrado: Everaldo Caldas confirma apoio ao prefeito Linsmar Moura; anúncio oficial será feito nesta quinta (1º), na Câmara

Foto: Arquivo pessoal

O ex-prefeito de Elísio Medrado, Everaldo Caldas, participou, nesta quarta-feira (31), de uma entrevista no estúdio da Rádio Clube FM, em Santo Antônio de Jesus. A pauta envolvendo o bate-papo com o radialista Inácio Inô foi a adesão do político ao grupo do prefeito Linsmar Moura.

Esta foi a primeira vez que Everaldo falou publicamente sobre o assunto. Ele também revelou que o anúncio oficial de seu apoio e de sua filha, a vereadora Bruna Caldas, ao grupo da situação, será feito nesta quinta-feira (1º), durante a sessão da Câmara de Vereadores. Bruna, a mais votada entre os legisladores (471 votos), nas eleições municipais de 2020, já havia manifestado sua adesão ao grupo político na semana passada, durante seu discurso na Câmara.

Questionado sobre o motivo que fez com que ele e a filha deixassem a oposição de Elísio Medrado, Everaldo disse que o “a boa gestão de Linsmar Moura”, foi um dos principais. “Ele fez creches maravilhosas; calçou ruas e ladeiras; reformou as coberturas da feira e está reformando o Mercado Municipal”, elencou durante a entrevista.

Outra motivação citada pelo ex-prefeito foi a mágoa com um ex-candidato a prefeito, o qual ele não citou o nome. “Lá pro final da campanha [das eleições de 2022], esse cidadão criou a sua narrativa de que eu estava no colégio afrontando o governo [de Rui Costa] e pedindo para que votassem em um determinado candidato. Coisa que não houve. E ele conseguiu seu objetivo, que era demitir a vereadora Amiga Bruna do SAC. Houve a exoneração. Uma covardia dessa pessoa, porque é uma pessoa culta, uma pessoa que tem uma boa formação, mas teve esse comportamento mesquinho com uma pessoa que ajudou ele na campanha dele”, disse Everaldo.

Bruna Caldas era colaboradora do SAC, em Santo Antônio de Jesus, há alguns anos. “Nem Rogério Andrade, que era nosso adversário político e um grande líder na região, além de ter muita influência no governo, nunca pediu a exoneração de Bruna”, comparou Everaldo.

Na entrevista, Everaldo também disse que, antes de tomar a decisão de deixar a oposição, conversou com outras lideranças que marchavam com ele, a exemplo do ex-vice-prefeito Pedro Maia, o ex-prefeito Robson Souza e o deputado federal Dal. “Conversei com o ex-prefeito Robson. Tenho uma boa amizade com ele. Ele não demonstrou interesse em voltar a ser candidato. Me confessou até que pessoas da sua família disseram que gostariam que ele não se se envolvesse mais em uma candidatura política”.

Questionado se Bruna Caldas seria candidata a vice-prefeita, ao lado de Linsmar Moura, que tentará a reeleição no próximo ano, Everaldo explicou que “a chegada de Bruna é para fortalecer o grupo. Essa questão de vice, é prematuro tocar nesse assunto agora, até porque não existe essa pretensão de Bruna. Nós temos um atual vice, meu amigo-irmão Dandãe, que todo mundo sabe a minha amizade. Tem outros nomes no grupo. Nós estamos chegando para contribuir e não chegaremos impondo nada. É o encerramento de um ciclo e o início de outro”, finalizou o ex-prefeito.

Vaticano anuncia novo Bispo da Diocese de Amargosa

Foto: Reprodução

O Vaticano anunciou, no começo da manhã desta quarta-feira (31), o novo Bispo da Diocese de Amargosa. O anúncio foi feito pelo Padre Nelson Franca, administrador diocesano, que leu uma carta enviada por um representante do Vaticano.

Assumirá a Diocese, a partir do dia 29 de julho, Juraci Gomes de Oliveira, que é Vigário Geral da Paróquia da Arquidiocese de Salvador.

O religioso tem 66 anos e foi ordenado Padre em novembro de 1990. Ele era pároco na Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Desde a nomeação de Dom Valdemir Ferreira do Santos como Bispo da Diocese de Penedo, em Alagoas, em 18 de agosto de 2021, a Diocese de Amargosa estava vivendo um período conhecido como sede vacante, caracterizado pela ausência de um bispo titular em sua sé episcopal.

Prefeitura de Elísio Medrado divulga datas do São João

Foto: i75

A prefeitura de Elísio Medrado divulgou, na noite desta terça-feira (30), as datas para realização do São João 2023.

Os festejos na cidade acontecerão nos dias 22, 23 e 24 de junho, na cobertura do Centro de Abastecimento José Luiz Almeida da Silva, em frente a prefeitura. O tema escolhido é “Memórias da Minha Terra”.

O poder público, no entanto, ainda não divulgou as atrações do São João, o que ocorrerá nos próximos dias.

Obras nas estradas de Monte Cruzeiro e Pedra Branca devem começar em junho

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

As obras de pavimentação asfáltica nas estradas de Monte Cruzeiro, em Elísio Medrado, e Pedra Branca, em Santa Teresinha, devem ser iniciadas no mês de junho, informou, nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues, no domingo (28), quando ele presenciou a largada do Suba 100, competição de ciclismo que foi disputada em Santa Teresinha.

Em nota enviada ao i75, a Seinfra também disse que “a conclusão dos serviços é prevista para março de 2024”. A empresa responsável pela obra será a Construtora Jotaele Ltda.

Além da pavimentação, os serviços executados nos trechos serão de terraplanagem, drenagem e sinalização. A estrada de Monte Cruzeiro até a BA-120 possui 3,6 quilômetros. A de Pedra Branca, que também faz ligação com a rodovia estadual, tem 1,4 quilômetro.

O superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Saulo Pontes, falou sobre a importância do investimento na região. “Pavimentar o acesso a esses povoados agrícolas, significa criar um auxílio para que as famílias que lá residem possam trabalhar de dia na agricultura e viabilizar o estudo dos filhos na sede municipal, além de terem um acesso fácil à saúde, educação e segurança”, disse.

Quando anunciou as obras, durante agenda em Santa Teresinha, em agosto de 2022, o então governador Rui Costa informou que o serviço custaria R$ 5,184 milhões aos cofres do estado.

Jerônimo assinará neste domingo (28) ordem de serviço para pavimentação das estradas de Monte Cruzeiro e Pedra Branca

Foto: Divulgação

Neste domingo (28), às 8h30, o governador Jerônimo Rodrigues visita o município de Santa Teresinha, onde assina ordem de serviço para obras de pavimentação dos acessos das localidades de Pedra Branca, e de Monte Cruzeiro, em Elísio Medrado.

Antes, às 8h, Jerônimo vai acompanhar o evento ciclístico Suba 100 Challenge XCM, que conta com patrocínio do Governo do Estado.

Considerada um dos mais tradicionais eventos nacionais de ciclismo, a competição começou na sexta (26) e segue até amanhã, com apoio das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e de Turismo (Setur).

Stéfano Lemos promete super show no Suba 100

Foto: Divulgação

Quando subir ao palco principal do Suba 100, em Santa Teresinha, o cantor Stéfano Lemos estará fazendo sua estreia em um dos maiores eventos da região. Mas nada que cause espanto ao filho de uma indígena e com trajetória de alguns anos na música.

O Índio Mais Apaixonado do Brasil, como se intitula, está acostumado a rodar a Bahia para se apresentar, desde muito jovem. Ele começou na música em Salvador, tocando teclado. “Um dia eu achei um panfleto, na rua, que indicava alguns passos para iniciantes que estavam aprendendo a tocar teclado. Aquilo me chamou atenção, então fui pegando o instrumento emprestado e até alugava para ir aprendendo”, lembrou.

E assim ele agiu até ir juntar dinheiro para comprar seu primeiro instrumento. Com teclado próprio nas mãos, foi se apresentando em eventos familiares e barzinhos. A voz ficava a cargo de outras pessoas, as quais ele diz que trouxeram mais problemas que soluções. Foi assim que, um dia, ele teve que tocar e cantar. “Nos contrataram para uma confraternização e o cara que cantava comigo chegou bêbado demais e teve que ir para o hospital tomar glicose. Como as pessoas já haviam nos pagado, eu tive que cantar”, lembrou, aos risos.

E desse fatídico dia para frente, o filho de dona Maria de Fátima, uma indígena da etnia Munduruku, do Pará, passou a acumular a função de tecladista e vocalista. Então, começou a estudar técnicas de canto para se aperfeiçoar. Durante muito tempo, contou com a ajuda da esposa, Larissa, com quem é casado há dez anos e o acompanhou pelos palcos da vida, ajudando a montar e desmontar equipamentos.

Nestes anos de carreira, Stéfano morou em 11 cidades e o próprio diz ser um “nômade da música”. Onde chegava para fazer um show, as pessoas aprovavam o trabalho e, às vezes, fechavam agenda para três meses, o que o obrigava a morar por um tempo no lugar. Recentemente, o Índio residiu em Santo Antônio de Jesus e hoje está em Elísio Medrado, de onde toca sua carreira em parceria com a Dezessete Produções, comandada por Pedro Henrique.

Stéfano também levou duas irmãs para a música. Na companhia de Gisele e Stefany, fundou o projeto eu e elas, quando morava em Saubara. “Rapaz, lembro com muito orgulho dessa época. Onde a gente ia, o público gostava demais. Quando a gente começou a emplacar e ganhar um dinheirinho bom, as meninas desistiram”, lembra ele, rindo da situação.

Ele também fez parte de algumas bandas de forró, uma delas, inclusive, pertencente a Gilton Andrade, fundador das bandas Calcinha Preta e Mulheres Perdidas.

Suba 100

O show de Stéfano Lemos, no Suba 100, será no domingo (28), quando também se apresentarão os artistas Iguinho e Lulinha, Vitor Fernandes, Devinho Novaes e Berg Ribeiro.

Sobre a expectativa para sua apresentação, ele é enfático: “vamos sacudir tudo lá na praça. Vai ser a primeira vez, de muitas, se Deus quiser. O repertório já está montado, daquele jeito. Vai ter arrocha, sertanejo, forró e músicas de vaquejada, que a galera aqui da região aprecia muito”, revelou.

Mais um imóvel é arrombado em Elísio Medrado

Foto: Arquivo pessoal

Mais um imóvel localizado na zona rural de Elísio Medrado foi arrombado, entre a noite de quarta-feira (24) e madrugada desta quinta (25).

A casa, que fica localizada às margens da BA-120, próximo da entrada do Tabuleiro do Crentes, estava sem moradores quando foi invadida. De acordo com o proprietário, que prefere não se identificar, os bandidos entraram pelo telhado do primeiro andar e quebraram o forro de gesso de um dos quartos.

Foram levados peças de roupas, colchas de camas e outros objetos. “Na verdade, só quando eu chegar aí vou ter ideia do prejuízo”, disse, ao i75, o dono do imóvel.

No último sábado (20), um sítio localizado no Alto São José, também zona rural de Elísio Medrado, foi arrombado pela terceira vez. As imagens mostram um casal entrando na casa. Recentemente, o bar e restaurante Rancho Boiadeiro, no Lajedo Batista, também foi invadido, além de outro sítio, na localidade do Lajedo de Joca.

Uma fonte informou ao i75 que uma reunião entre autoridades está agendada para a próxima semana, quando a segurança no município será discutida.

Casal furta sítio em Elísio Medrado; veja vídeo

Um casal foi flagrado por câmeras de segurança furtando um sítio, na noite de sábado (20), no Alto São José, zona rural de Elísio Medrado.

Essa foi a terceira vez que a casa do sítio foi arrombada, causando um aumento significativo na sensação de insegurança entre os moradores da região. A invasão ocorreu entre 18h e 18h20 do sábado.

As câmeras de segurança instaladas no sítio registraram o momento em que duas pessoas, aparentando ser um homem e uma mulher, invadiram a propriedade.

A polícia permitiu a divulgação de apenas algumas imagens, enquanto mais cenas são analisadas em busca de pistas que possam levar à identificação e captura dos suspeitos.

Medidas estão sendo tomadas para reforçar a segurança na área, incluindo o aumento do patrulhamento policial e a implementação de outras ações preventivas.

Estudante e professor de Elísio Medrado falam sobre vídeo publicitário com Messi

Foto: Arquivo pessoal

O vídeo publicitário com o jogador de futebol Lionel Messi, além dos medradenses Domingos José e Francisco Assis, publicado nesta sexta-feira (19), já possui 21 milhões de visualizações e 2,6 milhões de curtidas no Instagram do craque argentino.

Domingos, que é deficiente visual e foi aluno do Colégio Rômulo Galvão, em Elísio Medrado, vibrou com a viralização do post de Messi. “Estou feliz que tenha acontecido isso porque, assim, mais pessoas vão assistir. A tecnologia veio para tornar este mundo mais inclusivo. O aparelho transformou a minha vida. Temos que acreditar mais na educação e nas transformações que ela proporciona, principalmente quando caminha lado a lado com a tecnologia”, disse ele, que está no quarto semestre do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Ao i75, o professor Francisco Assis também falou sobre a gravação ao lado do seu ex-aluno. “Foi ele que me escolheu para participar do vídeo, já que eu dei muitas aulas extras, inclusive em minha casa, aos sábados, para ele, adaptando materiais táteis, para que ele pudesse compreender e aprender os conteúdos de Química”, lembrou Assis.

As instruções do docente foram fundamentais para o bom desempenho de Domingos no Exame Nacional do Ensino Médio, no qual ele acertou todas as questões de Química.

O diretor do Colégio Rômulo Galvão, Ivan Silva, também falou sobre o vídeo que conta um pouco da história do ex-aluno. “Que emoção e orgulho fazer parte da história desse aluno muito mais do que especial. Um aluno cego, que venceu todas as barreiras e conquistou seu espaço, no Rômulo Galvão, com sua inteligência, carisma, gentileza e amizade. Nossa escola se orgulha por poder contribuir na inclusão de Domingos, proporcionando uma educação mais justa apropriada à sua realidade”.

Professor Assis e Domingos José, de Elísio Medrado, fazem parte de campanha publicitária com o jogador Messi

Foto: Reprodução de vídeo

Dois medradenses estão sendo vistos no mundo inteiro através de uma campanha publicitária com o jogador de futebol Lionel Messi. O vídeo foi divulgado nesta sexta-feira (19), no Instagram do craque do PSG e da seleção argentina.

O material fala sobre o OrCam MyEye, um óculos especial fabricado por uma empresa israelense e que possibilita a leitura de livros para deficientes visuais.

No vídeo, Domingos conta sua história de superação e como ficou cego dos dois olhos. Ele utiliza o óculos especial para estudar. A produtora responsável pela gravação fez imagens da casa de domingos, no povoado Jacutinga; do Colégio Rômulo Galvão, onde ele concluiu o Ensino Médio; e do professor Francisco Assis, servidor público há muitos anos lotado na unidade escolar.

No ano passado, Domingos foi aprovado para o curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Valença, no Baixo Sul.

“Tenho orgulho de compartilhar com vocês a maravilhosa história de Domingos, um estudante cego da Bahia, Brasil. Graças à revolucionária tecnologia assistiva do #OrCam MyEye, o dispositivo transformou a vida de Domingos, dando-lhe mais independência, permitindo-lhe frequentar a universidade e ajudando-o a realizar os seus sonhos”, diz a postagem de Messi.

Assista ao vídeo:


        
scroll to top